Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Seis cidades cearenses terão terminais de cargas da Transnordestina

 


Foto Kid Junior
Com as obras da nova Transnordestina no trecho do Ceará em plena execução, o mapa logístico do estado está sendo redesenhado. Com o objetivo de realizar o escoamento de cargas, a ferrovia tem dez terminais de carga já mapeados, sendo seis deles em território cearense. Os outros quatro são divididos igualmente entre Pernambuco e Piauí. 

As cidades de Quixadá e Maranguape foram confirmadas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) neste mapa logístico de terminais, juntamente com Missão Velha, Iguatu, Quixeramobim e o terminal de cargas no Porto do Pecém que fará a ligação das malhas ferroviárias da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) e a Transnordestina Logística S.A. (TLSA).

Os pontos relevantes foram mapeados pela TLSA, concessionária da Transnordestina, e pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) há cerca de dois anos. Desde então, estudos vêm sendo feitos para a viabilidade dos projetos executivos.

Com informações do Diário do Nordeste.

Data center do TikTok no Ceará abre 240 vagas de emprego

Foto Fabiane de Paula 
Em fase de implantação, o conglomerado de data centers operado pela Omnia, no município de Caucaia, está com 240 vagas de emprego abertas para a etapa de construção. As oportunidades fazem parte de um projeto de grande porte, orçado em R$ 200 bilhões, que conta com a participação da ByteDance, controladora do TikTok, e da empresa Casa dos Ventos.

Neste momento, as vagas são voltadas principalmente para profissionais da construção civil. Estão disponíveis 80 postos para pedreiros, 60 para carpinteiros e 100 para ajudantes, que atuarão em serviços de alvenaria, concreto, montagem de formas e apoio às atividades gerais da obra. Os benefícios oferecidos incluem vale-transporte, refeição no local e tíquete cesta alimentação.

De acordo com a Omnia, novas oportunidades serão abertas nas fases seguintes do projeto. Estão previstas vagas para funções técnicas, que exigirão experiência comprovada e formação em cursos técnicos compatíveis com as áreas de atuação, além de cargos operacionais como mecânicos montadores, eletricistas, pedreiros, carpinteiros e ajudantes.

A empresa informa ainda que as contratações serão realizadas pela construtora Afonso França, responsável pela execução da obra, além de possíveis empresas terceirizadas. Por isso, as vagas poderão ser divulgadas por diferentes canais, contemplando oportunidades diretas, indiretas e terceirizadas ao longo do desenvolvimento do projeto.

Com informações da Mais FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário