Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ano 2016 começa sangrento no Ceará com registro de 349 assassinatos, uma média de 11 por dia



Nada menos, que 349 pessoas foram assassinadas no Ceará no primeiro mês de 2016. A média diária é de 11,6 assassinatos. Em janeiro, foram registrados 136 homicídios na Capital, 80 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além de outros 133 no Interior.

Entre os casos registrados, estão oito duplos homicídios que ocorreram em Fortaleza (no bairro Dias Macedo), e nos Municípios de Banabuiú, Jijoca de Jericoacoara, Morada Nova, Redenção, Camocim, Tabuleiro do Norte e Russas.

Um dos casos ocorreu no Município de Russas (a 163Km de Fortaleza), onde duas mulheres foram assassinadas, a tiros, na noite do último dia 27. Débora Alves de Siusa, 24 anos; e Maria Tânia Pereira da Silva, 41, foram executadas sumariamente no Centro daquela cidade do Vale do Jaguaribe.

Também entre as vítimas dos 349 assassinatos figuraram 24 adolescentes, 21 mulheres, quatro presidiários (mortos dentro de unidades penais), três policiais militares e 12 cidadãos que foram vítimas de latrocínio (roubo seguido de morte).

Outras cinco pessoas foram mortas em confronto com a Polícia Militar.

O primeiro homicídio registrado no Ceará em 2016 aconteceu em Fortaleza, precisamente às 2h02 do dia 1º, na Rua Riachuelo, bairro Papicu (zona Leste), quando foi morto, a tiros, o jovem Gabriel Lopes Cláudio.

Já no Interior, o primeiro crime de morte do ano foi registrado na Praia da Lagoinha, em Paraipaba (a 115Km de Fortaleza), onde um jovem estudante universitário, identificado como Claírton Araújo, tornou-se vítima de um latrocínio (roubo seguido de morte). Ele foi morto a tiros ao reagir a um assalto quando se divertia com amigos, na madrugada do Ano-Novo.

POR FERNANDO RIBEIRO

Veja agora o números do balanço de janeiro:

- 136 homicídios na Capital/Fortaleza

- 80 homicídios na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)

- 133 homicídios no Interior do Estado

  • 24 adolescentes assassinados
  • 21 mulheres assassinadas
  • 12 casos de latrocínios (roubos seguidos de morte
  • 4 detentos mortos dentro do Sistema Penal
  • 3 policiais militares assassinado
  • 5 mortos em confrontos com a Polícia
  • 8 casos de duplos homicídios
Fonte: Cearanews7

BOMBA! Dinheiro foi desviado para campanha política, diz Eunício Oliveira


O senador Eunício Oliveira (PMDB), em entrevista ao Ceará News desta segunda-feira (1º), afirmou que é preciso deixar bem claro para a população o que está sendo discutido sobre o (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

O peemedebista destaca que quando ainda prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, inconformada com repasses federais entrou com ação de complementação dos valores. No entanto, já havia uma lei aprovada pelos senadores no Congresso Nacional que destinasse 60% dos recursos ao pagamento de subsídios e salários de professores.

Pela lentidão da justiça a decisão demorou a ser finalizada. O senador ressalta que a decisão ao ser concluída, a prefeita Luizianne já tinha deixado o mandato e assumia o atual prefeito, Roberto Cláudio.

O peemedebista destaca que o prefeito ao invés de destinar os 60% aos professores e os 40% para a melhoria do ensino desviou os recursos para fazer campanha política como por exemplo, o anúncio de um novo IJF.

O senador Eunício Oliveira conclui que é preciso corrigir a distorção feita principalmente na administração municipal de Fortaleza.

Fonte: Cearanews7

Jovem comemora 15 anos de vida em corpo de idoso devido à doença




Nihal Bitla que possui Síndrome de Hutchinson-Gilford (ou Progéria), uma condição genética incurável e muito rara desafiou os médicos ao comemorar 15 anos. Ele tem uma condição em que o corpo envelhece oito vezes mais rápido que o normal.

O menino, que vive na periferia de Mumbai, na Índia, sofre de calvície, tem rugas e membros extremamente enfraquecidos. A expectativa média de vida aos portadores da doença é de 14 anos, e muitos morrem devido a uma doença cardíaca chamada arteriosclerose, que geralmente afeta pessoas com mais de 60 anos.

Recentemente o adolescente comemorou 15 anos, superando as expectativas. Srinivas Bitla, seu pai, contou que dois meses depois que seu filho nasceu, notou manchas na pele do menino, mas somente há 5 anos ele foi diagnosticado com a condição.

Nihal passa seu tempo principalmente brincando com robôs e navegando na internet, e sua irmã, Vaishnavi, de 11 anos, o ajuda com os estudos.

Em dezembro de 2014 o menino visitou os EUA para um tratamento gratuito que parece ter deixado umimpacto positivo em sua vida, melhorando a flexibilidade de seu corpo, por exemplo.

Nihal contou que tinha três sonhos para realizar antes de morrer entrar em um Lamborghini, conhecer o robô Honda ASIMO e visitar a Disney. O primeiro desejo foi realizado porque a empresa fabricante do carrão convidou o jovem para seu showroom em Mumbai, depois de receber uma carta para isso.
 
Via meionorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário