Apesar de ainda incipiente, a venda de veículos elétricos está crescendo no Ceará. O emplacamento de carros com essa tecnologia cresceu 33% no Estado, na comparação entre o primeiro quadrimestre de 2023 e o mesmo período do ano passado.
Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico e considera todos os veículos eletrificados, incluindo Veículos Elétricos Híbridos, Veículos Elétricos Híbridos Plug-in e Veículos Elétricos 100% a Bateria. Foram vendidos 343 carros eletrificados nos quatro primeiros meses de 2023, enquanto em 2022 foram 258 no mesmo período.
O crescimento é ainda maior quando considerado em âmbito nacional. Em todo o País, foram emplacados 19.579 veículos eletrificados no primeiro quadrimestre de 2023, um crescimento de 51% em relação aos 14.989 do ano passado.
Os modelos HEV, que não dependem de carregador para funcionamento, são os preferidos do público. Corolla Cross, Corolla Altis e Tiggo 5X são os eletrificados mais vendidos no País.
O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, contextualiza que o início da comercialização de carros elétricos no País começou há 10 anos, mas o volume de vendas foi bastante baixo nos 5 primeiros. Segundo ele, o setor está experimentando um crescimento sustentável. Os modelos HEV são os mais populares hoje, sobretudo, por serem mais baratos. Enquanto o Corolla Cross Hybrid custa na faixa de R$ 200 mil, por exemplo, o Volvo XC40, que é PEV, começa em R$ 330 mil.
Cinco pessoas da mesma família morrem em acidente de trânsito
Cinco pessoas da mesma família morreram após o carro onde estavam ser atingido por uma carreta carregada de carne, na noite desse sábado, 28, no km 462 da rodovia Régis Bittencourt, no interior de São Paulo. O motorista da carreta teve ferimentos e foi socorrido.
De acordo com informações do portal R7, o caminhoneiro trafegava pelo sentido sul da rodovia quando um dos pneus da carreta estourou. Ele, então, perdeu o controle, atravessou o canteiro central, invadiu a pista contrária e bateu contra o carro da família, um Chery Arrizo.
As vítimas são Maurício Pupo, 48, e Ednéia Gorgonio, 46, pais de Letícia Gorgonio, 24, filha mais velha do casal, e Maria Eduarda, 12, a caçula que era uma pessoa com deficiência. Além deles, Rodrigo Alves, 25, também estava dentro do carro. Ele era casado com Letícia desde 2021.
A pista no sentido São Paulo ficou totalmente bloqueada para o tráfego de veículos por duas horas e meia devido ao acidente.
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário