O Projeto de Lei 720/21 proíbe concessionárias de energia elétrica de cortar o fornecimento de luz em caso de inadimplência do consumidor.
Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera a Lei de Concessões. Conforme o texto, a medida não prejudicará o ajuizamento de ações de cobrança dos débitos.
O deputado Pedro Augusto Palareti (PSD-RJ), autor da proposta, destaca que o consumidor é a parte mais vulnerável na relação de consumo com as concessionárias.
“As empresas têm os meios próprios para cobrarem suas dívidas por meio da Justiça, não sendo admissível utilizar-se de uma medida extrema que é o corte no fornecimento deste serviço essencial, método extremamente vexatório”, ressalta.
A Lei de Concessões atual proíbe apenas que a interrupção do serviço seja iniciada na sexta-feira, no sábado, no domingo ou em feriado e dias anteriores a feriado.
Com informações Agência Câmara de Notícias
Covid-19: Estagiária de enfermagem morre aos 24 anos
Uma jovem de apenas 24 morreu vítima da Covid-19 no último sábado, em Sorocaba. Natália Barbosa Moraes Rodrigues era estagiária de enfermagem em um hospital da cidade e não resistiu às complicações do vírus.
Natália trabalhava no Hospital Adib Jatene com seu namorado, Aaron Fabrício Pacheco da Silva, também de 24 anos. Ele explicou que ela teve os primeiros sintomas da doença no último dia 3 e foi internada uma semana depois, após agravamento do quadro.
"A saturação dela estava baixa e ela estava com muita dificuldade de respirar. Ela precisou ser internada na enfermaria onde ficou no oxigênio por uma semana", declarou ao UOL.
Como o quadro não evoluiu positivamente, Natália foi levada à UTI, onde ficou 15 dias intubada. Ela chegou a ter duas paradas cardiorrespiratórias na transferência e precisou ser reanimada.
Mesmo assim, a técnica de enfermagem apresentou melhoras e reagiu bem ao tratamento. O uso do oxigênio vinha sendo reduzido pela equipe médica, que se já preparava para extubar a jovem, quando uma piora repentina fez com que ela não resistisse.
"Essa doença é traiçoeira, ao mesmo tempo que o paciente começa a melhorar, logo ela vem e ataca novamente. Quando soube que a Natália não resistiu, meu mundo acabou", comentou Aaron.
Natália chegou a tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, mas não recebeu a segunda a tempo. Seu namorado explicou que ela trabalhava justamente com pacientes que estavam se recuperando da doença e amava a profissão.
Pai também está internado com Covid-19
Horas antes de ser intubada, Natália recebeu a notícia de que seu pai também estava sendo internado por causa do coronavírus. Geraldo Rodrigues, de 65 anos, precisou ser intubado e segue no hospital lutando pela vida.
A mãe da jovem também testou positivo para a Covid-19, mas recuperou-se sem a necessidade de internação. Já Aaron realizaria o teste nesta terça-feira, mas não apresentou nenhum sintoma da doença.
Fonte: Yahoo Notícias
7
Nenhum comentário:
Postar um comentário