Até as 12h20 desta sexta-feira (22), foram aplicadas 21.526 doses da vacina contra a Covid-19 em todo o Ceará. O balanço foi divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) a partir de números enviados pelas secretarias municipais de Saúde de 150 dos 184 municípios cearenses.
Do total, 19.609 aplicações foram em trabalhadores da saúde da linha de frente de combate à Covid. Além deles, 1.519 idosos institucionalizados e 398 indígenas foram vacinados. Os três grupos integram a lista de prioridades para vacinação.
Vacinação no Ceará
Todas as cidades do Estado receberam as doses até a terça-feira (19), mas nem todas apresentaram os planos vacinais, conforme o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).
Os documentos definem as estratégias da campanha de vacinação nos municípios a que correspondem, e precisam conter informações sobre grupos prioritários, além de dados sobre controle e fiscalização do processo e disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Também é necessário especificar os critérios de priorização dos grupos e quais previdências serão tomadas caso alguém fora dele receba o imunizante.
Butantan inicia distribuição de 2º lote de vacinas
Desse total, 200 mil doses foram levadas ao Centro de Distribuição e Logística da Secretaria da Saúde de São Paulo. Setecentas mil vão para a central de distribuição do Ministério da Saúde em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
Esse segundo pedido à Anvisa trata de lote de vacinas envasadas pelo próprio Instituto Butantan, em frasco-ampola multidose, contendo dez doses em cada unidade. O processo foi inicialmente submetido à agência no último dia 18.
Segundo o governo do estado, as demais doses envasadas, rotuladas e embaladas no Butantan a partir de matéria-prima enviada da China serão liberadas tão logo passem pela inspeção de controle de qualidade do instituto.
No último domingo (17), o instituto distribuiu 6 milhões de doses da vacina CoronaVac. Com a segunda remessa, são 6,9 milhões de um total de 8,7 milhões de doses estabelecidas em cronograma firmado com o Ministério da Saúde para entrega até 31 de janeiro, conforme divulgou o estado. Até abril, o governo estadual afirma que o Butantan entregará 46 milhões de vacinas contra o novo coronavírus para todo o país.
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário