![]() |
| Foto Shutterstock |
>Relatório do Itaú aponta que o consumo de produtos e serviços no Ceará apresentou forte alta em janeiro, com expansão de 20% sobre igual período de 2025. As férias escolares contribuíram de forma preponderante para o incremento da movimentação no comércio cearense.
Entre os setores mais beneficiados durante o período estão materiais de construção, com alta de 47,1%, celulares, com aumento de 31,6%, parques de diversão e parques temáticos, que obteve acréscimo de 28,5%, e vestuário e acessórios, com crescimento de 21%.
Pré-Carnaval mantém comércio aquecido
No Pré-Carnaval, ainda segundo o relatório, as vendas no Ceará também assinalaram crescimento (da ordem de 13%), enquanto Pernambuco e Bahia registraram expansões de 15,6% na BA e 13,9%, respectivamente.
Os números do Itaú consideram as vendas realizadas com Pix e cartões de débito e crédito, feitas de pessoa física (PF) para pessoa jurídica (PJ), tanto no e-commerce quanto presencialmente.
Com informações do Diário do Nordeste.
Projeto São Francisco dobrará a vazão das águas para o Ceará
![]() |
| Foto Carlos Marlon |
Alô, cearenses! Chegou da Secretaria de Recursos Hídricos (SHR) a muito boa notícia de que, nos próximos dias, o ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) dobrará a vazão das águas do Projeto São Francisco que, pelo seu Canal Norte, saem de Cabrobó, em Pernambuco, e chegam ao açude Castanhão, o maior do Ceará. Hoje, por razões técnicas, está suspenso o bombeamento dessas águas (prosseguem os serviços de instalação de mais bombas na Estação Elevatória de Salgueiro). Ramon Rodrigues, secretário Executivo da SRH, explica por quê:
“No que se refere às condições hidrológicas naturais à jusante (abaixo da barragem de Jati, que está cheia e vertendo), observa-se que o Riacho Seco e o Rio Salgado apresentam escoamento ativo em razão das últimas chuvas, configurando cenário favorável para a eventual liberação de água com destino ao Castanhão, pois a presença de lâmina d’água corrente no leito desses rios contribui para o melhor aproveitamento volumétrico transferido, reduzindo perdas por infiltração e aumentando a eficiência hidráulica do deslocamento ao longo do vale.” Ponto, parágrafo.
O governo do Ceará, por meio de sua SRH, solicitou a ampliação da vazão de 5 m² (metros cúbicos por segundo) para 10 m³/s, com o que estará garantido o fornecimento de água para o consumo humano (prioridade do Projeto S. Francisco) e, também, para a atividade econômica no Baixo Jaguaribe e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). “Essa liberação pode começar nos próximos dias”, disse Ramon Rodrigues.
Com informações do Diário do Nordeste.
.webp)

Nenhum comentário:
Postar um comentário