O Ceará investiga três casos suspeitos de monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, entre detentos da Unidade Prisional Professor Olavo Oliveira II (UPPOO II), no município de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. Diante da situação, foi determinada a suspensão de visitas familiares e atendimentos jurídicos por 21 dias, prazo de isolamento dos detentos suspeitos.
De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), após a detecção, a equipe de saúde da unidade providenciou o isolamento dos pacientes suspeitos.
A SAP comunicou a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que orientou sobre a necessidade de coleta de amostras para exame laboratorial, que já está sendo realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Os internos na UPPOO II que compartilhavam cela com os suspeitos seguem em observação, visto que não apresentam sintomas da doença.
O Ceará tem 47 casos confirmados da doença, segundo o IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde (Sesa). Ao todo, 208 notificações estão sob suspeita e 20 foram classificadas como "prováveis".
Suspensão de visitas
A decisão pela suspensão das visitas de familiares na unidade prisional foi tomada após um encontro com a vigilância epidemiológica da Sesa, Lacen, corpo de Saúde da SAP, coordenação do sistema prisional e juízes das Varas de Execuções Penais.
Conforme deliberado no encontro, pelos próximos 21 dias, estão suspensas as visitas familiares e atendimentos jurídicos.
Fonte: G1
Jovem morre afogada enquanto fazia live em piscina de hotel
Uma jovem de 23 anos morreu na semana passada enquanto fazia uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook. Hellen Nyabuto afogou-se na piscina de um hotel.
O caso aconteceu em Chatsworth, região de Ontário, no Canadá, na última quinta-feira (18). A mulher hospedava-se em um hotel na cidade e decidiu fazer uma live.
O início das imagens mostra a jovem sorridente, interagindo com os seguidores e celebrando o "período maravilhoso" no Canadá. Ela alterna mergulhos com idas próximas ao celular para mandar mensagens aos espectadores.
Após um desses mergulhos no fundo da piscina, porém, ela começa a gritar por socorro. São alguns minutos agonizantes, em que Nyabuto chega a desaparecer das imagens.
Corpo foi encontrado horas depois
Segundo informações da imprensa local, a jovem só foi localizada horas mais tarde na piscina do hotel.
Nyabuto era enfermeira e trabalhava em uma casa para idosos na região. Seus pais, também quenianos mas que vivem no Canadá, agora buscam ajuda financeira para pagar o enterro.
Fonte: Yahoo Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário