Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Comando de superintendência da Polícia Federal no Ceará muda


O delegado Renato Casarini Muzy, 41, não é mais o superintendente da Polícia Federal no Ceará.
Para substitui-lo, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, nomeou o delegado Delano Cerqueira Bunn, 38.
Nascido em Curitiba (PR), ele assumirá o comando da instituição no Ceará no próximo dia 29.
Natural de Marília (SP), Casarini estava na Superintendência desde abril de 2013.

PF não encontra dinheiro supostamente enterrado em imóvel de luxo


Não foi encontrada nenhuma quantia em dinheiro enterrada no condomínio de casas de luxo na Praia do Futuro, em Fortaleza. As buscas pelos milhões de euros, supostamente escondidos no jardim da residência, faziam parte da operação Fiorino, que investiga esquema de lavagem de dinheiro e venda de drogas por quadrilha holandesa.
O trabalho realizado durante toda a manhã de ontem foi comandado pela Polícia Federal no Ceará, em acordo de cooperação internacional com a Holanda. No imóvel na Capital, foram feitas escavações com ajuda de equipamentos rastreadores de solo na área externa da casa.
De acordo com o delegado Welington Santiago, responsável pelas investigações em solo cearense, a residência pertencia ao líder da quadrilha — um holandês casado com uma brasileira. A operação foi desencadeada simultaneamente no Brasil e na Europa. Um casal, que tem parentesco com o chefe do esquema, foi preso na Holanda.
Buscas
Segundo o delegado, o imóvel estava fechado, mas havia indícios de cuidados recentes no local. Foram apreendidos documentos no interior da casa, adquirida com dinheiro do esquema ilícito, que devem auxiliar nas investigações holandesas. A residência foi bloqueada e deve ser colocada à venda em breve, detalhou Santiago.
Vizinhos relataram à Polícia Federal que não suspeitavam de escavações para esconder o suposto dinheiro. Os moradores informaram ainda que o casal e os filhos iam pouco à residência.
A hipótese do esconderijo foi levantada pela polícia holandesa no andamento das investigações. Após cumprimento de mandado ontem, o delegado Welington Santiago afirma que a participação da Polícia cearense foi encerrada. “As medidas necessárias para a busca foram realizadas, com absoluta certeza de que todos os esforços, inclusive com meios tecnológicos, foram utilizados”, comentou.
Investigações
Os materiais apreendidos serão encaminhados para a Polícia Judiciária holandesa, que dará prosseguimento às investigações. O principal suspeito, segundo informou Santiago, encontra-se na Holanda, onde já responde a processos criminais pelos mesmos crimes de “cultivo, preparação e distribuição de maconha”, além da lavagem de dinheiro.
Saiba mais
Uso legalizado
O caso é peculiar, destaca o delegado da Polícia Federal, Welington Santiago. “Apesar de o uso e até a produção do entorpecente serem permitidos nessa parte da Europa, tudo deve ocorrer sob controle estreito do governo holandês”, explica. Conforme Santiago, se a produção e o consumo não cumprem os requisitos de controle, é configurado o crime.
Por Cinthia Freitas - O POVO

Cobrança extra na conta de luz será eliminada em abril


as bandeiras tarifárias da energia elétrica / VALE  ESTA (Foto: Editoria de Arte/G1)O ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, anunciou na noite desta quinta-feira (25) que não haverá cobrança extra nas contas de luz em abril devido ao desligamento de usinas térmicas, que geram energia elétrica mais cara. Em abril, entrará em vigor a bandeira verde, que, pelo sistema de bandeiras tarifárias representa a ausência de cobrança extra na conta de luz. A eliminação da cobrança extra em abril não significa que o sistema de bandeiras tarifárias será abolido. Se no futuro o governo necessitar ligar mais usinas térmicas novamente, a cobrança será retomada. É a primeira vez que a bandeira verde será implementada, desde janeiro de 2015, quando entrou em vigor o sistema de bandeiras tarifárias. O sistema aplica uma cobrança extra nas contas de luz quando fica mais caro produzir energia no país.
Março - O ministro reafirmou que, a partir de março, a cobrança extra da bandeira tarifária cairá dos atuais R$ 3, da bandeira vermelha, para R$ 1,50, da bandeira amarela. O anúncio já havia sido feito no início de fevereiro. Em março, será a primeira vez desde a entrada em vigor do sistema, em janeiro de 2015, que a bandeira sairá do vermelho - que indica que o custo da produção da energia no país está muito alto - para amarelo, que indica melhora nessa situação.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário