Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Pré-estação chuvosa no Ceará termina abaixo da média mesmo com chuvas no fim de janeiro

Foto Davi Rocha

Os meses de dezembro e janeiro recebem as chuvas que antecedem a quadra principal do Ceará, entre fevereiro e maio, e tiveram resultados fora do normal entre 2025 e 2026. Mesmo com as fortes chuvas registradas na última semana de janeiro, o período terminou abaixo da média histórica.

Até a metade do último mês, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o período da pré-estação chuvosa 2025/2026 era o segundo pior desde que os registros oficiais começaram, em 1973.

O Calendário de Chuvas mostra que, em dezembro de 2025, o acumulado no Estado foi de apenas 17,7 mm, enquanto a média histórica para o mês é de 31,3 mm.

Até a divulgação do prognóstico da Funceme, no dia 21 deste mês, o déficit estava ainda mais acentuado: em janeiro de 2026, havia chovido somente 14,4 mm, valor bem inferior comparado à média de 99,8 mm.

Historicamente, esse desempenho só não era pior do que o registrado no biênio 1982/1983, que detém o recorde negativo da série histórica, com apenas 26,7 mm (11,7 mm em dezembro e 13 mm em janeiro). O somatório dos dois meses é de 131,1 mm.

Contudo, entre os dias 26 e 30, o Ceará recebeu chuvas intensas associadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema atmosférico comum na pré-estação chuvosa e que favorece a formação de áreas de instabilidade.

Por três dias seguidos, mais de 150 cidades tiveram chuvas, várias delas com mais de 100 mm em um único dia. O grande destaque ocorreu em Itapipoca, no Litoral Oeste, entre os dias 27 e 28; a cidade teve a 5ª maior precipitação da série histórica da Funceme, com 264,8 milímetros.

Assim, até o último dia 31 de janeiro, o acumulado para o mês no Estado deu um salto para 68,7 mm, mas ainda insuficiente para enquadrar a pré-estação na categoria “em torno da média histórica” - que abrange o intervalo de 100 mm a 172 mm.

Com informações do Diário do Nordeste.

Sobe para 16 o número de mortos em acidente de ônibus saído de Juazeiro do Norte

Foto Divulgação/Governo de Alagoas.
Subiu para 16 o número de mortos em acidente de ônibus que saiu de Juazeiro do Norte, no Ceará, a caminho de Alagoas, na manhã desta terça-feira (3). Além disso, 18 sobreviventes permanecem internados. O Governo de Alagoas atualizou, às 18h30, que 15 vítimas morreram no local, enquanto uma criança de 4 anos, do sexo masculino, faleceu nesta tarde, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santana do Ipanema.

Os corpos dos romeiros — com vítimas que vão de idosos a crianças — foram recolhidos pelo Instituto Médico Legal (IML). O acidente ocorreu na rodovia AL-220, no município de São José da Tapera, no Sertão alagoano. O veículo capotou no trajeto de retorno para Alagoas após participar da Romaria de Nossa Senhora das Candeias.

Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do acidente, sendo conduzido pelo delegado Diego Nunes, titular do 38º Distrito Policial de São José da Tapera. A perícia foi concluída, mas exames complementares ainda serão realizados para consolidar o laudo e esclarecer as causas do acidente.


"Toda a equipe responsável pela investigação chegou ao local logo após o ocorrido, onde foram realizadas as diligências iniciais, colhidos relatos de testemunhas e feita a coleta de informações e elementos técnicos", detalhou o Governo de Alagoas, em nota.

Com informações do Diário do Nordeste.

Trabalhador morre após ser atingido por máquina nas obras da Transnordestina em Quixeramobim

Foto Reprodução 
Um acidente com vítima fatal foi registrado na tarde dessa terça-feira (3), nas obras da ferrovia Transnordestina no município de Quixeramobim.

De acordo com as primeiras informações, o acidente vitimou um homem identificado como Wladison Alves, que trabalhava como topógrafo, acabou perdendo a vida após ser atingido por uma máquina pesada. As circunstâncias de como o acidente ocorreu ainda estão sendo apuradas.

Logo após o acidente que ceifou a vida do trabalhador, a empresa responsável pela obra decidiu encerrar os trabalhos no dia de hoje.

Com informações do Site Monolitos Post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário