Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Eduardo Cunha tirou Silvio Santos da corrida presidencial em 1989


O presidente da Câmara de deputados, Eduardo Cunha, foi o responsável por tirar Silvio Santos da corrida presidencial em 1989. De acordo com o Buzzfeed, foi o peemedebista que encontrou uma falha no registro do PMB, legenda pelo qual o dono do STB saiu como candidato. Na época, a concorrência de Silvio era um dos maiores temores de Fernando Collor de Mello. Com o feito, Cunha foi indicado por PC Farias para a presidência da Telerj, a estatal de telefones do Rio de Janeiro. O erro descoberto por Cunha era que o PMB não havia feito o número mínimo de convenções exigido pela legislação eleitoral. Eram nove e o partido comprovou somente quatro. Foi então que no dia 9 de novembro de 1989, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) caçou o registro do PMB e anulou a candidatura do Homem do Baú. O apresentador não tentou novamente a carreira política, ao contrário de Cunha, que não só chegou à liderança dos deputados, como agora acumula processos por suspeita de recebimento de propina.

camocimimparcial.

Cientistas criam sensor que detecta câncer, Alzheimer e Parkinson


Pesquisadores do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), em Campinas (SP), criaram um biosensor capaz de detectar moléculas relacionadas a doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, e a alguns tipos de câncer. Além da portabilidade e do baixo custo, outra vantagem do aparelho é a sensibilidade com que detecta as moléculas, ajudando no diagnóstico das enfermidades. O equipamento surgiu a partir do projeto intitulado "Desenvolvimento de novos materiais estratégicos para dispositivos analíticos integrados", que envolve pesquisadores de diferentes áreas no desenvolvimento de dispositivos do tipo point of care, como são chamados os sistemas de testes simples executados junto com o paciente. Carlos Cesar Bufon, coordenador do laboratório, explica que com essas plataformas doenças complexas podem ser diagnosticadas de forma rápida, segura e relativamente barata. Isso porque a tecnologia utiliza sistemas em escala nanométrica para identificar as moléculas no material analisado. Ele destaca ainda que é a primeira vez que a tecnologia de um transistor orgânico é utilizada para diagnosticar doenças degenerativas. E que o dispositivo tem mais sensibilidade nas análises. "Elas podem ser identificadas mesmo estando presentes em baixas concentrações no material examinado", conta o pesquisador. "Isso porque as reações são detectadas em escala nanométrica, ou seja, de milionésimos de milímetros", completa. Outra vantagem é que o sistema pode ser adaptado para detectar outras substâncias, como moléculas relacionadas a diferentes doenças e elementos presentes em material contaminado. Ele também poderá ser usado em outras aplicações, bastando alterar as moléculas incorporadas no sensor e que reagirão na presença dos componentes químicos. O trabalho desenvolvido no laboratório visa a criar soluções para responder com agilidade a uma série de demandas. A pesquisa que resultou no biosensor - e que teve a coordenação de Carlos Cesar Bufon - é de autoria dos pesquisadores Rafael Furlan de Oliveira, Leandro das Mercês Silva e Tatiana Parra Vello.

Rato morto é encontrado em molho de tomate, relata consumidor


O músico Gustavo Loureiro, do Rio de Janeiro, teve uma surpresa desagradável antes de preparar um macarrão com almôndegas à bolonhesa. Segundo ele, o molho de tomate da marca Quero tinha dentro um rato morto. Em declaração ao Jornal O Dia, Gustavo disse que já havia usado uma embalagem inteira e que quando abriu uma outra percebeu o animal: "Fiquei muito assustado", disse. Gustavo chegou a ligar para o telefone 1746, número de reclamações da Prefeitura do Rio, para comunicar a Vigilância Sanitária, mas não obteve sucesso. O consumidor relatou que o produto pertence ao lote L290536m5-1. Gustavo ainda tentou contactar a Quero Alimentos, a mesma empresa da marca Heinz, que já possui se envolveu em outra história semelhantes quando, em 2013, foi identificado no México produtos com pelo de roedor. Ao ser procurada, a assessoria da marca informou que já entrou em contato com Gustavo para que fosse agendada uma visita técnica e, então, o produto fosse analisado. A Vigilância Sanitária, por sua vez, disse através de nota que vai recolher amostras do produto para análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário