Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 21 de junho de 2016

Ceará registra mais de 57 mil roubos e furtos em cinco meses


O Ceará registrou 57.761 ocorrências de roubos (crimes violentos contra o patrimônio – CVPs) e furtos entre janeiro e maio de 2016, uma média de 380 casos por dia. Os dados representam crescimento de 8,21% ante os números do mesmo período de 2015, quando ocorreram 53.377 roubos e furtos.
Nos primeiros cinco meses do ano, ocorreram 33.074 CVPs, que engloba roubos, exceto os seguidos de morte (latrocínios). O índice de crimes contra o patrimônio cresceu cerca de 20,19% em relação ao ano passado, quando foram registradas 27.516 ocorrências.
Já no quantitativo de furtos, até maio de 2016, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) registrou 24.687 ocorrências, representando uma leve redução comparada a 2015, quando ocorreram 25.861 casos. No entanto, os dados só são referentes aos casos em que as vítimas registraram boletins de ocorrência (BOs) nas delegacias.
Estatística
Ainda de acordo com as estatísticas da SSPDS, o mês de maio deste ano apareceu como o mais violento com relação a números de CVP. Ao todo, foram 7.296 ocorrências registradas. Em 2015, maio também se destacou como o mês mais violento do ano, com o registro de 5.938 casos. Já com relação ao número de furtos, o mês apareceu no topo do ranking, como o total de 5.316 ocorrências. Já em 2015, janeiro apresentou o maior número de furtos do ano, totalizando 5.544 notificações.
Na estatística, os crimes de crimes violentos contra o patrimônio, em maio desse ano, aconteceram em maior frequência na segunda-feira (18%) e no período da noite. De 18h as 23h59, 34,7% das ocorrências foram registradas. Já com relação aos furtos no mês passado, 17,3% dos casos aconteceram no domingo e 36,5% no horário da manhã, de 6h as 11h59.
Boletins
O jornal O Estado entrou em contato com a SSPDS, que reconheceu os altos números e informou que eles tendem a aumentar “uma vez que está reiterando esforços para que a população registre boletins de ocorrência para que a subnotificação desses tipos de crimes diminua. Entre os esforços feitos está a implantação de totens de autoatendimento para o registro de Boletins de Ocorrências (BOs)”.
A SSPDS disse, ainda, que “a consolidação de dados reais é de suma importância para que o policiamento seja direcionado de forma correta para áreas e horários em que os crimes acontecem. O fortalecimento dessas ações é resultado do trabalho focado nas áreas, horários e dias que apresentam maiores taxas de crimes, como roubos, com base em análises estatísticas e criminais”.
As informações são do jornal O Estado CE

Vagas no Fies podem ser consultadas a partir de hoje


fiesOs interessados em financiar o curso de ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão consultar, a partir desta terça-feira, (21/06), no site do programa, as vagas disponíveis. As inscrições deverão ser feitas de 24 a 29 de junho de 2016, também pelo portal. Serão oferecidos 75 mil financiamentos. 
Para participar da seleção, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido 450 pontos na média das provas, além de ter tirado nota maior que 0 na redação. Os candidatos precisam ainda ter renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos, o que equivale a R$ 2.640.

Prefeito de Nova Olinda é cassado dois dias após retornar ao cargo


A Câmara Municipal de Nova Olinda, no Sul do Ceará, cassou na sessão desta segunda-feira (20) o mandato do prefeito do município, Ronaldo Sampaio (PDT). Afastado do cargo por decisão judicial em 10 de maio por um prazo de 120 dias, o prefeito havia conseguido retornar ao cargo por decisão monocrática da presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE), desembargadora Iracema do Vale, na sexta-feira (17).
Na decisão, o juiz da Comarca, Herick Bezerra Tavares, reconheceu a existência de indícios da prática de atos de improbidade administrativa na gestão do prefeito. No início da tarde desta segunda-feira, o vice-prefeito do município, Elízio Galdino (PMDB), conhecido como "Cabeludo" tomou posse no cargo, em sessão na Câmara Municipal de Nova Olinda. O prefeito cassado disse vai recorrer na decisão na Justiça ainda nesta terça-feira (21).
Denúncia
De acordo com Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), o prefeito cassado contratou um  funcionário "fantasma". Além do prefeito, outras quatro pessoas são investigadas pela prática de improbidade administrativa
A denúncia sobre a contratação de funcionários fantasmas foi feita pela ex-servidora do município Wildiane Bezerra. "Eu procurava nas folhas de pagamentos e ela [Viviane Chaves] não constava. Mas no portal da transparência já constava", comentou.
Sigilos quebrados
O MPCE informou que, além do afastamento, os bens do prefeito e dos demais envolvidos foram bloqueados como forma de "viabilizar as pretensões ressarcitória e indenizatória de Nova Olinda, município que ostenta um dos menores IDHs do Estado". Também foi decretada a quebra dos sigilos bancário e fiscal no período de fevereiro de 2014 a setembro de 2015.
G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário