Web Radio Cultura Crato

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Funceme registra chuvas em 96 municípios cearenses


chuvasA chuva que caiu em 96 municípios do Ceará nesta sexta-feira, 19, trouxe o segundo maior volume do ano registrado em Fortaleza. Foram 93.6 mm observados no posto do Pici, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior chuva na capital, desde março de 2015, foi do último dia 21 de janeiro, quando foram registrados 95 mm.
As chuvas, registradas entre as 7 horas da última quinta-feira, 18, e às 7 horas de sexta, foram provocadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). “É um fenômeno típico da quadra chuvosa, que ocorre entre fevereiro e maio”, detalha o meteorologista Raul Fritz.
Em janeiro, período chamado de pré-estação chuvosa, o Ceará alcançou o dobro da média histórica do mês. O acumulado foi o maior dos últimos quatro anos para o mês, mas em fevereiro esse volume esteve reduzindo significativamente.
Segundo Fritz, a redução ocorre devido à intensidade do El Niño e aos baixos níveis de variação da temperatura do oceano Atlântico. “A forma como o oceano está se apresentando, em termos de temperatura, indica essa tendência de chuva abaixo do acumulado da média na estação chuvosa”.
O oceano mais quente, abaixo da linha do Equador, influencia para a ocorrência de mais chuvas. “Mas a maior influência desses fenômenos deve ser a partir de março”, completa Fritz.
Trânsito
A Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) informou que não foi acionada para nenhuma ocorrência de alagamento, durante a manhã desta sexta. Três semáforos apresentaram falhas e ficaram apagados, mas foram normalizados. Foram eles: rua Sebastião de Abreu, próximo ao Iguatemi; cruzamento da Otávio Lobo com Bento Albuquerque; e Carolina Sucupira com Henrique Sabóia.
Maiores chuvas
Fortaleza teve a maior chuva do Ceará nesta madrugada, ainda conforme os dados da Funceme. Em seguida, registraram os maiores volumes: Acaraú (81.3 mm), Uruoca (70 mm), Granja (56 mm), Martinópole (52 mm), Pentecoste (48.6 mm), Ibiapina (46.5 mm) e Senador Sá (45 mm).
O relatório de monitoramento diário dos açudes do Estado, feito pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), mostra que não houve aporte significativo nos reservatórios. Apenas o açude de Caldeirões, em Saboeiro, está sangrando.
Ao todo, 130 açudes estão com volumes inferiores a 30%. Além do açude Caldeirões, dois açudes estão com volume acima de 90%: Trici (em Tauá) e Colina (em Quiterianópolis).
Ceará Agora

Polícia prende suspeitos da morte de PM em Jaguaretama. Trama foi vingança de uma quadrilha


Três suspeitos de envolvimento no assassinato de um policial militar, crime ocorrido na manhã desta sexta-feira (19) na cidade de Jaguaretama (a 241Km de Fortaleza), já estão presos. A Polícia caminha para esclarecer rapidamente o caso e as primeiras informações apontam que o PM  foi vítima de trama montada em Fortaleza por bandidos que teriam agido por vingança.
Entre os presos  está um casal de irmãos, nascido em Jaguaretama. Os dois são remanescentes de uma quadrilha familiar conhecida naquela região do Vale do Jaguaribe como os “Filhos de Senhorzinho Diógenes”.
Ricardo Saraiva Diógenes e uma irmã teriam tramado a morte do subtenente Carlos Herbênio Rodrigues, comandante do Destacamento da PM de Jaguaretama, para vingar a morte de um irmão deles, o assaltante e latrocida Lucivando Saraiva Diógenes, o “Gordo”, morto em um confronto com a Polícia Militar há  9 anos.
Foi na madrugada do dia 18 de junho de 2007, quando o bandido tombou  sem  vida na Fazenda Desterro, Distrito de Caiçara, na zona rural de Jaguaretama.
Policiais dos setores de Inteligência capturaram, agora  há pouco, em Fortaleza, dois suspeitos de envolvimento, um deles seria Ricardo Saraiva Diógenes, irmão de “Gordo”; e o assaltante de bancos Tairone de Freitas Barreto.
Já na cidade de Jaguaretama, uma irmã de “Gordo” foi detida e está sendo recambiada também para Fortaleza, onde deverá ser interrogada  juntamente com o irmão e o terceiro suspeito, o bandido Tairone.  Outro que está sebdo procurado é um homem identificado como  Josivan Reinaldo do Monte, conhecido como "Galego dos Colchões", que teria pilotado a moto usado na fuga do pistoleiro que executou o militar.
Morte de “Gordo”
O bandido “Gordo” foi morto depois de uma longa caçada policial ocorrida entre os anos de 2006 e 2007 nos Municípios de Jaguaretama, Jaguaribara, Solonópole, Morada Nova, Jaguaribe e São João do Jaguaribe. Na época, ele se tornou o “terror” daquela região. Agia em parceria com o não menos periculoso bandido Genilson Torquato Rocha, que, na época, era menor de idade. Genilson foi capturado na cidade de Mombaça (293Km de Fortaleza), dois meses após a morte de seu parceiro de crimes.
Naquela época, o então sargento Herbênio, já comandante do Destacamento da PM de Jaguaretama, comandou pessoalmente a caçada policial ao bandido durante vários meses, período em que houve vários tiroteios e perseguição na zona rural, em plena caatinga. As operações eram conjuntas com a Polícia Civil, tendo no comando desta os delegados Edmar Beserra Granja e Vera Lúcia Granja.
O bando dos “Filhos de Senhorzinho Diógenes” aterrorizava os moradores de vários municípios da região e a quadrilha só foi desfeita após a morte de “Gordo” no confronto com a PM.
Fonte: Blog do Fernando Ribeiro

Governo de Camilo Santana tem a pior média de policiais assassinados no Ceará. Um agente morto a cada 20 dias



Em apenas um ano e dois meses à frente do Palácio da Abolição, o governador Camilo Santana (PT), já amarga o recorde de ser o chefe do Executivo com maior número de policiais assassinados no Estado no menor intervalo de tempo. Foram 20 PMs e inspetores mortos em 415 dias de gestão, uma média de um a cada 20 dias. Contando apenas 2016, essa média é ainda pior, foram cinco em 50 dias, um a cada 10 dias. 

O clima nos quartéis é de revolta e indignação. Nas redes sociais houve até quem conclamasse a tropa a dar início a uma paralisação das atividades, em protesto diante da violência armada que atinge os membros da Corporação. Apontam o silencia e a falta de atitudes do governador e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, pelo aumento da violência no estado e a intimidação aos agentes.

Na semana passada, Camilo Santana e Delci Teixeira foram expulsos do velório de um policial militar pertencente ao Batalhão Raio, morto durante uma tentativa de assalto no bairro Pici, em Fortaleza. Tratava-se do soldado Augusto Herbert Félix.

Hoje, a vítima foi o subtenente PM Carlos Herbênio Rodrigues, comandante do Destacamento da PM do Município de Jaguaretama (a 241Km de Fortaleza).

Em 2015, primeiro ano da gestão de Camilo Santana, 10 policiais militares e cinco policiais civis foram assassinados no Ceará. Já neste ano, em apenas 50 dias, já são cinco agentes mortos.

Veja agora a lista completa dos policiais mortos em 2015 e 2016:

POLICIAIS MORTOS NO CEARÁ EM 2015

01 (14.01) – Soldado PM SAMUEL RODRIGUES TABOSA, morto em tentativa de assalto na porta de casa, no Conjunto Prefeito José Walter.

02 (28.01) – Inspetor da Polícia Civil TONY ÍTALO LIMA PINHEIRO. Baleado em uma tentativa de assalto na Rua Monsenhor Salazar, no bairro São João do Tauape. Morreu três dias depois.

03 (02.03) – Soldado PM SELBIANO FREIRE BARROSO, morto em um assalto nas dependências de um cartório no bairro Maraponga.

04 (08.06) – Inspetor da Polícia Civil ANTÔNIO MÁRCIO RIOS DE SOUSA, morto a tiros por bandidos durante assalto a uma lan house no bairro Monte Castelo , em Fortaleza.

05 (12.06) – Inspetora da Polícia Civil MARIA GORETE DE OLIVEIRA, assassinada a tiros por um assaltante na Avenida José Leon, no bairro Parque Manibura.

06 (24.06) – Soldado PM DOUGLAS DOS SANTOS SILVA, assassinado por bandidos na Rua Riacho Doce, no bairro Mondubim. Caso sob investigação 

07 (31.07) - Subtenente PM JESSÉ DE MOURA FREIRE NETO, assassinado durante uma tentativa de assalto no Centro de Fortaleza.

08 (03.08) – Sargento PM LUCIANO TAVARES SIMÕES, 64 anos, da reserva, é assassinado e tem o corpo carbonizado na cidade de Russas.

09 (14.08) – Soldado PM CÍCERO SOARES falece em decorrência de tiros sofridos aos reagir a um assalto em um supermercado na cidade de Barbalha, no dia 4.8.2015

10 (29.08) – Ex-sargento PM JOÃO AUGUSTO DA SILVA FILHO, conhecido por “Joãozinho Catanã”, é assassinado, a tiros, na porta de sua casa, no bairro Dom Lustosa. A Polícia suspeita de um caso de vingança. Ele era suspeito de chefiar uma milícia ligadas à vigilância clandestina.

11 (08.09) – Sargento da Reserva da PM, LUÍS GOMES PLÁCIDO, 54 ANOS, assassinado a golpes de faca em um suposto crime passional na localidade de Garrote, no Município de CAUCAIA. O acusado, Fernando Antônio Sousa Dias, preso em flagrante.

12 (08.10) – Escrivão da Polícia Civil do Ceará, PAULO ROBERTO COSME BEZERRA, 44 anos, lotado na Delegacia Municipal de Pacajus, foi assassinado, a tiros, quando se encontrava em um restaurante na Avenida Washington Soares, no bairro Messejana. Suposta pistolagem.

13 (11.11) – Soldado da Polícia Militar, VALTEMBERG CHAVES SERPA, destacado no 16º BPM (Messejana), foi morto, com um tiro na cabeça, durante uma tentativa de assalto no campo da Uniclinic, no bairro Lagoa Redonda.

14 (14.11) – Cabo da PM JOSÉ MARQUES FERREIRA, destacado no Tribunal de Justiça do Estado, tentou intervir no assalto a uma agência lotérica e foi morto a tiros. Crime ocorreu na Avenida Lineu Machado, no bairro João XXIII, em Fortaleza.

15 (31.12) – Policial civil do Distrito Federal, ANTÔNIO ROBÉRIO DE OLIVEIRA, cearense. Foi assassinado, a tiros, ao reagir a um assalto em BEBERIBE, onde passava férias com a família. Bandidos atiraram contra o agente.

POLICIAIS MORTOS NO CEARÁ EM 2016

01 (07.01) – HUDSON DANILO DE OLIVEIRA, 26 anos, policial militar, soldado, baleado por assaltantes durante uma ocorrência de roubo em uma fazenda na zona rural do Município de Jaguaretama. Morreu dois dias depois no IJF-Centro.

02 (19.01) – BENEDITO GOMES ASSUNÇÃO, 53 anos, policial militar, graduação de subtenente, baleado e morto durante uma briga de trânsito na cidade de Juazeiro do Norte. Dois suspeitos do crime foram presos em flagrante.

03 (28.01) – JOSÉ EUDES DA SILVA MONTE, 47 anos, policial militar, na graduação de sargento, morto a tiros durante assalto a um coletivo no bairro Conjunto Ceará.

04 (12.02) – AUGUSTO HERBERT FÉLIX, 27 anos, policial militar, destacado no BPRaio, morto numa tentativa de assalto na Travessa Santo Amaro, no bairro Pici.

05 (19.02) – CARLOS HERBÊNIO RODRIGUES, graduação de subtenente, comandante do Destacamento da PM na cidade de Jaguaretama. Morto por bandidos quando fazia cooper.

FONTE: BLOG DO FERNANDO RIBEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário