Web Radio Cultura Crato

sábado, 27 de agosto de 2022

Sobe para 45 o número de casos confirmados de varíola dos macacos no Ceará

 


O Ceará já confirmou, até esta quinta-feira (25), 45 casos de monkeypox. O número representa um aumento de 55% em relação ao início da semana, quando o boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) registrava 29 casos.

Fortaleza é a cidade com maior incidência da doença, com 37 pacientes infectados. Maracanaú aparece em seguida, com 2 casos. Caucaia, Jijoca de Jericoacoara, Pacajus, Russas e Sobral têm um caso cada. Um dos casos confirmados é de outro estado. 

Dos 45 pacientes, todos homens, de acordo com painel da Sesa, 36 apresentam erupções de pele, sintoma mais característico da monkeypox. Febre, inchaço nos gânglios e lesão na região genital completam o quarteto de sintomas mais identificados entre os cearenses.

STF adia julgamento sobre prerrogativa de ações de improbidade


O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou para quarta-feira (31) a conclusão do julgamento sobre a constitucionalidade de dispositivo da Lei de Improbidade que garantiu ao Ministério Público (MP) a exclusividade para ajuizar ação de improbidade para reparar danos aos cofres públicos.

Na sessão de ontem (25), segundo dia de julgamento, o plenário alcançou o placar de cinco votos para assegurar que o MP não tem a exclusividade para propor as ações, que também podem ser ajuizadas por pessoas jurídicas interessadas na reparação.

Votaram nesse sentido o relator do processo, Alexandre de Moraes, e os ministros André Mendonça, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber. Os ministros Nunes Marques e Dias Toffoli divergiram parcialmente do relator.

Após os votos, a sessão foi encerrada para que os ministros pudessem comparecer à posse da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura. O julgamento será retomado na quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário