O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai oferecer 93 mil vagas em 2021. Com isso, o aporte financeiro do Ministério da Educação (MEC) será de R$ 500 milhões para viabilizar as vagas. Esses números estão no Plano Trienal do Fundo de Financiamento Estudantil, publicado no último dia de dezembro.
O plano traz a previsão para os próximos três anos. Nesse período, serão ofertadas, no total, 279 mil vagas. O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).
O período de inscrições para o processo seletivo do Fies para o 1º semestre de 2021 é do dia 26 até as 23h59 de 29 de janeiro de 2021. O resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro. Para os pré-selecionados em chamada única, o prazo para complementar a inscrição é de 3 a 5 de fevereiro.
Os candidatos não pré-selecionados na chamada única do Fies podem disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera. A convocação por meio da lista de espera ocorrerá de 3 de fevereiro até o dia 18 de março de 2021.
(Agência Brasil)
Cantora Amanda Wanessa sofre grave acidente de carro
Nesta segunda-feira (4), a cantora Amanda Wanessa sofreu um acidente grave de carro, em Barreiros (PE). De acordo com informações iniciais, compartilhadas em uma rede social, Amanda teve que ser levada para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e está intubada. Ela está no Real Hospital Português, em Recife.
O automóvel no qual Amanda estava se envolveu em uma batida com um caminhão. O acidente aconteceu na rodovia PE-60.
Amanda Wanessa estava desacordada quando foi retirada das ferragens do veículo. Ela estava no banco do motorista, uma vez que conduzia o carro.
Outras pessoas, incluindo Odilon, pai de Amanda, e a filha da cantora, Mel, estavam no automóvel. Dobson, esposo da cantora, não estava no veículo.
Mel quebrou o braço, e Odilon teve escoriações leves. Apesar do acidente, eles passam bem. Já Amanda sofreu fraturas múltiplas.
Nas redes sociais, a cantora Cláudia Canção e outros amigos de Amanda estão pedindo oração por ela.
(Pleno News)
Bilionário chinês "desaparece" após fazer críticas ao governo
O “sumiço” de um dos homens mais ricos do mundo, o chinês Jack Ma, gerou questionamentos pelo mundo. Fundador do site Alibaba, Jack Ma não foi mais visto em público após fazer críticas contra o governo da China há dois meses.
O episódio mais emblemático diz respeito a um show de talentos da África. Jack Ma era um dos jurados da atração, mas teve sua foto excluída do site e de um vídeo promocional sobre o último episódio do programa. O episódio do Heróis de Negócios da África foi gravado em outubro.
Uma porta-voz do Alibaba informou à agência Reuters que a ausência ocorreu devido a um conflito de agenda.
Na última vez que o bilionário apareceu em público, ele criticou o sistema regulatório da China e disse que os bancos chineses são responsáveis por desacelerar o processo de inovação de empresas.
As declarações custaram caro a Jack Ma. O presidente chinês, Xi Jinping, ordenou a suspensão da oferta pública de ações (IPO, em inglês) do Ant Group, de propriedade do empresário.
Jack Ma é o segundo homem mais rico da China e possui uma fortuna avaliada em 50 bilhões de dólares.
(Pleno News)
Nenhum comentário:
Postar um comentário