Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Polícia Civil vai apurar responsabilidade sobre desabamento nas obras do viaduto. Pefoce fará laudo


Terça-Feira  23.2.2016 159Peritos da Coordenadoria de Criminalística (CC) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) iniciam na manhã desta terça-feira (23) levantamentos no local do desabamento da estrutura de montagem da ponte sobre o Rio Cocó e do viaduto que está sendo erguido no  cruzamento das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges, no bairro Aerolândia, nesta Capital.
O laudo que será produzido pelos peritos-engenheiros da Pefoce será o documento que vai nortear as investigações em torno do caso. A Polícia Civil deve, ainda hoje, instaurar inquérito que vai apurar as responsabilidades do desastre ocorrido no começo da noite de ontem, quando a estrutura de sustentação da concretagem dos pilares desabou, matando, pelo menos, dois operários e deixando sete feridos, dois deles em estado considerado grave.
Nesta manhã, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM)  retomou a operação de buscas no local para concluir o processo de varredura nas estruturas e verificar se ainda há alguma vítima. Já os feridos no desabamento permanecem internados no Instituto Doutor José Frota (IJF).
Apurar
Na noite passada, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, esteve no IJF-Centro onde foi acompanhar o atendimento médico de emergência aos feridos no desabamento. Na saída, cercado por assessores e jornalistas, ele informou que a Prefeitura vai constituir uma comissão para apurar as causas e responsabilidades pelo acidente. “O povo de Fortaleza merece saber o que aconteceu”, advertiu o gestor.
Já o presidente do Conselho regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-Ceará), Vítor César da Frota Pinto,informou que uma equipe daquela entidade também estará nesta terça-feira no local do desastre para apurar as causas do desabamento. Um parecer técnico deve ser elaborado nas próximas semanas.  Ele ressaltou que o Crea não é o responsável pela fiscalização de obras, mas de zelar pelo exercício da profissão dos engenheiros.
Fonte: Blog do Fernando Ribeiro

Ceará tem 70% de chance de permanecer no 5º ano de seca, aponta Funceme


foto funceme eduardo sávio
Pres. da Funceme
O Ceará tem 70% de chance de ter a quadra chuvosa abaixo da média histórica em 2016, segundo novo prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado na manhã desta terça-feira, 23. O novo documento climático foi elaborado para os meses de março, abril e maio.
"Não é informação que gostaríamos de passar, mas temos o dever de mostrar os riscos", afirma o presidente da Fundação, Eduardo Sávio Martins. O novo prognóstico climático foi elaborado para os meses de março, abril e maio. No início da ano, a probabilidade do Ceará entrar no 5º ano de seca era de 65%, conforme prognóstico para os meses de fevereiro, março e abril.
O documento da Funceme aponta ainda que a chance de haver precipitações em torno da média é de 25%; a probabilidade de chuvas acima da média é de apenas 5%.
Segundo Eduardo, as chuvas concentradas no litoral não ajudam no aporte do Estado. ''As chuvas precisam ser acima da média nas demais regiões", disse.
A atuação do El Niño é o principal fator para esse cenário negativo, pois a alta intensidade dele diminui as chances de precipitações mais regulares no Ceará. A variação neutra de temperatura do Oceano Atlântico também influencia.
"O que devemos fazer é nos preparar e conscientizar a população a fazer uso responsável da água, pois a situação de açudes preocupa", disse Martins.
Redação O POVO Online com - informações da repórter Thaís Brito

Sai convocação para a Prova Final da 5ª turma do Concurso da PMCE


O Governo do Estado do Ceará está convocando os candidatos para Prova Objetiva Final do Curso de Formação Profissional da 5ª Turma do Concurso Público para Soldado da PMCE 2011. A prova tem caráter eliminatório e classificatório e será aplicada no dia 28 de fevereiro de 2016, domingo, no horário das 9 às 13 horas, na Universidade Estadual do Ceará, Campus do Itaperi, Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Itaperi, Fortaleza, Ceará.
O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e de documento de identidade original.
O Cartão de Informação, constando a sala em que o candidato realizará a prova e outras informações estará disponível no site da UECE (AQUI), no dia 25 de fevereiro de 2016, a partir das 17 horas. Confira AQUI o edital na íntegra.
Fonte: Camocim Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário