Web Radio Cultura Crato

sábado, 21 de fevereiro de 2026

Motociclista morre em acidente de trânsito no interior do Ceará


Foto Blog do Wilrismar 

Um acidente com vítima fatal foi registrado no final da manhã desta sexta-feira (20), na CE-168, no trecho que liga a localidade de Conceição à Vila de Marruás, na zona rural de Tauá.

A vítima foi o agricultor Luis Candido de Oliveira, 44 anos, conhecido como "Luis da Mana", residente na localidade de Fechado Grande, no Distrito de Marruás.

Segundo o que foi apurado no local, Luis da Mana conduzia uma moto Honda CG 125, cor vermelha, e a altura do KM 449 da rodovia estadual, colidiu com um caminhão-guincho. O condutor sofreu múltiplas fraturas e faleceu no local do acidente.

Agentes da Base Avançada do Pró-Cidadania da Vila de Marruás atenderam a ocorrência e chegando ao local, acionaram o rabecão da Perícia Forense.

O corpo já está no IML de Tauá para o exame de necropsia.

Com informações do Blog do Wilrismar.

Três açudes do Ceará ultrapassam 90% da capacidade após chuvas desta semana

Três reservatórios do Ceará alcançaram volumes acima dos 90% da capacidade na última semana, com as chuvas registradas desde o último sábado (14). De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o maior aporte de água para os açudes do estado foi registrado nesta quinta-feira (19).

Os três açudes que ultrapassaram os 90% de armazenamento de água ficam nas bacias do Salgado (na região do Cariri) e dos Sertões de Crateús. Estas bacias foram as que receberam maiores volumes de água desde o sábado (14).

São eles:

Cachoeira (município de Aurora): 92,47% da capacidade

Olho d’Água (município de Várzea Alegre): 94,75% da capacidade

São José III (município de Ipaporanga): 90,98% da capacidade

Dentre os reservatórios acima, o de maior capacidade é o Cachoeira, que pode receber até 34,3 milhões de metros cúbicos. É uma capacidade semelhante à do açude Gavião, que fica em Pacatuba e que pode armazenar até 33,4 milhões de metros cúbicos.

No Gavião, as últimas chuvas também trouxeram um aumento expressivo. Atualmente, o reservatório está com 89,79% do volume, conforme dados do Portal Hidrológico do Ceará.

O segundo maior açude do Ceará, o Orós, também registrou aportes recentes e está com 72,3% do volume. O aumento foi de dois pontos percentuais em relação ao sábado (14). O maior açude do Ceará é o Castanhão, que tem atualmente 19,83% do volume.

Até o momento, o Ceará não tem nenhum açude sangrando (com excedente transbordando após alcançar 100% do volume).

Maior recarga do ano

A quinta-feira (19) trouxe o maior aporte de água para os 144 açudes monitorados no Ceará. Segundo a Cogerh, o ganho foi de 37,8 milhões de metros cúbicos, sendo o maior de 2026 até agora.

Conforme o órgão, fevereiro tem registrado chuvas ligeiramente acima da média. No entanto, o acúmulo de janeiro e fevereiro ainda apresenta um déficit de cerca de 13,5%.

Desta forma, a Cogerh considera essencial a continuação das operações de transferência de água para a Região Metropolitana de Fortaleza, com decisões que podem ser avaliadas e alteradas com a evolução da quadra chuvosa.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário