Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 10 de junho de 2020

OMS agora afirma que transmissão de covid-19 a partir de assintomáticos é “muito rara”

A infectologista e chefe do departamento de doenças emergentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, afirmou hoje (8) durante a conferência de imprensa diária sobre o novo coronavírus que a propagação de covid-19 a partir de pacientes assintomáticos é “muito rara.”

Segundo a médica, os dados levantados até agora mostram que pessoas que não apresentam os sintomas da doença possuem pouco potencial infectológico para contaminar indivíduos saudáveis. De acordo com a especialista, deve haver esforços dos governos para identificar e isolar pessoas que apresentam sintomas.

“Nós sabemos que existem pessoas que podem ser genuinamente assintomáticas e ter o PCR (teste realizado para detectar a presença do vírus no organismo) positivo. Esses indivíduos precisam ser analisados cuidadosamente para entender a transmissão. Há países que estão fazendo uma análise detalhada desses indivíduos, e eles não estão achando transmissão secundária. É muito rara,”, afirmou a médica ao ser questionada por jornalistas.

Ainda segundo Kerkhove, é necessário traçar todos os contatos que pessoas que desenvolveram a doença tiveram com outros indivíduos. A infectologista afirmou ainda que é necessário realizar mais estudos para chegar a uma “resposta verdadeira” sobre todas as formas de transmissão do novo coronavírus.

(Agência Brasil)

Pandemia da violência: bandidos de facção comemoram com tiros e fogos a retomada de territórios

Ao menos, quatro bairros de Fortaleza foram palco de comemorações de uma facção criminosa na noite desta segunda-feira (8). Com tiros de fuzis e de submetralhadoras, de revólveres e pistolas, além de rojões, bandidos do Comando vermelho (CV) comemoraram a retomada de territórios que haviam perdido nos últimos meses para a rival Guardiões do Estado (CV) em comunidades na Grande Messejana e no Grande Bom Jardim.

A sequência de tiros e fogos de artifício começou por volta das 18 horas e se espalhou rapidamente por vários bairros hoje dominados pela facção CV. Em redes sociais e nos aplicativos de celulares, criminosos postaram vídeos da “festa do crime”.

De acordo com informações da Polícia, a retomada dos criminosos do CV aconteceu nos bairros Por do Sol (Coaçu), Santa Rosa e Paupina, na Grande Messejana, e numa comunidade conhecida como Favela do Zé do Caldo, no Bom Jardim. Esses “territórios” haviam sido tomados pela GDE no mês de fevereiro, período em que os ataques e assassinatos decorrentes da guerra das facções aumentaram por conta da greve na Polícia Militar, que resultou na retirada de grande parte da tropa do serviço de policiamento nas ruas.

Nas últimas 72 horas, a ofensiva do CV nos bairros da Capital para reocupar os territórios de venda de drogas, resultou também em diversos tiroteios e crimes de execução sumária. Na noite desta segunda-feira foram registrados assassinatos nos bairros Barra do Ceará (em Fortaleza), Cohab (em Pacajus) e Caucaia (três assassinatos).

Ameaças

Também pelas redes sociais, bandidos ameaçam novos ataques nas próximas horas em outros locais da Capital atualmente dominados pela facção rival GDE. Citaram, inclusive, alguns bairros e favelas onde poderão ocorrer ofensivas armadas e mortes.

Até o momento, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nem os comandos das polícias Civil e Militar se pronunciaram sobre o fato.

(Fernando Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário