Uma jovem de 23 anos, ex-presidiária tornou-se a 101ª vítima dos homicídios
Jovens são mortas por envolvimentos no tráfico e com grupos criminosos
O Ceará ultrapassou, na noite da última segunda-feira (20), a marca de 100 assassinatos de mulheres neste ano. Uma jovem de 23 anos de idade se tornou a 101ª mulher morta no estado em apenas quatro meses, incompletos. A violência contra a mulher tem aumentado no mesmo ritmo dos assassinatos em geral no Ceará, desde o início de 2020.
Layane Mesquita da Silva era uma ex-presidiária que havia recebido da Justiça o direito de cumprir a pena em liberdade mediante monitoramento eletrônico. Ela usava uma tornozeleira e tinha que cumprir a determinação judicial de permanecer em casa.
Mesmo cumprindo a ordem da Justiça, Layane não escapou de um “acerto de contas” de facções criminosas. Na noite de segunda-feira (20), ela e o irmão, Francisco Lucas Ribeiro dos Santos, 25, foram mortos com muitos tiros de pistola dentro de casa, no Município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Com a morte dela, agora são 101 mulheres assassinadas no Ceará neste primeiro quadrimestre do ano, faltando ainda nove dias para o fim de abril.
As mortes violentas de mulheres no Ceará estão ligadas, em sua maioria, ao envolvimento das vítimas com o crime, como tráfico de drogas e participação em grupos criminosos (facções). Outros componentes desta estatística são os casos de feminicídio (passionais) e os crimes sexuais (estupros seguidos de assassinatos), além de latrocínios (roubos seguidos de morte).
Balanço - Em janeiro deste ano, 30 mulheres foram mortas no Ceará. O número se repetiu em fevereiro (30). Em março foram 27 casos; e em abril (entre os dias 1º e 20) já foram contabilizados 14 crimes do gênero.
Taxa de letalidade por Covid-19 chega a 6% no Ceará, com 221 óbitos confirmados
Segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Ceará, foram 15 mortes a mais em relação ao balanço divulgado na segunda-feira
O Ceará alcançou 3.682 casos confirmados e 221 mortes devido ao novo coronavírus nesta terça-feira (21). De acordo com balanço da plataforma IntegraSUS, a letalidade da doença chega a 6%, a maior registrada até agora. Foram 15 óbitos a mais em relação ao último balanço, divulgado às 17h de segunda-feira (20).
Fortaleza permanece sendo o Município do Ceará com o maior número de casos: 3.018 infecções e 176 óbitos.
Ao todo, 102 municípios do Ceará já têm pacientes infectados.
Boletim oficial - Atualizado em 21/04, 17h44
Policial militar é morto em tentativa de assalto em Fortaleza
O PM, que era integrante do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), estava com a esposa - Os criminosos anunciaram o assalto e atiraram quando perceberam que a vítima era policial
O PM estacionou para ir ao supermercado e foi surpreendido pelos assaltantes - O militar foi levado para o hospital, mas morreu
Um policial militar do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) foi morto na noite desta terça-feira (21) durante tentativa de assalto no cruzamento da Rua Napoleão Laureano com Avenida 13 de Maio, no bairro de Fátima, em Fortaleza. O sargento Carlos Alberto de Figueiredo Júnior, 45, foi baleado na cabeça, chegou a ser levado para o Instituto Doutor José Frota (IJF), mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com policiais que atenderam a ocorrência, o PM chegou no veículo com a esposa e estacionou para ir ao supermercado. Criminosos chegaram em outro carro, um Toyota Corolla e anunciaram o assalto.
Um dos assaltantes atirou ao perceber que a vítima era policial. A mulher não ficou ferida. Até a publicação desta matéria nenhum suspeito pelo crime havia sido preso.
A Polícia Militar do Ceará publicou nota de pesar pela morte do sargento e afirmou que “o Comando da Corporação se solidariza com a dor dos familiares e amigos, ao tempo em que coloca o aparato da Instituição à disposição”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário