Web Radio Cultura Crato

sábado, 28 de março de 2020

Pastor da Igreja Universal é preso em Fortaleza por desobedecer a quarentena e realizar culto

Um pastor evangélico da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) foi detido pela Polícia Militar do Ceará na noite desta quarta-feira (25), em Fortaleza. A prisão em flagrante aconteceu após ele desobedecer a ordem de policiais militares para encerrar um culto onde havia uma aglomeração de pessoas.

Os PMs informaram que foram chamados ao local por moradores vizinhos, diante da aglomeração que acontecia no templo. Mesmo com o decreto estadual que estabeleceu a quarentena em todo o Ceará, o pastor realizava o culto e se recusou a suspender o evento religioso.

De acordo com o relato dos policiais militares, o templo da Igreja Universal indicado na denúncia está localizado na Rua Duarte Costa, no bairro Paupina, na Grande Messejana. Incomodados com a aglomeração na igreja, causando riscos de contágio do novo corona vírus, os moradores ligaram para a Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança). Uma patrulha foi enviada ao local.

Contudo, ao ser abordado pela Polícia, o pastor Thiago da Silva Conceição se recusou a suspender o culto e disse que iria “ligar para um deputado”, e fez várias ligações sem interromper a reunião religiosa. Acabou recebendo voz de prisão e foi conduzido para o plantão da delegacia do 30º DP (Conjunto São Cristóvão).

Thiago Conceição foi indiciado no artigo 268 do Código Penal Brasileiro (CPB) pela delegada plantonista Mary Rodrigues Maciel, que, após ouvir as partes lavrou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (T.C.O.), de número 113-57/2020. Logo em seguida, o pastor foi posto em liberdade e vai responder pelo crime na Justiça. A igreja foi fechada pela PM.

SAIBA MAIS:

O que diz o Código Penal Brasileiro sobre o crime:

Código Penal Brasileiro - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Artigo 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:

Pena: Detenção, de um mês a um ano, e pagamento de multa

Parágrafo único - A pena é aumentada em um terço, se o agente (infrator) é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

(Blog Fernando Ribeiro)

Prefeito no Piauí morre com suspeita de coronavírus

O prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antonio Felicia (PT), 57 anos, e diabético, morreu na madrugada desta sexta-feira, 27, no pronto-socorro do município de Piracuruca com suspeita de Covid-19, aguardando resultado de exames para confirmar ou descartar a doença.

O atendimento e o diagnóstico foram feitos pelo prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves (PSD), que é médico. O material para análise de laboratório foi recolhido e os procedimentos para o imediato sepultamento já foram tomados.

Antônio Felicio comunicou ao gestor de Piracuruca, município próximo a São José do Divino, na quarta-feira,25, que estava com febre e dificuldades para respirar, sintomas semelhantes aos provocados pelo novo coronavírus.

Raimundo Alves recomendou buscar imediato atendimento em Teresina. Antônio Felicio não seguiu a orientação. A situação se agravou e o prefeito de São José do Divino recorreu ao Pronto-Socorro de Piracuruca e recebeu primeiro atendimento do médico Antônio Said. Na madrugada de hoje, 27, Antônio Felicio não resistiu e morreu com suspeita de covid-19, com base nos sintomas apresentados. 

“Quando foi hoje, às 2h ele deu entrada no posto de saúde de Piracuruca, o médico de plantão me ligou e ele já chegou com dispnéia, com falta de ar intensa. O médico tentou fazer a intubação mas não conseguiu. Logo depois ele já veio a óbito”, explicou o prefeito de Piracuruca. 

Por conta da febre e do problema respiratório, a morte de Antônio Felícia passa a ser investigada como suspeita de Covid-19. Até então, as cidades de Piracuruca e São José do Divino não possuíam casos notificados nem suspeitos.

"Como médico, com esses sinais, com esses sinais clínicos, ele passa a ser um caso suspeito", reforçou Raimundo Alves.

Foi coletado material do corpo do prefeito. As amostras foram encaminhados para o Laboratório Central (Lacen). 

Familiares e amigos do prefeito receberam a recomendação de ficarem isolados por 14 dias.

(Cidade Verde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário