Web Radio Cultura Crato

domingo, 6 de agosto de 2023

Governo Federal relança programa Luz para Todos

 

Paulo Junior Foto: Governo Federal

Nesta fase o programa planeja levar eletricidade para cerca de 500 mil pessoas. O prazo de execução vai até 2026.
Em cerimônia realizada nessa sexta-feira (4) o Governo Federal relançou o programa ‘Luz para Todos’. O presidente Lula (PT) fez o anúncio do retorno do programa durante evento em Parintins, no Amazonas. Destaca-se que o projeto tem como objetivo central levar eletricidade a localidades remotas, e nesta fase tem como ação central a eletrificação de áreas ainda descobertas no Norte do país, especialmente em parte da Amazônia. 

Durante o evento, o petista lembrou que na primeira fase do Luz para Todos cerca de 16 milhões de brasileiros foram beneficiados. De acordo com o presidente, neste momento a expectativa é que outras 500 mil pessoas tenham acesso à eletricidade. O prazo para que isso ocorra é 2026. 

Salienta-se que o governo destacou que o programa toma como base de atuação o combate à pobreza energética, além do respeito às marcas culturais dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. 

Ao longo do discurso, o titular do executivo nacional também afirmou que há compromisso de seu governo com o cuidado e preservação da Amazônia. Disse, ainda, que em uma semana participará da Cúpula da Amazônia, que reunirá os oitos países amazônicos. 


Percentual de álcool na gasolina pode aumentar para 30%, afirma Alckmin

 

Paulo Junior Foto: Reprodução
O político disse que há um estudo em análise, a fim de definir a viabilidade da ampliação do teor.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou em evento público realizado nessa sexta-feira (4) que o governo estuda a possibilidade de elevar o nível de álcool na gasolina atualmente vendida no Brasil. De acordo com Alckmin, a expectativa é sair dos atuais 27% para 30%. 

O político destacou que essa ação faria com que o país passasse a ter um dos combustíveis mais limpos do mundo. Alckmin não chegou a apresentar um prazo para a mudança entrar em vigor, ponderou apenas que há um estudo em execução. 

A elevação do percentual de combustíveis de origem limpa junto com os de origem fóssil já vem ocorrendo. Por exemplo, recentemente modificou-se a mistura do diesel, que passou a conter 12% de biodiesel. Acrescenta-se, ainda, que o Conselho Nacional de Política Energética, responsável por aprovar o aumento, pretende atingir 15% até 2026. 

Em conversa com a imprensa, Geraldo Alckmin pontuou que o Brasil tem a oportunidade de se tornar um líder global na produção de combustíveis importantes para o contexto geopolítico, como o combustível de aviação. O vice-presidente disse, também, que o governo projeta um investimento de R$20 bilhões para pesquisa e inovação em biocombustíveis, esse valor será repassado ao longo dos próximos quatro anos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário