![]() |
| Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil |
A pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada nesta quarta-feira (4), aponta ampla vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Ceará em uma eventual disputa presidencial em 2026. O levantamento mostra o petista na liderança em todos os cenários testados no Estado, confirmando sua forte presença eleitoral entre os cearenses.
Na primeira simulação, Lula aparece com 57% das intenções de voto. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principal nome da oposição, soma 18%. Em seguida surgem Ratinho Júnior (PSD), com 7%; Romeu Zema (Novo), com 2%; e Aldo Rebelo (DC) e Renan Santos (Missão), com 1% cada. Votos em branco ou nulos representam 6%, enquanto 8% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Nos demais cenários, o desempenho de Lula se mantém elevado. Quando o governador Eduardo Leite (PSD) é incluído na disputa, o presidente sobe para 58% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro alcança 22%. Eduardo Leite e Romeu Zema aparecem empatados com 2%.
No último cenário testado, com o governador Ronaldo Caiado (PSD) entre os candidatos, Lula repete os 58% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro registra 20%, Caiado fica com 4%, Zema com 2%, e Aldo Rebelo e Renan Santos mantêm 1% cada.
Perfil da pesquisa:
O levantamento ouviu 2.000 eleitores do Ceará entre os dias 2 e 3 de fevereiro, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05180/2026.
Com informações do Ceará Agora.
Elmano e Ciro Gomes empatam em pesquisa para o Governo do Ceará
![]() |
| Foto Daniel Galber e Fábio Lima |
O governador Elmano de Freitas (PT) aparece em situação de empate técnico com o ex-ministro Ciro Gomes na disputa para o Governo do Ceará, de acordo com pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada nesta última quarta-feira, 4.
O instituto testou quatro cenários para o Governo do Estado, dois deles envolvendo Elmano e Ciro. No primeiro cenário, a pesquisa mostra Elmano com 41% das intenções de voto, enquanto Ciro registra 38%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão em situação de empate técnico.
Nesse mesmo cenário, o senador Eduardo Girão (Novo) aparece com 15% das intenções de voto e Jarir Pereira (Psol), com 1%. Brancos e nulos somam 3% e não sabem, 2%.
Em outro cenário, no qual constam apenas os nomes de Elmano e Ciro, os dois candidatos aparecem numericamente empatados com 44% das intenções de voto.
O Real Time Big Data também realizou outras simulações, com o ex-prefeito Roberto Cláudio (União) no lugar de Ciro. Na primeira delas, Elmano aparece à frente com 44% das intenções de voto; seguido por Roberto Cláudio (União) com 26%; Eduardo Girão (Novo), com 16%; e Jarir Pereira (Psol), com 1%. Nulos e brancos somam 5%; e não sabem, 8%.
Em cenário somente com Elmano e Roberto Cláudio, o petista teria 48% das intenções de voto, contra 32% do ex-prefeito.
Pesquisa Real Time Big Data: veja os dados para o Senado
Para o Senado Federal, Capitão Wagner (União) tem 17% das intenções de voto, seguido por Junior Mano (PSB), com 15%, Eunício de Oliveira (MDB) com 13% e José Guimarães (PT) e José Alcides (PL), ambos com 12%. Chagas Vieira (sem partido) e Priscila Costa (PL) têm 6% cada, ao passo que Chiquinho Feitosa (Republicanos) tem 5%, general Teophilo (Novo), 3%, e Cândido Albuquerque (PSDB), 2%.
No segundo cenário, com menos candidatos, Wagner chega 26% das intenções de voto, seguido por Eunício, com 18%. Guimarães e Alcides empatam com 15%.
Em outra simulação, Wagner tem 28% das intenções de voto, seguido por Eunício, com 18%. Priscila tem 15% e Chiquinho, 10%.
Um quarto cenário coloca Wagner com 25%, seguido por Junior Mano, com 19%, Alcides com 16% e Chagas Vieira com 14%.
Ao todo foram entrevistadas 2000 pessoas, entre os dias 2 e 3 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O número de registro é o CE-07935/2026. A pesquisa foi realizada com recursos do próprio instituto.
Com informações do O .Povo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário