Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 17 de junho de 2020

CAMILO PRORROGA ISENÇÃO DAS CONTAS DE ÁGUA E ESGOTO POR MAIS DOIS MESES


O governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta terça-feira (16), a prorrogação da isenção de contas de água para famílias de baixa renda por mais dois meses. A estimativa dele é que mais de 2,3 milhões de cearenses sejam beneficiados com a renovação da medida, que valerá durante a pandemia de Covid-19.

Camilo também informou que uma parceria do Governo Estadual com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) produzirá "uma quantidade enorme" de testes para o novo coronavírus. Além disso, afirmou que a Secretaria Estadual de Saúde já estuda a ampliação dos exames em drive-thru para outros locais de Fortaleza e Região Metropolitana.

Durante a transmissão, o governador afirmou preocupação com o crescimento dos índices da pandemia nas macrorregiões de Sobral e Cariri. Ao mesmo tempo, destacou a melhoria na macrorregião de Fortaleza: "A taxa de ocupação é de 77% nas UTIs e 64% nas enfermarias para tratar Covid-19".

Camilo ainda alertou para os riscos de aglomerações vistas recentemente, citando o exemplo de banhistas que estiveram na Praia dos Crushes no último domingo (14). "A pandemia continua. Ainda não acabou. É fundamental que a gente cumpra os protocolos, para que a gente possa avançar", ponderou o governador.

Com informações Tribuna do Ceará

Cientistas e médicos recomendam ao Congresso que eleições sejam adiadas


Um grupo de médicos e cientistas discutiu na manhã desta terça (16) a necessidade de adiamento das eleições municipais por causa da crise do novo coronavírus.

Eles se reuniram de forma virtual com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além de outros parlamentares.

O encontro foi organizado pelo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, que já havia conversado anteriormente com os profissionais.

A opinião unânime é a de que o pleito precisa ser adiado, de outubro para novembro ou até mesmo dezembro.

Segundo o físico Roberto Kraenkel, especialista em modelagem epidemiológica da Unesp e coordenador do observatório Covid-19, o adiamento permitirá que o país ganhe tempo e que talvez a situação da epidemia, até o fim do ano, esteja mais controlada.

Ele frisa que isso "não é tampouco uma certeza", mas pode ocorrer. "Os meses de junho e julho serão críticos para a situação epidêmica do Brasil", disse ele. "Estamos com medidas de isolamento ainda e existe um movimento pela reabertura [da economia] em muitos locais que ainda crescem", disse ele aos parlamentares.

Muitas das reaberturas seriam, portanto, temerárias. "Seria necessário substituir o isolamento por uma testagem em massa", seguiu ele, afirmando que ela não está ocorrendo.

"É possível haver um repique [de casos de Covid-19] até mesmo em agosto, se as reaberturas não forem bem sucedidas", disse Kraenkel. Daí a necessidade de adiamento das eleições.

"Em agosto será preciso reavaliar a situação do país, para que possamos tomar pé dela", disse ele.O físico alertou ainda que "todas as previsões, estimativas, tem que ser tomadas como probabilidades, e não como certezas".

Com informações Notícias ao Minuto via Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário