Em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a candidata à Presidência pelo MDB, Simone Tebet, foi considerada a candidata com melhor desempenho em debate presidencial organizado pela Folha, Uol e TVs Bandeirantes e Cultura, ocorrido no domingo, 28. Segundo a pesquisa, o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve o pior desempenho no debate.
Simone Tebet (MDB) foi colocada como a melhor debatedora por 43% dos entrevistados. Ciro Gomes (PDT) teve a segunda melhor avaliação sobre o debate, com 23%. Na terceira posição, Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) empataram com 10%. Felipe D’Ávila (Novo) recebeu 8% dos votos e a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) teve 2% dos votos.
Por outro lado, o atual presidente teve 51% dos votos para pior desempenho no debate presidencial. Lula ficou na segunda posição, com 21%, e Soraya, com 14%. Felipe d'Ávila (Novo) teve 7% dos votos, enquanto Simone Tebet (MDB) recebeu 5%. Já Ciro Gomes (PDT) reuniu 2% dos votos dos participantes.
A pesquisa Datafolha teve o caráter qualitativo e ouviu 64 eleitores indecisos ou que pretendem votar em branco em outubro, e estes participantes analisaram a performance dos candidatos nos três blocos do debate para decidir quem foi melhor e pior na disputa.
Além das perguntas sobre desempenho dos candidatos, os participantes da pesquisa também foram perguntados se mudaram de opinião sobre o voto, e 67% responderam que sim. Para 80%, o debate foi considerado muito importante na definição do voto.
Fonte: O Povo
Oito açudes ainda sangram no Ceará; um deles desde janeiro
Em pleno mês de agosto, o Ceará ainda tem oito açudes sangrando atualmente, com o volume em 100%. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), consolidados neste domingo, 28.
Os reservatórios transbordando são Jenipapo (no município de Meruoca), Faé (em Quixelô), Aracoiaba (em Aracoiaba), Germinal (em Palmácia), Itapebussu (em Maranguape), Penedo (também em Maranguape), Pesqueiro (em Capistrano) e Tijuquinha (em Baturité).
Os oito são açudes de pequeno e médio portes. O Germinal, por exemplo, atingiu seu volume de 100% desde o dia 22 de janeiro - o que transbordou mais cedo dentre os que ainda estão sangrando. O Pesqueiro sangrou dia 4 de julho e foi o mais recente deles.
Atualmente, o estado tem 47 açudes com volume acima de 90% e 59 reservatórios com volume inferior a 30%. Apesar do número acentuado de reservatório com capacidade máxima no Ceará, os maiores açudes ainda apresentam níveis baixos.
O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 23,61% da sua capacidade, conforme a Cogerh. Em seguida, o Banabuiú se encontra com 9,9%.
Em comparação ao mesmo período no ano passado, o Estado não apresentava nenhum reservatório sangrando. Na época, foi registrado apenas dez açudes com volume acima de 90% e 55 com volume inferior a 30%.
Açudes ainda sangrando
Reservatório Município Data que sangrou em 2022
Jenipapo Meruoca 19/abril
Faé Quixelô 11/junho
Aracoiaba Aracoiaba 25/abril
Penedo Maranguape 24/maio
Itapebussu Maranguape 20/março
Germinal Palmácia 22/janeiro
Pesqueiro Capistrano 4/julho
Tijuquinha Baturité 7/março
Chuvas no Ceará
Conforme a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o fim de semana, o Ceará não tinha condições para chuvas no Estado. Até às 16h50min deste domingo, 28, nenhum município registrou precipitações.
A previsão para até a próxima terça-feira, 30, segue sem condições favoráveis para chuvas no Estado. Nesta segunda-feira, 29, e terça-feira, 30, o Ceará deve ter céu variando de poucas nuvens a sem nuvens em todas as macrorregiões.
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário