Francisco Daniel Lima Madeira, de 38 anos e Luiz Fernando Lopes Costa Souza, de 20 ano, ambos com antecedentes criminais, foram capturados no momento que retiravam o material de um caminhão estacionado
Dois homens são presos após furtarem 220 litros de combustível de tanque de caminhão em Fortaleza
Agentes da Força Tática do 8º Batalhão, da Polícia Militar, prenderam dois homens e recuperaram 220 litros de combustível no bairro Cais do Porto, em Fortaleza, nesta segunda-feira (22). A dupla foi surpreendida pelos policiais durante um patrulhamento, no momento em que retirava o líquido inflamável do tanque de um dos veículos estacionados na região, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Onze galões cheios, com capacidade para 20 litros cada, com gasolina e álcool, foram encontrados com os suspeitos. A polícia também apreendeu as ferramentas usadas na ação e R$ 2 mil em espécie, que estava com um dos criminosos. No momento da abordagem, a dupla ainda tentou fugir a pé, mas foi capturada.
Francisco Daniel Lima Madeira, de 38 anos, que já responde a seis inquéritos policiais, sendo três por furtos, um por roubo, um por ameaça e outro por dano; e Luiz Fernando Lopes Costa Souza, de 20 anos, com antecedentes por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e atos infracionais durante a adolescência, foram encaminhados para o 9º Distrito Policial, no bairro Antônio Diogo.
Conforme a SSPDS, os homens foram autuados por furto, associação criminosa, crime ambiental, em razão do armazenamento de substância perigosa em desacordo com as exigências estabelecidas em lei, e na Lei dos Crimes contra a Ordem Econômica. A polícia apura a origem do dinheiro encontrado com um dos criminosos.
PF faz operação contra tráfico internacional de drogas no Ceará e em 3 estados
Grupo criminoso é chefiado por alemão e ex-policial federal, segundo investigação - Dinheiro foi encontrado em geladeira - Drogas eram escondidas em estátuas para serem levadas ao exterior
PF encontrou dinheiro escondido em geladeira ao cumprir mandado dentro de operação contra tráfico internacional de drogas
A Polícia Federal desencadeou, nesta terça-feira (23), a Operação Estatueta em quatro estados para desarticular um grupo suspeito de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Entre os chefes da quadrilha, segundo os investigadores, está um ex-policial federal e um alemão que mora no Recife.
Foram emitidos pela 13ª Vara da Justiça Federal dez mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão em Pernambuco, São Paulo, Acre e Ceará. Durante a ação, policiais encontraram dinheiro escondido dentro de uma geladeira e de um freezer. O valor total apreendido não foi informado.
A PF afirmou que o alemão suspeito de chefiar a quadrilha mora no Recife com a mulher, que é brasileira e também suspeita de fazer parte da quadrilha. O ex-policial federal alvo da ação já foi preso por tráfico de drogas cumpriu pena, exercendo atualmente a advocacia, segundo os investigadores. Os nomes deles não foram divulgados.
Além dos mandados, a Justiça Federal determinou a apreensão de três veículos, bloqueio contas bancárias de nove pessoas físicas e jurídicas, sequestro de seis imóveis e afastamento do sigilo fiscal de nove pessoas físicas e jurídicas.
A investigação começou em 2018 e descobriu que os criminosos realizavam tráfico de cocaína na fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Eles enviavam a droga fracionada em estatuetas semelhantes à de Buda para a Alemanha, na Europa, de onde veio o nome da ação.
Policiais federais localizaram dinheiro escondido dentro de freezer durante cumprimento de mandados da Operação Estatueta, contra tráfico de drogas
O grupo "lavava" o dinheiro do tráfico comprando imóveis na Região Metropolitana do Recife - levando em conta apenas os valores declarados no registro dos imóveis, os bens apreendidos ultrapassam a quantia de R$5 milhões, apontou a Polícia Federal.
Dos dez mandados de prisão, cinco foram cumpridos em Pernambuco, um no Ceará e dois em São Paulo. Outros dois foram para alvos no Acre, sendo que um deles já estava preso por tráfico.
Droga era escondida em estátuas que lembram a imagem de Buda
Nenhum comentário:
Postar um comentário