Segundo o Detran-CE, a infração é grave, com pena de 5 pontos na carteira e multa de R$ 195,23.
Uma van da Prefeitura de Redenção, cidade a 86 km de Fortaleza, recebeu um aparelho de ar-condicionado residencial improvisado. O flagrante foi registrado por um leitor do Tribuna do Ceará, no início da tarde desta sexta-feira (8), em frente a um posto de saúde do município, onde o veículo se encontrava estacionado.
Na foto enviada via Whatsapp, é possível ver que o condensador do ar-condicionado foi instalado na área externa do veículo, preso por ferros na porta traseira. O autor da fotografia não conseguiu confirmar qual o uso do veículo, já que as janelas foram cobertas.
Por telefone na tarde desta sexta-feira (8), uma atendente da Secretaria de Saúde de Redenção explicou que duas vans receberam aparelhos de ar-condicionado residencial para utilização como consultório odontológico itinerante. De acordo com a funcionária, uma empresa fez a instalação observando todos os cuidados.
Improvisação proibida
Apesar disso, mesmo que as vans permaneçam sempre estacionadas, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) informa que a improvisação de um ar-condicionado residencial em um veículo é proibida pela legislação. Além disso, segundo a assessoria de imprensa do órgão, o Código de Trânsito define que o para-choque é o limite do veículo.
A infração em caso de apreensão é de caráter grave, com pena de 5 pontos na carteira de habilitação do responsável e multa de R$ 195,23.
Após a posição do Detran, o Tribuna do Ceará voltou a consultar a Secretaria de Saúde de Redenção, que solicitou que o questionamento fosse encaminhado através de email. Enviamos na tarde desta sexta-feira (8), e até o momento da publicação desta matéria, na tarde deste sábado (9), não foi dado um retorno.
(Tribuna do Ceará)
Foto Samuel Oliveira
(Tribuna do Ceará)
Foto Samuel Oliveira
Estudo sugere que a cada salsicha consumida, perdemos 15 minutos de vida
Em estudo publicado ano passado no periódico British Medical Journal, pesquisadores sugeriram que a cada salsicha consumida, sua vida é reduzida em 15 minutos, uma vez que se trata de um alimento industrializado e embutido.
Em novembro de 2016, a Organização Mundial da Saúde alertou para os perigos que envolvem o consumo de alimentos processados. Segundo eles, o problema principal são os produtos químicos, como nitritos e nitratos de sódio, adicionados durante o processo de produção. Embora eles tenham a função de manter as bactérias longe, podem ter efeitos cancerígenos.
Ainda, o método de defumação, que visa a prolongar a validade do produto, utiliza o alcatrão, presente na fumaça do carvão. Embora ainda pouco se saiba sobre os mecanismos biológicos deste composto, há um consenso de que ele é capaz de danificar a estrutura do DNA de nossas células, dando origem a mutações genéticas.
Por outro lado, a mesma pesquisa sugeriu que o café poderia ter um efeito contrário ao da salsicha, aumentando em um ano a vida de quem consome cerca de duas ou três xícaras por dia.
Fonte: The Telegraph
Nenhum comentário:
Postar um comentário