Web Radio Cultura Crato

domingo, 22 de março de 2020

URGENTE: Brasil tem 1.128 casos de coronavírus e 18 mortes, diz ministério

Balanço federal aponta 18 mortes pela Covid-19, sendo 15 delas em SP e 3 no RJ.
O Brasil tem 1.128 casos confirmados de novo coronavírus e 18 mortes, disse o Ministério da Saúde neste sábado (21). A taxa de mortalidade é de 1,6%.

A maioria dos casos, 459, está no estado de São Paulo, onde também foi registrado o maior número de mortes até agora: 15. As outras 3 foram no estado do Rio de Janeiro.

Roraima é o único estado que não teve casos confirmados até a tarde deste sábado.

Testes serão feitos em casos leves

"Estamos adquirindo um volume de testes significativo para que na próxima semana, daqui a 8 dias, tenhamos 5 milhões de testes rápidos para distribuição em todo o Brasil, para iniciarmos a realização (de testes) em casos leves", disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira. "Vai aumentar muito a velocidade de diagnóstico em todo o Brasil."

Até então, somente pacientes com sintomas graves eram testados.

O ministério informou que todos os 1.128 casos foram confirmados por testes laboratoriais. Foram distribuídos, até agora 27 mil testes para todo o Brasil, mas não há informação sobre o número de testes realizados.

Também não há um número de pessoas internadas com a doença. Oliveira disse que esse dado será informado na próxima entrevista do ministério, neste domingo (22).


Casos suspeitos

O secretário-executivo do ministério, João Gabbardo, afirmou que o governo federal não está mais divulgando o número de casos suspeitos porque a transmissão já é comunitária, quando não é possível saber de quem a pessoa contraiu o vírus.

"Com a transmissão comunitária, qualquer brasileiro que apresentar síndrome gripal poderá ser considerado um caso suspeito", afirmou Gabbardo.

A plataforma que exibe os dados do Ministério da Saúde sobre a epidemia, que está fora do ar, será retomada na próxima quinta-feira (26) "com mais funcionalidades e informações" do que antes, disse Oliveira.

Cuidado no elevador

Os representantes do governo também comentaram sobre os limites do isolamento voluntário. Eles explicaram que é possível sair para caminhar ou correr, ou andar com o cachorro, desde que não seja em grupo ou em local com muitas pessoas.

"Se a pessoa aperta o botão do elevador e ele vier com 4 ou 5 pessoas, ela aguarda, não entra no elevador, espera uma próxima oportunidade", aconselhou Gabbardo.

"É este tipo de situação que tem que prever. Não é o fato de descer para fazer uma caminhada, é a possibilidade de que, para fazer isso, ela encontre num ambiente fechado um número de pessoas em que uma delas pode estar gripada, ou assintomática, aquele ambiente vai ficar contaminado."
Fonte: G1

Polícia Civil deflagra operação no Ceará e em São Paulo e sequestra cerca de R$ 4 milhões em bens


Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrada, na manhã desta quarta-feira (18), resultou na desarticulação de um esquema criminoso chefiado por um homem suspeito de furto mediante fraude, além da apreensão e sequestro de cerca de R$ 4 milhões em bens adquiridos de forma ilícita pelo suspeito. A operação, coordenada pelos Departamentos de Recuperação de Ativos (DRA) e Técnico Operacional (DTO) da PCCE, foi realizada simultaneamente em Fortaleza e Independência no Ceará e na capital de São Paulo, onde o alvo foi localizado e preso. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão.

As investigações são realizadas pela Delegacia de Combate à Lavagem de Dinheiro (DCLD) do DRA e tem como alvo um grupo que atua no Ceará e em São Paulo. Além do furto mediante fraude, os investigados são suspeitos de lavagem de dinheiro. Na capital paulista, a PCCE prendeu o cearense Alison Pereira Alves (33), vulgo ‘’Ratinho’’, natural de Independência/CE. Além da prisão, a PCCE apreendeu três veículos, sendo um deles uma Land Rover Velar, avaliada em mais de 400 mil reais, e sequestrou três apartamentos. Lá, a ofensiva recebeu o apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCESP).

Já no Ceará, a ação se concentrou em Fortaleza e no município de Independência, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado. Aqui, a Polícia Civil apreendeu outros sete veículos – sendo quatro caminhões e três carros –, joias, seis cavalos de raça e sequestrou dois apartamentos.

No total, a Polícia Civil apreendeu dez veículos, entre carros e caminhões, cinco apartamentos, jóias, uma quantia em dinheiro e seis cavalos de raça. Todos os bens ficam agora à disposição da Justiça. As investigações continuam, e a Polícia Civil trabalha para recambiar ao Ceará todo o material apreendido em São Paulo e o preso, para que ele responda aqui pelos crimes cometidos.

A operação contou com a participação de 40 policiais civis, sendo 30 dos Departamentos de Recuperação de Ativos (DRA), Técnico Operacional (DTO) e de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário