Cerca de 60 pessoas estiveram em sítio com piscina em evento promovido por servidor da área da saúde no último sábado - Decreto em vigor no Ceará proíbe qualquer festa ou aglomeração
O coordenador de imunização da Secretaria de Saúde da cidade de Icó, José Lucas Alves, foi exonerado do cargo, nesta segunda-feira (18), dois dias após promover uma festa de aniversário com música ao vivo e mais de 60 participantes em um sítio na cidade do interior do Ceará. O evento ocorreu na noite do último sábado (16). Ainda na noite da festa, ele foi autuado pela Polícia Civil por descumprimento ao decreto governamental.
A festa foi encerrada em uma ação conjunta da Polícia Civil e Polícia Militar. Além do funcionário público, o pai dele, o irmão e uma funcionária municipal foram detidos. Eles assinaram um termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados. Decreto em vigor em todo o Ceará desde dezembro de 2021 proíbe festas e aglomerações.
Um vídeo gravado pelo delegado da Delegacia Regional de Icó, Glauber Ferreira, no momento que os agentes chegavam ao endereço, mostra dezenas de pessoas dançando e consumindo bebida alcoólica ao som de uma banda de forró.
O procurador-geral adjunto do município, Fabrício Moreira da Costa, afirmou que a prefeitura abriu um processo disciplinar para apurar a participação de todos os servidores envolvidos. Ainda segundo o procurador, o servidor justificou na noite de sábado, por telefone, que não promoveu aglomeração e que "comemorava o seu aniversário com poucos amigos de forma reservada".
Costa ressaltou que a “Secretaria de Saúde, a Procuradoria do Município e a prefeita Laís Nunes, têm utilizado os meios de comunicação, igualmente, a legislação em vigor para alertar e proibir esse tipo de evento festivo”.
Denúncias da festa - Conforme o delegado Glauber Ferreira, os agentes chegaram ao sítio após receberem denúncias de que uma festa com aglomeração e música ao vivo estava ocorrendo no sítio Piauizinho, a cinco quilômetros de distância da sede do município. No local, os agentes comprovaram a denúncia e verificaram que as pessoas também não usavam de máscara de proteção. No momento da abordagem, segundo o delegado, várias pessoas pularam muro e fugiram.
Carga com 218 mil doses de vacinas contra Covid-19 chega ao Ceará
Material já começa a ser distribuído para os 184 municípios cearenses em aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer)
A vacina contra a Covid-19 chegou ao Ceará. Após atraso, o avião com 218 mil doses da CoronaVac aterrissou nesta segunda-feira (18), no Terminal de Aviação Geral, o Aeroporto Antigo de Fortaleza. O material será distribuído aos 184 municípios cearenses em aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).
Ao todo, 80 mil doses ficam para a campanha de vacinação na Capital.
A chegada foi acompanhada por comitiva liderada pelo governador Camilo Santana. Com a chegada do primeiro lote dos imunizantes, 109 mil pessoas devem ser vacinadas em todo o Estado, considerando que cada pessoa precisa de duas doses.
Além da Capital, serão contempladas 20 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) nos municípios de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte.
Vacina aprovada - A CoronaVac teve uso emergencial deste lote aprovado neste domingo (17) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além dela, lote da vacina da Universidade de Oxford também teve uso autorizado no País.
Quem deve ser vacinado - Com a chegada do primeiro lote dos imunizantes, 109 mil pessoas devem ser vacinadas. Entram nesta primeira fase os profissionais de saúde de instituições públicas e privadas que atuam diretamente no enfrentamento da Covid-19 e idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs).
Os profissionais de saúde serão vacinados em seus locais de trabalho.
Outros grupos pertencentes à Fase 1, como idosos acima de 75 anos e população indígena, serão vacinados na medida que chegarem mais doses do imunizante, nas próximas semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário