Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Detentos fogem de presídio na Região Central de Minas Gerais

De acordo com a PM, 13 presos que escaparam da unidade - Buscas são feitas na região do Serro

Detentos fogem de presídio no Serro — Foto: Sejusp/Divulgação
Detentos fogem de presídio no Serro

A polícia faz buscas, na manhã desta segunda-feira (30), por detentos que fugiram do Presídio do Serro, na Região Central de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar (PM), ao todo, 13 presos conseguiram escapar da unidade.
A fuga foi registrada por volta das 22h deste domingo (29). Segundo a PM, cerca de 20 presos que estavam na cela conseguiram retirar uma peça de ferro que fica na grade da janela e com ela perfuraram o teto do local.
Ainda de acordo com a corporação, pelo buraco, eles acessaram o telhado, de onde passaram para o pátio e pularam o muro.
A PM informou que uma equipe especializada de Belo Horizonte foi mobilizada para ajudar na busca pelos fugitivos, assim como uma aeronave e cães.
Por meio de nota, a Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) disse que uma força tarefa integrada entre policiais penais e militares está empenhada na procura pelos foragidos.

Cantor sertanejo Juliano Cezar morre depois de infarto durante show no norte do Paraná

Cantor Juliano Cezar morreu em Uniflor, no norte do Paraná, na madrugada desta terça-feira (31) — Foto: Reprodução/Facebook
Cantor Juliano Cezar morreu em Uniflor, no norte do Paraná, na madrugada desta terça-feira

O cantor sertanejo Juliano Cezar morreu na madrugada desta terça-feira (31) depois de sofrer um infarto fulminante enquanto fazia um show em Uniflor, no norte do Paraná. Juliano Cezar chegou a ser socorrido em um posto médico perto do local do evento. Porém, o cantor não resistiu.
Ele recebeu massagem cardíaca e injeções de adrenalina por mais de uma hora e meia, mas, não foi possível reanimar o artista.
Juliano Cezar tinha 58 anos, era casado e não tinha filhos. 

Cantor sertamejo teve infarto fulminante enquanto fazia show em Uniflor — Foto: Reprodução/Facebook

Cinco mulheres foram assassinadas no Ceará durante o fim de semana

Cinco mulheres foram mortas durante o último fim de semana de 2019 no Ceará, aumentando para 229 os crimes do gênero neste ano. Entre os quatro registros, um caso já confirmado de feminicídio ocorrido na zona rural do Município de Missão Velha, na Região do Cariri (a 521Km de Fortaleza). O autor do assassinato já está preso.

O crime aconteceu na localidade de Passagem da pedra, na zona rural de Missão Velha. Na noite de sábado (28), o agricultor Cícero João da Silva, 45 anos, discutiu com a esposa, Maria Marta de Oliveira Mesquita, 42, e em meio ao bate-boca ele sacou uma faca e desferiu vários golpes na cabeça da mulher. Em seguira, enrolou o corpo em um pano e o arrastou até a beira de uma estrada, onde pediu ajuda para socorrer a vítima. Em seguida, abandou o corpo e fugiu do local.

Na manhã seguinte (29), ele foi preso por policiais militares quando dormia em um matagal distante do local onde havia deixado o cadáver da mulher. Segundo familiares, o casal discutia muito e a mulher era frequentemente agredida pelo marido. Cícero foi levado para a Delegacia de Polícia de Missão Velha e autuado em flagrante por feminicídio.

Mais mortes

O segundo assassinato aconteceu também na noite do sábado (28), quando uma mulher, identificada como Elenice Lima de Oliveira, 48 anos, foi morta a tiros dentro de casa, no Centro da cidade de Ibicuitinga, no Sertão Central (a 200Km de Fortaleza).

Segundo a Polícia, Elenice teve a casa invadida por dois homens encapuzados e acabou morta com vários tiros disparados à queima-roupa.

Em Fortaleza, foram registradas três mortes de mulheres. Ainda na sexta-feira (27), uma mulher foi assassinada, a tiros, no bairro Cidade 2000. Ela era natural da cidade de Quixadá, no Sertão Central, e conhecida pelo apelido de “Sereia”.

Na manhã de domingo, o corpo de outra mulher foi encontrado com marcas de violência em uma rua do bairro Pan-Americano. A Polícia Militar foi acionada pelos moradores e isolou a área onde estava o cadáver até a chegada de equipes da Perícia Forense (Pefoce) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A vítima não foi identificada.

Cadáver no lixo

Já na madrugada desta segunda-feira (30), o corpo de uma mulher, com marcas de violência (esquartejado e carbonizado) foi deixado por criminosos em um tambor de lixo em plena Avenida Presidente Castello Branco, a Leste-Oeste, no bairro Moura Brasil (zona Central). Mas, somente na manhã de hoje (30) o cadáver foi encontrado. Estava sem as duas pernas.

A Polícia acredita que a mulher foi assassinada na favela Oitão Preto, arrastada pela Rua 13 (havia sangue no local) e deixada dentro do tambor de lixo na Avenida Leste-Oeste, em frente ao Hotel Marina Park. O cadáver foi removido para a Pefoce.

Com informações do Ceará News.

Corpo carbonizado é encontrado dentro de tambor de lixo


Um corpo carbonizado foi encontrado nesta segunda-feira (30), na Avenida Presidente Castelo Branco, no bairro Moura Brasil, em Fortaleza. A vítima não foi identificada e só será possível após um exame de DNA que será realizado pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o corpo carbonizado foi encontrado dentro de um coletor de lixo. Segundo a polícia, a vítima pode ter sido morta na comunidade do Oitão Preto, que fica no mesmo bairro. Marcas de sangue foram encontradas em uma calçada da comunidade.

Com informações Cnews

Funceme registra chuvas em 21 municípios do Ceará



Choveu em pelo menos 21 municípios do Ceará entre 7h de domingo (29) e 7h desta segunda-feira (30), segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Apesar de as precipitações terem atingido poucas regiões do estado, a manhã desta segunda foi de nebulosidade em várias cidades. Em Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, os termômetros registraram 19ºC. Já em Guaramiranga, a mínima ficou em 19,6ºC.

O tempo ficou nublado também em Fortim e Beberibe, no litoral Leste; Maranguape e Caucaia, na Grande Fortaleza; Sobral e Camocim, dentre outros municípios.

O maior volume de chuva registrado ocorreu na cidade de Várzea Alegre, na Região do Cariri, com 27 milímetros. Brejo Santo, também na Região do Cariri, teve chuva de 26 milímetros.

Previsão para os próximos dias 

A previsão da Funceme para esta terça-feira (31) é de predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Sul. Já na quarta-feira (1º), deve haver predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva nos litorais de Fortaleza e Pecém, no Maciço de Baturité e no Sul.

Com informações G1

Mulher morre após pegar fogo durante cirurgia


Uma paciente morreu no hospital ao ser incendiada durante uma cirurgia, em Bucareste, na Romênia. A mulher de 66 anos ficou com 40% do corpo queimado.

De acordo com a BBC, a equipe médica do Hospital Floreasca - que fazia uma intervenção devido a um câncer no pâncreas - usou um desinfetante à base de álcool na mulher de 66 anos. Depois, os cirurgiões usaram um bisturi elétrico, que quando entrou em contato com o álcool incendiou a paciente.

O incidente aconteceu no dia 22 de dezembro e a doente acabou morrendo uma semana depois.

A família contou que só tomou conhecimento da "gravidade da situação" e dos detalhes do incidente através da imprensa, uma vez que os médicos falaram apenas em um "acidente".

"Soubemos de alguns detalhes através da imprensa, quando foram anunciados nas televisões. Não estamos fazendo acusações, só queremos saber o que de fato aconteceu", disseram.

O ministro da Saúde romeno, Victor Costache, reagiu ao caso, garantindo que o "traumático" incidente será investigado. Entretanto, as autoridades policiais já anunciaram a abertura de uma investigação. 

Com informações Notícias ao Minuto

Lula processa dono da Havan após ser chamado de 'cachaceiro'


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com uma ação na Justiça contra o dono das lojas Havan, Luciano Hang, por calúnia e difamação. O empresário afirmou que patrocinaria aviões para sobrevoar praias de Santa Catarina levando faixas com dizeres contra o petista - no sábado, 28, Hang publicou um vídeo em que uma aeronave mostra a frase "Lula cachaceiro devolve meu dinheiro".

A defesa de Lula pede a proibição das mensagens contra o ex-presidente e o pagamento de indenização de R$ 100 mil por danos morais.

A petição encaminhada à 2ª Vara Cível de Navegantes, em Santa Catarina, alega que a circulação das frases contra Lula fere gravemente a imagem e a honra do ex-presidente. "Com sua conduta, (Hang) desbordou injustamente do direito ao antagonismo político e livre opinião, ofendendo até mesmo qualquer senso de civilidade no debate político em plena ebulição no País", afirmou a defesa do petista.

No dia 1º de dezembro, Hang anunciou em seu Twitter que custearia a exibição de "mensagens patriotas" por um avião que sobrevoaria o litoral catarinense. Entre as frases, sugeridas por seus seguidores, estavam "Lula na cadeia, eu com o pé na areia"; "Melhor que o verão, é o Lula na prisão" e "Lula enjaulado é o Brasil acordado". No sábado, o empresário divulgou um vídeo que mostra uma aeronave carregando uma faixa com a frase "Lula cachaceiro devolve meu dinheiro".

A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da Havan mas não havia obtido resposta até a publicação desta matéria. O espaço está aberto para manifestações.

Com informações Estadão Conteúdo

Menina morre engasgada com chiclete em shopping


Uma criança morreu após engasgar com um chiclete na tarde deste domingo, 29, em um shopping center na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro. A menina identificada como Maria Alice, de três anos, estava acompanhada dos avós.

De acordo com o Shopping Ilha Plaza, ela foi socorrida por brigadistas, que prestaram o atendimento de emergência e realizaram o procedimento padrão.

Os brigadistas acompanharam a vítima e sua família ao Hospital Evandro Freire. Maria Alice chegou ainda com vida ao hospital, ficou em observação no CTI, mas não resistiu.

Com informações Estadão Conteúdo

Ciro Gomes repete palpite de que Jair Bolsonaro não termina mandato na Presidência

O vice-presidente nacional do PDT, Ciro Gomes, em entrevista à Deutsche Welle, repetiu seu palpite de que Jair Bolsonaro não termina o governo.

“Eu tenho repetido um palpite meu de que ele não termina o governo. Em socorro desse palpite, tenho dois argumentos. Na nossa história moderna, só três presidentes terminaram o mandato: Fernando Henrique, Lula e Juscelino Kubitschek. Os três passaram por mal bocados e tentativas de golpe só para manter a regra, mas conseguiram escapar. Todos os outros tiveram seus mandatos interrompidos. A segunda razão é o desastre que é o Bolsonaro, pessoalmente, sem o mínimo preparo para arbitrar as gravíssimas contradições do ato de governar em si, sobretudo no Brasil, no epicentro da pior crise econômica da nossa história”, disse o FG.

(CN7)

Último fim de semana de 2019 foi marcado pela violência no Ceará com 26 pessoas mortas

O último fim de semana de 2019 foi marcado pela violência no Ceará. Ao menos, 17 pessoas foram assassinadas no estado, além de outras nove que morreram em decorrência de acidentes de trânsito, totalizando 26 mortos. Uma tentativa de chacina deixou três pessoas mortas, a tiros, na noite da última sexta-feira (27). O triplo homicídio ocorreu dentro de um bar, no bairro Alto da Balança (Aerolândia).

De acordo com o balanço parcial das ocorrências policiais registradas no intervalo entre a sexta-feira (27) e o começo da madrugada de hoje (30), sete pessoas foram mortas na Capital, nos bairros Aerolândia, Vicente Pinzón, Cidade 2000, Itaperi e Pan-Americano. Outras quatro na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), nos Municípios de Caucaia (2 casos), Chorozinho e Eusébio.

No interior do estado, cinco homicídios e um feminicídio foram registrados nos seguintes Municípios: Tabuleiro do Norte, Missão Velha, Ibicuitinga, Santa Quitéria e Sobral, além de uma morte por intervenção policial no Município de Icó. 

Acidentes com mortes

No trânsito, nove pessoas morreram vítimas de acidentes, sendo seis delas ocupantes de motocicletas. Os desastres com mortes ocorreram nos seguintes Municípios: Tamboril, Acopiara (CE-060), Juazeiro do Norte (falecimento no Hospital Regional do Cariri), Jucás, Mucambo, Sobral, Milhã e Russas.

Um dos acidentes aconteceu na madrugada do sábado (28), em Tamboril (a 301Km de Fortaleza), onde o filho menor de um vereador daquele Município morreu vítima de um capotamento. Carlos Manoel de Sousa Veras, 16 anos, guiava um veículo quando perdeu o controle da direção. O carro capotou e o adolescente teve morte imediata. Outros dois jovens ficaram feridos.

Veja a relação dos mortos nos acidentes no fim de semana:

1 – Carlos Manoel de Sousa Veras (capotamento) – TAMBORIL

2 – Raimundo Lima da Silva (colisão de moto) – CE-060 – ACOPIARA

3 – Jéssica Lopes (colisão de moto) – JUAZEIRO DO NORTE

4 – Osvaldo Bezerra da Silva (queda de moto) – JUCÁS

5 – Vítima não identificada/masculino (colisão de bicicleta) – CE-265 – MORADA NOVA

6 – Thiago José Sales de Sousa (queda de moto) – Localidade Tatumundé – MUCAMBO

7 – Danilo Fernandes (queda de moto) – Distrito de Jaibaras – SOBRAL

8 – Rafael Álisson Gomes da Silva (queda de moto) – Localidade Sítio Teixeira – RUSSAS

9 – J.E.P. (atropelamento) – Bairro Bom Acerto – MILHÃ

Veja relação dos mortos em homicídios no Interior no fim de semana:

1 – Elieudes de Oliveira Mendes (bala) – Bairro São Vicente – TABULEIRO DO NORTE

2 – Maria Marta de Oliveira Mesquita (facadas) – Sítio Passagem da Pedra – MISSÃO VELHA

3 – Elenice Lima de Oliveira (bala) – Centro/Sede – IBICUITINGA

4 – Lucas Emanuel Sousa de Aquino (bala) – Bairro Flôres – SANTA QUITÉRIA

5 – Francisco Elenilson (bala) – Distrito de São João do Torto – SOBRAL

6 – Kléverson Pedro Nogueira de Brito (bala) – Morte Por Intervenção Policial – Sede – ICÓ.

(Fernando Ribeiro)

Juízes do Ceará e outros 23 Estados recebem mais de R$ 1 mil de vale-refeição

Levantamento foi realizado pelo Estado de S. Paulo com dados do CNJ.
Levantamento realizado pelo Estado de S. Paulo mostra que os os juízes de 24 Estados recebem por mês mais de R$ 1 mil de vale refeição. Os valores e os critérios desses auxílios podem variar em cada Estado. E Por serem verbas indenizatórias, elas são isentas de qualquer tributo, incluindo contribuição previdenciária e Imposto de Renda.

Apenas três Estados pagam auxílio-alimentação até o valor vigente para o Judiciário federal, que é de R$ 910 mensais: Maranhão, Paraná e Rio Grande do Sul. As cifras são maiores do que o Executivo da União paga a seus funcionários em vale-refeição (R$ 458 mensais).

A reportagem lembra que o salário médio dos magistrados estaduais é de R$ 43.437, bem acima do teto de R$ 35.462. Isso acontece porque o valor inclui diversos penduricalhos, como vale-refeição, auxílio-moradia, auxílio pré-escolar e auxílio-natalidade.

Ceará

De acordo com o levantamento do Estado de S. Paulo, com base em dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os juízes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebem entre R$ 994 e R$ 1135. Segundo o TJCE, o pagamento é realizado conforme os parâmetros definidos em uma resolução do CNJ de 2006.

(CN7)

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Bandidos matam pai de ex-PM durante assalto e são mortos pelo filho da vítima

Casa onde ex-policial militar passaria o réveillon com a família foi invadida por dupla de assaltantes na noite de sábado - Durante troca de tiros, bandidos mataram o pai da vítima, que matou os assaltantes em seguida

Casa onde estavam o ex-PM e a família em Peruíbe (SP) foi invadida por bandidos — Foto: Carlos Abelha/G1
Casa onde estavam o ex-PM e a família em Peruíbe foi invadida por bandidos

Um ex-policial militar teve a casa invadida por assaltantes na noite do último sábado (28) em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Durante troca de tiros, a dupla matou o pai do ex-PM com um tiro na cabeça e, em seguida, o filho disparou contra os assaltantes, que morreram no local. A Polícia Civil investiga o caso.
O ex-policial militar, de 33 anos, estava com a esposa, o pai e outros familiares na casa onde passariam o réveillon, quando o imóvel foi invadido pela dupla de bandidos por volta das 20h50. Os dois estavam armados e sob fortes ameaças pediam os pertences da família.
Durante o assalto, o ex-agente sacou uma arma e começou a trocar tiros com os bandidos no quintal do imóvel. O pai dele, de 53 anos, foi alvejado na cabeça e ele foi atingido no tórax e no ombro. Mesmo ferido, o ex-PM conseguiu disparar contra os dois homens, que morreram no local.

 Janela de residência invadida por bandidos em Peruíbe (SP) tem marca de tiro — Foto: Carlos Abelha/G1
Janela de residência invadida por bandidos em Peruíbe tem marca de tiro

Pai e filho foram socorridos por ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). O ex-policial militar recebeu o primeiro atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Peruíbe e, em seguida, foi transferido para um hospital. O homem de 53 anos não resistiu aos ferimentos e morreu.
A ocorrência foi registrada na Delegacia Sede de Peruíbe e a Polícia Civil investigará se o ex-policial agiu ou não em legítima defesa. Imagens de câmeras de monitoramento poderão ajudar a esclarecer o crime. A perícia foi realizada no local e duas pistolas e um revólver foram apreendidos.

 Révolver e pistolas foram apreendidos pela perícia após troca de tiros deixar três mortos em Peruíbe (SP) — Foto: G1 Santos
Revólver e pistolas foram apreendidos pela perícia após troca de tiros deixar três mortos em Peruíbe

Cão resgatado pela PM no Ceará vira símbolo de campanha contra abandono de animais

Foto Natinho Rodrigues/SVM
Um cachorro adotado pelos policiais do Batalhão de Policiamento Turístico em Fortaleza virou "celebridade" nas redes sociais. Até esta tarde de sábado (28), o cachorro Major reunia mais de 22 mil seguidores em seu perfil no Instagram, criado há uma semana. Agora os policiais usam a fama do animal para divulgar o Dezembro Verde, campanha que tem como tema "Diga não ao abandono de animais".

"Com a visibilidade que ele teve agora, a gente teve oportunidade de divulgar nosso apoio ao Dezembro Verde. O próprio Secretário de Segurança [André Costa] abraçou a causa também", situa o soldado Cavalcante, moderador do perfil do cão nas redes sociais.

Sobre a companhia de Major nas ações de patrulhamento da orla, Cavalcante esclarece que o animal não atua objetivamente em assistência à abordagem dos policiais.

"Ele não tem o treinamento dos cães do canil [da PM]. O Major nos acompanha pelo carinho que tem pelo batalhão mesmo. E percebe o modus operandi de algumas situações, acompanha de forma espontânea. Um popular gravou um vídeo dele fazendo isso, mas já era algo comum, antes de bombar nas redes sociais", lembra o policial.

O soldado Davi Alves acrescentou que o animal tem hábitos noturnos e costuma descansar de dia. O cachorro costuma dormir nas proximidades dos postos policiais distribuídos pela orla da Beira-Mar, como o que está em frente ao Parque Bisão.

Cuidados e doações

A BPTur tem recebido contatos pelo Instagram de pessoas interessadas em doar alimentos para o animal, dentre outros cuidados básicos.

"Elas oferecem banho, esse tipo de coisa. A gente não pode receber doações [para outros animais], porque estamos atrelados à PM. Mas queremos organizar uma ação, com o Major, em prol dos animais do Abrigo São Lázaro", revela o soldado Cavalcante. O São Lázaro resgata e cuida de animais abandonados em Fortaleza.

Antes de Major ganhar fama nas redes sociais, os policiais destacam que duas moradoras da Beira-Mar, Angélica e Yana, sempre ajudaram a cuidar do cachorro. "Elas doaram essa capinha pra ele, que chama muita atenção. E agora mantêm essa ajuda, além das outras pessoas que têm apoiado", complementa o soldado Rodrigues.

Com informações do G1 Ceará.  via  http://elberfeitosa.blogspot.com/

Homem é preso no Ceará suspeito de matar e arrastar corpo da mulher até estrada para pedir ajuda

Uma mulher, identificada como Maria Marta de Oliveira, foi vítima de feminicídio no último sábado (28) na zona Rural de Missão Velha, no Ceará. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a dona de casa foi lesionada na cabeça após discutir com o marido, Cícero João Rodrigo Bernardo, e não resistiu aos ferimentos.

Os familiares de Maria informaram que, depois de cometer o assassinato, Cícero arrastou o corpo enrolado em um lençol por cerca de 60 metros para solicitar ajuda. Um motorista que passava pelo local parou o carro, mas se recusou a prestar assistência ao ver que a vítima já estava morta.

O suspeito do feminicídio fugiu do local após o assassinato, mas foi apreendido enquanto descansava embaixo de uma árvore. Cícero João foi preso em flagrante e levado para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde o inquérito policial foi instaurado.

Segundo parentes da vítima, na residência do casal havia um colchão encharcado e manchas de sangue espalhadas pelo chão. Ainda de acordo com os familiares, o agressor tentou limpar a cena do crime antes de buscar ajuda. O corpo de Maria foi encaminhado ao IML e será sepultado ainda neste domingo (29).

Com informações do G1 Ceará.