Grupo de extermínio? Esquadrão da Morte? Facção? Acerto de contas de quadrilhas? Essas indagações estão norteando o trabalho da Polícia do Ceará diante de uma sequência de mortes misteriosas que vêm sendo registradas há várias semanas na Grande Fortaleza. Jovens envolvidos em crimes estão sendo seqüestrado em suas residências e aparecem mortos sempre da mesma forma: mãos e pés amarrados, cordas no pescoço, sinais de tortura e tiros na cabeça, caracterizando execuções sumárias.
Nas últimas semanas, ao menos 15 crimes com as mesmas características e com o mesmo “modus operandi” foram registrados na Grande Fortaleza. As vítimas foram tiradas de dentro de casa por desconhecidos, jogadas dentro de veículos e, horas ou dias depois os corpos são encontrados baleados, amordaçados e amarrados. Alguns cadáveres são esquartejados ou decapitados e, mais recentemente, grande parte é carbonizada, fato que dificulta a devida identificação das vítimas.
Somente ontem, segunda-feira (18), três casos parecidos foram registrados pela Polícia na Capital.
Ainda era manhã, quando o corpo de um jovem,ainda não identificado, foi encontrado com marcas de violência (provável tortura) e tiros enrolando em um colchão. O cadáver foi deixado pelos assassinos no canteiro central da Avenida F do Conjunto Ceará. O rapaz estava com as mãos amarradas para trás e um fio envolto no pescoço.
Horas depois, foi registrado o segundo caso. O corpo de um homem, também com mãos amarradas para trás e marcas de tiros e de espancamento, foi localizado em um terreno na altura do quilômetro 10 da BR-116, em Messejana.
Amarrado
À tarde, o terceiro crime com as mesmas características dos anteriores foi registrado novamente em Fortaleza. O corpo de um homem foi deixado por criminosos nas margens do Rio Siqueira, na zona Sul da Capital. Embora não tenha divulgado a identificação do morto, a Polícia revelou que a vítima teria sido seqüestrada na região da Sabiaguaba. O veículo do homem assassinado, uma caminhonete Hilux, foi encontrado na Comunidade Marrocos, no bairro Bom Jardim.
O corpo também apresentava marcas de tiros e a vítima estava com as mãos amarradas, caracterizando o arrebatamento e seqüestro. A atitude de manietar a vítima ou refém tem como objetivo impedir uma eventual tentativa de fuga ou reação diante dos criminosos.
(Fernando Ribeiro)
Gerente de loja é morta a tiros no carro de aplicativo quando ia trabalhar
Subiu para 17 o número de mulheres assassinadas no Ceará em apenas 19 dias de 2021. Na manhã desta terça-feira (19), uma jovem de 28 anos foi morta, a tiros, no interior de um carro de aplicativo. O crime aconteceu na zona Sul de Fortaleza e o caso já é objeto de investigações por parte do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil.
De acordo com as primeiras informações repassadas pela Polícia, o crime aconteceu no bairro Planalto Ayrton Senna, antigo Pantanal do José Walter. Uma mulher identificada inicialmente como Denise Alves Pereira, 28, era passageira de um veículo de chamadas por aplicativo, que foi atingido por vários tiros quando passava pela Avenida Orquídea Verdes.
A mulher estava a caminho do trabalho. Ela era gerente de uma loja de roupas no Centro de Fortaleza. “Ela mal entrou no carro e, logo ali, outro carro cruzou na frente do que ela estava e dois homens desceram. Eles foram logo atirando”, contou um familiar da vítima, que preferiu não se identificar por temer represálias dos assassinos. Acrescentou que o carro onde estavam os atirados é de cor branca. “é só o que sei”, disparou.
Denise foi atingida por tiros de pistola na cabeça quando estava no banco traseiro do automóvel. O motorista ainda socorreu a passageira ferida. Ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, onde morreu na Emergência.
Outro parente de Denise fez questão de afirmar no hospital, que ela era uma mulher honesta, não tinha nenhum envolvimento com crimes e que morava em um apartamento com a mãe e um irmão.
O corpo da mulher foi removido para a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).
Veja a lista completa das mulheres assassinadas no Ceará em 2021:
01 – (01/01) – Ana Brena do Santos Ferreira, 26 (bala) – Localidade Sítio Rosário (PARAIPABA)
02 – (02/01) – Eliane Alves de Araújo, 47 (faca) – Distrito de Bela Vista (TIANGUÁ)
03 – (03/01) – Amanda Jéssica de Lima, 31 (faca) – Queixada/Canindezinho (VÁRZEA ALEGRE)
04 – (03/01) – Karolayne Araújo de Freitas, 18 (bala) – (NOVA RUSSAS)
05 – (08/01) – Isabelle Mikaela Batista da Silva, 24 (bala) – B. Jardim América (CAPITAL)
06 – (10/01) – Lorena Graziella Martins da Silva, 19 (outros) – B. Pl. Ayrton Senna (CAPITAL)
07 – (10/01) – Evaneide Ferreira da Silva, 38 (bala) – Localidade Japuara (CAUCAIA)
08 – (11/01) – Laurice Gonçalves da Silva, 60 (bala) – D. Sítios Novos (CAUCAIA)
09 – (11/01) – Alexandra Marques da Silva, 40 (bala) – D. Sítios Novos (CAUCAIA)
10 – (12/01) – Maria Marlene Barreto da Silva (bala) – D. Uiraponga (MORADA NOVA)
11 – (12/01) – Cosma Sousa dos Santos (bala) – D. Uiraponga (MORADA NOVA)
12 – (14/01) – Identificada apenas por “Drielle” (bala) – B. Campo Novo/Mutirão (QUIXADÁ)
13 – (14/01) – Maria Efigênia Soares, 28 (carbonizada) – BR-116 (CHOROZINHO)
14 – (16/01) – Vitória (apedrejada) – Jardim Bandeirantes (MARACANAÚ)
15 – (16/01) – Vítima sem identificação (bala) – R. Cruzeiro do Sul/B. Carlito Pamplona (CAPITAL)
16 – (17/01) – Vítima sem identificação (bala) – Distrito Pajuçara (MARACANAÚ)
17 – (18/01) – Denise Alves Pereira, 18 (bala) – Av. Orquídea Verde/Pl. Ayrton Senna (CAPITAL)
(Blog Fernando Ribeiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário