Segundo projeção realizada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em apenas duas semanas, os casos graves de infecção por coronavírus no Ceará demandarão 46,3% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da região.
O estudo, divulgado pelo site The Intercept Brasil, tem como base a curva da epidemia no Brasil, caso seja semelhante à de Irã, Itália e China.
A Abin avalia que dos 18.510 leitos do Estado, 1.799 (9,72%) estarão ocupados por doentes com casos graves de covid-19. Segundo a projeção, das 1.944 UTIs presentes no Ceará, em duas semanas, 900 (46,3%) estarão sendo utilizadas. No entanto, a projeção ainda não contabilizou as 600 UTIs adquiridas pelo governador Camilo Santana no dia 18 de março.
Caso o fenômeno venha a acontecer, o Ceará será o primeiro lugar do País com a maior taxa proporcional de ocupação em decorrência da doença, seguido do Distrito Federal (44,5%), Santa Catarina (30,6%) e Acre (30,4%). No Brasil, o estudo revela que 10.385 leitos ( 17,4%) – dos quase 60 mil disponíveis – estarão ocupados por doentes com casos graves.
Com informações do O Povo.
Notícia boa nesta quarta (25): Curitiba tem 7 pessoas recuperadas do novo coronavírus, diz secretária municipal de Saúde
Sete pessoas que foram diagnosticadas com o novo coronavírus, em Curitiba, se recuperaram da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O dado foi divulgado durante uma transmissão ao vivo, feita em rede social, nesta quarta-feira (25-03-2020).
De acordo com a prefeitura, Curitiba tem 46 casos confirmados da Covid-19. O número é diferente dos 40 casos anunciados no boletim da Secretaria Estadual de Saúde, desta terça-feira (24).
A secretária de Saúde, Márcia Haçulak, disse que a prefeitura está usando o termo "recuperado" em vez de "curado", seguindo o protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS).
secretaria informou considerar recuperados pacientes que apresentam boas condições de saúde, sem sintomas respiratórios, ao fim dos 14 dias de isolamento recomendados.
Segundo a prefeitura, em 85% dos diagnósticos de coronavírus feitos em Curitiba os pacientes tiveram sintomas leves e foram orientados a ficar isolados em casa por duas semanas.
Não há mortes registradas na cidade por causa da doença.A capital tem 210 casos suspeitos de coronavírus, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Outros 185 casos que estavam sendo investigados já foram descartados.
A orientação da prefeitura é que as pessoas que estão com sintomas leves de infecções respiratórias evitem procurar por atendimento nas unidades de saúde e liguem para o telefone (41) 3350-9000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário