No primeiro mês do ano 30 pessoas foram assassinadas em dez municípios da região do Cariri representando 15,7% do total de 191 homicídios no mês de janeiro em todo o Ceará. Em nível de Cariri foi 0,96 pessoa morta por dia, enquanto a média cearense se situou na faixa de 6,16 a cada dia. No Ceará, a quantidade de assassinatos caiu de 235 em dezembro para 191 no mês passado.
Em nossa região foram dois a menos ao cair de 32 para 30 ou 6,25% de decréscimo na comparação entre os últimos dois meses no Cariri. Em janeiro de 2025 tivemos 25 assassinatos e, neste, 30 ou cinco a mais (+16,6%) no comparativo com o primeiro mês deste ano. Na comparação entre 2025 (25) e este ano (30) a diferença foi de cinco homicídios ou 16,6% a mais. Em todo o Ceará foram 191 assassinatos este ano com uma participação de 15,7% do Cariri.
Dos 29 municípios caririenses em dez ocorreram homicídios em janeiro, sendo que, dos 30 assassinatos do mês passado no Cariri, Juazeiro respondeu por dez ou uma participação de 33% na matança regional. Os outros foram em Crato (09), Barbalha (04) e os demais em Altaneira, Assaré, Barro, Mauriti, Milagres, Missão Velha e Tarrafas. Ou seja, de um total de dez homicídios em janeiro no Juazeiro, significa 33% em relação aos 30 no mesmo período no Cariri.
Eis abaixo o comportamento mês a mês:
Dois homens morrem no HRC após acidentes e idoso em Barbalha ao cair de uma cadeira de balanço

Quatro mortes violentas foram registradas nesta terça-feira, incluindo o homicídio no bairro José Geraldo da Cruz em Juazeiro. Por volta das 4 horas da madrugada de ontem o lavador de carros José Romão da Silva, de 60 anos, morreu após cair de uma cadeira de balanço em sua casa e bater a cabeça no solo num acidente doméstico. Ele residia na Rua General Costa Cavalcante perto do Parque da Cidade naquele município.
Já por volta das 18 horas o vendedor Francisco Arturismar Diógenes Ursulino, de 30, morreu no Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ele residia no Mutirão Bom Jesus em Orós e sofreu acidente com moto na Ponte de Orós. Cerca de três horas depois morreu no mesmo HRC o autônomo Isac Costa Freire, de 36 anos, que residia na Rua Mundinho Tibúrcio (Bairro Alto da Prefeitura) em Várzea Alegre. Na manhã do dia 1º de fevereiro se envolveu num acidente na estrada do Sítio Marizeira em Carius.

Nenhum comentário:
Postar um comentário