O número de pessoas suspeitas de contaminação pelo coronavírus no Brasil não teve alteração em relação a ontem (16), continuando em três casos. Dois pacientes estão em São Paulo e um no Rio Grande do Sul, onde são monitorados. Os três ainda não tiveram as amostras analisadas pelos laboratórios de referência.
“Os três casos são recentes, dois deles ainda estão sendo analisados pelo Lacen [Laboratório Central de Saúde Pública] e um está sendo encaminhado do Lacen para nosso laboratório especializado”, disse o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.
É possível que os casos sejam descartados para coronavírus ainda no Lacen ou que necessitem de uma análise mais detalhada, como é o caso de um dos pacientes.
Carnaval
O ministério manteve sua política em relação ao carnaval. Gabbardo não sugeriu nenhum cuidado específico para o período.
“Nada específico em relação ao coronavírus, uma vez que não temos, até o momento, a circulação do vírus no país. As recomendações são gerais e valem para todas as doenças transmitidas por meio de secreções da boca e do nariz e das mãos através de locais que possam estar contaminados. Não há nenhuma recomendação específica. E que todos possam ter um carnaval com bastante tranquilidade”, disse Gabardo.
Anápolis
O Ministério da Saúde não afasta a possibilidade de autorizar o fim da quarentena para os tripulantes e demais pessoas que saíram do país nos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para resgatar brasileiros em Wuhan, região considerada epicentro do vírus.
Segundo Gabbardo, será feito um novo exame hoje (17), que deve ficar pronto até quarta-feira (19). Até essa data, será tomada uma decisão em relação a essas pessoas. “Vamos aguardar o resultado desses exames para anunciar se eles vão permanecer até o final ou se poderão sair antes da quarentena. Essa questão está sendo analisada pelo Ministério da Saúde junto com o Ministério da Defesa.”
Ele frisou que a possibilidade de redução no tempo de quarentena não é considerada, até o momento, para os brasileiros que estavam em Wuhan e foram resgatados pelo governo brasileiro. A princípio, o período de 18 dias deverá ser cumprido por esse grupo.
Com informações Agência Brasil
Acidentes de trânsito causaram a morte de 13 pessoas no Ceará durante o fim de semana
Treze pessoas morreram em acidentes de trânsito durante o fim de semana no Ceará. A maioria dos casos ocorreu nas rodovias estaduais e trechos de estradas em zona rural nos Municípios, onde a fiscalização de trânsito inexiste. Um dos casos mais graves ocorreu na madruga de domingo (16), ma estrada que dá acesso às praias de Majorlândia e Canoa Quebrada, no Município de Aracati, no litoral Leste do estado.
De acordo com uma Polícia, a colisão de carro co uma motocicleta deixou mortos o piloto da moto e sua garupeira. Os corpos ficaram completamente mutilados e foi necessário o isolamento completo da área para que os profissionais da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) recolhessem os restos mortais das vítimas. Os dois mortos foram identificados como Dhyone Moreira (dono de uma oficina de motos, em Aracati) e a jovem Karina Freitas.
Outro acidente com dois mortos aconteceu em Lavras da Mangabeira. Uma colisão causou a morte de Reginaldo Melo Batista, 47 anos; e outro homem não identificado. Os dois trafegavam numa motocicleta quando foram colhidos por um veículo, na BR-230, na entrada do Sítio Macacos, na zona rural.
Na cidade de São Benedito, na Região da Serra da Ibiapaba, um motorista bêbado causou uma colisão com morte. O fato ocorreu no último sábado quando uma mulher de 46 anos de idade morreu quando pilotava sua motocicleta pelo Centro da cidade e foi colhida pelo caminhão. Fátima Albuquerque Matos teve morte imediata.
Mais mortes
Além dos casos citados em Aracati, Lavras da Mangabeira e São Benedito, também foram registrados acidentes com mortes nos seguintes Municípios: Icó (Distrito de Icozinho, na BR-116), Crato, Limoeiro do Norte (na localidade de Sítio Cabeça Preta), Salitre, Quixeré, Granja e Sobral (no Distrito de Jaibaras)
Com informações do Ceará News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário