Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 30 de março de 2021

Estátua de Padre Cícero Romão Batista de Maracanaú desaba

 



A estátua do Padre Cícero Romão Batista (foto Róbson Carvalho) veio abaixo nesta segunda-feira (29) em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Já a estátua de Monsenhor Murilo de Sá Barreto, que fica ao lado da estátua de Padre Cícero sofreu avarias, mas não caiu.

O desmoronamento da estátua de Padre Cícero de 13 metros de altura aconteceu por volta das oito da manhã. Nota da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Maracanaú indica que a estátua de Padre Cícero caiu devido a infiltrações de água. As causas da queda da estátua estão sendo investigadas. No desabamento ninguém ficou ferido.

O secretário executivo de Proteção e Defesa Civil de Maracanaú, Hermano do Nascimento Linhares, a estrutura da estátua já havia apresentado problemas em 2020. A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil já fez uma vistoria e um relatório sobre a estrutura da estátua foi repassada para a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano de Maracanaú (Seinfra).

Por apresentar algumas rachaduras e infiltrações por conta das últimas chuvas, a Seinfra já havia interditado o estátua de Padre Cícero:

- Fizemos um relatório mostrando o problema para a Seinfra. Estávamos estudando a possibilidade para fazer a demolição ou uma reforma. Toda a área foi isolada e não houve feridos. Uma feira que acontecia próximo ao local também foi retirada. O local está interditado e colocamos cartazes", informa em nota o secretário Hermano Linhares.

A estátua de Padre Cícero ficava ao lado da estátua de Monsenhor Murilo de Sá Barreto, que foi vigário da Matriz de Nossa Senhora das Dores de Maracanaú, por décadas; e que sofreu avarias nesta segunda-feira (29) e está interditada. A estátua de Padre Cícero ficava entre as avenidas Anel Viário 4 de Julho com Professor Francisco Oscar Rodrigues (Girador do Caranguejo), no Conjunto Jereissati II.

Nota - A Prefeitura Municipal de Maracanaú (PMM) esclarece através de Nota que ao tomar conhecimento sobre as avarias nas estátuas de Padre Cícero e Monsenhor de Sá Barreto solicitou a Defesa Civil um laudo técnico sobre a condição estrutural das imagens.

Segundo a PMM, a preocupação se dava pelo fato de outros monumentos, localizados no Estado, estarem apresentando problemas semelhantes. O laudo, emitido pela Defesa Civil, recomendou a demolição das estátuas. A Prefeitura imediatamente isolou a área e iniciou o processo de contratação de empresa especializada para execução do serviço.

Equipes de limpeza da Prefeitura estão no local realizando a retirada dos entulhos.





Mascaradas - No ano passado, no começo da Pandemia da Covid-19, as imagens de Maracanaú do Padre Cícero e Monsenhor de Sá Barreto (fotos PMM) receberam máscaras de proteção. As esculturas de 13 metros de altura cada foram 'mascaradas' para estimular a população a adotar medidas de prevenção contra o Novo Coronavírus (Covid-19).

A medida educativa da Secretaria de Infraestrutura, se estendeu também a outros monumentos de pessoas ilustres homenageadas na Cidade. As estátuas do Prefeito Almir Dutra e do governador Waldemar Alcântara, localizadas nas respectivas praças da Cidade que levam seus nomes, também receberam máscaras.

Estátua de padre Cícero desaba em Maracanaú

               Estátua de 13 metros caiu na manhã desta segunda-feira

A estátua do Padre Cícero ficava ao lado do Monsenhor Murilo de Sá Barreto

A estátua do padre Cícero na cidade de Maracanaú, de 13 metros de altura, tombou na manhã desta segunda-feira (29). Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a estátua caiu por volta de 8h e as causas ainda são investigadas. Ninguém ficou ferido.
A estrutura da estátua já havia apresentado problemas ano passado. Uma vistoria e um relatório foi feito sobre a estrutura da estátua e repassada para a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
Por apresentar algumas rachaduras e infiltrações por conta das chuvas, a Seinfra já havia interditado o local.
A estátua do padre Cícero ficava ao lado do Monsenhor Murilo de Sá Barreto, que foi vigário da Matriz de Nossa Senhora das Dores de Maracanaú, por várias décadas. A estátua ficava entre as Avenidas Anel Viário 4 de Julho com Professor Francisco Oscar Rodrigues, mais conhecido como Girador do Caranguejo, no Bairro Jereissati II.

Local foi interditado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil

Laudo técnico - A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, esclareceu através de nota que ao tomar conhecimento sobre as avarias nas estátuas de Padre Cícero e Monsenhor de Sá Barreto solicitou a Defesa Civil do Município um laudo técnico sobre a condição estrutural das imagens.
De acordo com o órgão, a preocupação se dava pelo fato de outros monumentos, localizados no Estado, estarem apresentando problemas semelhantes. O laudo, emitido pela Defesa Civil, recomendou a demolição das estatuas. A Prefeitura imediatamente isolou a área e iniciou o processo de contratação de empresa especializada para execução do serviço. Na manhã, desta segunda-feira, 29 de março, a estátua de Padre Cicero desmoronou.
A Seinfra, informou que não houve feridos ou danos a transeuntes. Equipes de limpeza estão no local realizando a retirada dos destroços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário