Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Estados já têm crise por falta de doses da vacina contra covid

 

 

Os secretários de Saúde estaduais já esperam uma nova crise da vacina com a falta de doses suficientes para imunizar mesmo os profissionais de saúde de suas regiões.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, iniciou, nesta segunda-feira (18), a distribuição de 6 milhões de doses da Coronavac, vacina do Instituto Butantan. Inicialmente, Pazuello anunciou a vacinação para quarta-feira (20), mas antecipou a data, após pressão dos governadores.

A preocupação dos dirigentes estaduais é que essas doses distribuídas vão acabar rapidamente.

Segundo previsão do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), em alguns estados a quantidade de vacina disponibilizada vai durar apenas três dias.

Na avaliação de um dos dirigentes, ouvido pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, a pressão vai se intensificar na ponta, sem a perspectiva de chegada rápida de novos imunizantes para hospitais e postos de saúde dos municípios, e a alta de casos de covid-19.

O Instituto Butantan tem apenas mais 4 milhões de doses já prontas para distribuição, e que ainda vão ser aprovadas pela Anvisa para poder ser disponibilizadas aos estados. O número, no entanto, é insuficiente para uma ampla cobertura vacinal.

Até março, a instituição deve disponibilizar 46 milhões de doses: 6 milhões que começaram a ser distribuídas hoje, as 4 milhões que vão ser aprovadas e mais 36 milhões que ainda não estão prontas. Segundo o Butantan, as novas doses dependem da chegada do princípio ativo da Coronavac (IFA) da China para a produção.

Em contrapartida, a vacina de Oxford/Astrazeneca só deve começar a ser disponibilizada em larga escala no país depois de março pela Fiocruz.

O Ministério da Saúde tentou importar, da Índia, um primeiro lote de 2 milhões da vacina inglesa de forma emergencial, mas ainda não há uma data confirmada para que os indianos forneçam o imunizante ao Brasil.

O número também é pequeno para o tamanho da população brasileira.

Informações Yahoo Notícias

Violência no Ceará provoca 30 mortes em acidentes de trânsito e homicídios durante o fim de semana

Vinte e uma pessoas foram assassinadas no Ceará durante o fim de semana. Outras nove morreram vítimas de acidentes de trânsito, totalizando 30 óbitos decorrentes da violência no estado. Entre as vítimas dos acidentes está um ex-jogador de futebol.

Em Fortaleza, sete pessoas foram assassinadas entre a última sexta-feira (15), e a noite do domingo (17). Os crimes aconteceram nos bairros Serrinha (Rua Júlio Verne), Parque São José (Avenida Cônego de Castro), Conjunto Ceará (Rua 1074), José Walter (Conjunto Cidade Jardim 2), Genibaú (Rua da Paz), Pirambu (Avenida Pasteur) e Quintino Cunha.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, mais seis homicídios foram registrados pela Polícia nos seguintes Municípios: Maracanaú (três dois casos, um no Jardim Bandeirantes e dois no Distrito de Pajuçara), Horizonte (dois casos. Um no bairro Diadema e o segundo, na entrada da cidade) e Caucaia (No Distrito de Capuã/Jandaiguaba).

Interior

Oito pessoas foram assassinadas no fim de semana no Interior do Ceará nos seguintes Municípios: Juazeiro do Norte (no Bairro Pio XII), Icó (achado de cadáver na BR-116), Jaguaruana (na localidade de Poró), Acopiara (Sítio Riacho Verde, no Distrito de Solidão), Canindé (bairro Alto doMoinho), Independência (bairro Mutirão), Ararendá (Fazenda Nova) e Crato (Bairro Gizélia Pinheiro).

Acidentes

Nove pessoas morreram em consequência de acidentes de trânsito nos Municípios a seguir: Horizonte (dois mortos num choque de moto contra um poste), Capital (colisão moto x ônibus na Avenida Doutor Silas Munguba, no bairro Serrinha), Russas (colisão envolvendo motocicleta na Estrada da Fruta), Jaguaribe (queda de moto no Distrito de Feiticeiro), Quixeramobim (choque de moto, na CE-060), Araripe (pedestre atropelado por motocicleta no Distrito de Pajeú), Salitre (capotamento de veículo na CE-187) e Potengi (choque de moto na CE-292, na localidade de Vila Central).

Com informações do Ceará News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário