Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Denúncias de maus-tratos a animais crescem 65,1% no Ceará

 


Foto Shutterstock 
Como resultado da maior conscientização da população e do fortalecimento das ações de divulgação voltadas à proteção animal, o Disque-Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), registrou aumento expressivo na procura pelo serviço. Em comparação com 2024, o volume de denúncias cresceu 65,1%, consolidando os crimes de maus-tratos a animais como o segundo tipo de ocorrência mais reportada em 2025.

Os registros relacionados à violência contra animais ficaram atrás apenas das denúncias envolvendo tráfico de drogas. O dado reforça o papel do canal como ferramenta essencial de participação social no enfrentamento a crimes ambientais e contra a fauna.

Ao longo de 2025, o Disque-Denúncia 181 recebeu 2.839 denúncias anônimas relacionadas a maus-tratos a animais. No ano anterior, o serviço havia contabilizado 1.720 registros, evidenciando crescimento contínuo na utilização do canal pela população cearense.

DENÚNCIAS

Somente em janeiro de 2026, o número de denúncias apresentou aumento de 133,8% em relação ao mesmo período de 2025, saltando de 148 para 346 registros. As informações foram consolidadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.

Para o coordenador da Coin, delegado Nelson Pimentel, os dados demonstram que a sociedade compreendeu a importância do Disque-Denúncia 181 no combate aos crimes contra os animais.

“Atualmente, o serviço funciona por três canais de comunicação: ligação telefônica para o 181, envio de informações pelo WhatsApp 85 3101-0181 e o uso do site E-Denúncia. O cidadão pode repassar dados sobre crimes que já tenham ocorrido ou que estejam em andamento”, afirma Nelson PImentel.

Com informações do Sire Opinião CE.

Dono de clube de festas é morto com vários tiros no interior do Ceará

Foto Reprodução 
O dono de um clube de festas foi assassinado no final da manhã desta segunda-feira (9), no Bairro BelaVista, na cidade de Parambu.

A vítima foi identificada como Lindomar Alves Bahia, 53 anos, proprietário do clube de festas Alto Bela Vista. Segundo informações da Polícia Militar, ele estava em seu estabelecimento quando três homens chegando em duas motocicletas, efetuaram vários disparos de arma de fogo, atingindo a vítima. Em seguida, os autores fugiram tomando rumo ignorado.

Lindomar ainda foi socorrido e encaminhado ao Hospital Dr. Cícero Ferreira Filho, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

O rabecão foi acionado para a condução do corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Tauá.

As forças de segurança do município realizam diligências na tentativa de elucidar o caso.

Com informações do Repórter: Lenno Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário