O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou nesta tarde o pedido de cassação do mandato do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por quebra de decoro parlamentar.
Por 11 votos a nove, os deputados acataram o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) que afirma que Cunha quebrou o decoro ao mentir sobre ter contas no exterior durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras.
Segundo o relator, Cunha é o dono de pelo menos quatro contas nna Suíça: Köpek; Triumph SP, Orion SP e Netherton. Ao pedir a cassação de Cunha, Rogério disse que as contas são verdadeiros “laranjas de luxo”. “Estamos diante do maior escândalo que este colegiado já julgou, não se trata apenas de omissão, de mentira, mas de uma trama para mascarar a evasão de divisas, a fraude fiscal", disse Rogério. “Estamos diante de uma fraude, de uma simulação de empresas de papel, de laranjas de luxo criadas para esconder a existência de contas no exterior”, acrescentou.
Cunha nega a propriedade das contas, mas admitiu ter o usufruto de ativos geridos por trustes estrangeiros.
O processo de Cunha no Conselho de Ética é considerado o mais longo no colegiado e foi marcado por inúmeras manobras que protelaram a decisão dessa terça-feira. A representação contra Cunha foi entregue pelo PSOL e Rede à Mesa Diretora da Câmara, no dia 13 de outubro de 2015. A Mesa, comandada por Cunha, levou o prazo máximo de 14 dias para realizar a tarefa de numerar a representação e enviá-la ao Conselho de Ética, o que retardou o início dos trabalhos do colegiado. O processo só foi instaurado quase um mês depois da representação, em 3 de novembro de 2015.
Agora o processo contra Cunha precisa ser analisado em plenário. Para que Cunha tenha o mandato cassado, é preciso pelo menos 257 votos, a maioria absoluta dos 513 deputados.
Fonte: Agência Brasil
Após eliminação na Copa América CBF demite Dunga e corre para fechar com Tite
Dunga foi demitido do comando da seleção brasileira nesta terça-feira (14) após a eliminação precoce na fase de grupos da Copa América Centenário, nos Estados Unidos. Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções, também está fora.
Em decisão do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, o treinador que estava no comando desde o fim da Copa do Mundo de 2014 teve o contrato rescindido e já está fora, também, da Olimpíada do Rio, em agosto. Tite, do Corinthians, é o preferido da entidade para assumir o posto.
Os dirigentes têm pressa para acertar com o comandante corintiano, que pode ser anunciado nas próximas horas Os cartolas querem uma reunião ainda nesta terça com o técnico. A entidade ainda não tem um plano B e crê que da conversa que terá com o treinador e seu estafe saia um acerto. Antes mesmo da reunião com Dunga e Gilmar Rinaldi, na tarde desta terça-feira, na sede da CBF, o empresário de Tite, Gilmar Veloz, já mantinha diálogos com cartolas da federação.
O "sim" definitivo" de Tite depende das condições de trabalho que lhe serão apresentadas. Embora difícil e após a própria família de Tite já declarar que ele agora está propenso a aceitar, existe chance de não aceitar alguma condição oferecida
BEBÊ MORDIDO E ESTUPRADO POR PADRASTO DE 17 ANOS PODE TER O PÊNIS AMPUTADO, AFIRMA POLÍCIA
O bebê de um ano e quatro meses, hospitalizado com marcas de mordidas e lesão supostamente provocadas pelo próprio padrasto, poderá ter seu pênis amputado, segundo informou a Polícia Civil do Amazonas, nesta terça-feira, 14. As informações são do Extra.
Conforme a Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas, o último boletim médico apontou que a criança sofreu laceração peniana, lesões e edemas corporais, além de fissura na parte anal.
O bebê está internado no Pronto-Socorro da Criança João Lúcio, na Zona Leste de Manaus, desde o último domingo, 12, e não há previsão de alta. Um novo boletim médico deve ser divulgado até esta quarta-feira, 15. Apesar de estar sob cuidados médicos, o pequeno continua a receber a visita de parentes.
Suspeitos do crime
O caso, que gerou revolta em todo o Brasil, chegou à Polícia após denúncia realizada pelos médicos da unidade de saúde onde a mãe do bebê o levou, de acordo com a delegada responsável pelo caso, Juliana Tuma, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).
Suspeita e presa em flagrante, a mãe da criança, de 22 anos, nega participação no crime. Quando levou o filho ao hospital, disse não saber como ele havia se ferido, pois no momento estaria dormindo. Ela alegou ainda que as marcas das agressões poderiam ter sido ocasionadas por um acidente sofrido pelo menino há alguns dias.
O padrasto, de 17 anos, por sua vez, confessou ser o autor do crime. O suspeito, afirmou que estava sob efeitos de drogas quando mordeu, espancou e estuprou o menino.
Mãe e padrasto foram indiciados por tortura e estupro de vulnerável. A mulher ainda vai responder criminalmente por omissão e será levada à cadeia feminina, enquanto que o adolescente foi encaminhado para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).
Redação O POVO Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário