O Governo Bolsonaro encerrará o programa Mais Médicos e criará um novo projeto para levar profissionais para regiões mais distantes dos grandes centros. A informação foi confirmada pela secretária de gestão no trabalho e educação em saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro. Os médicos que trabalham pela iniciativa manterão o posto até o fim do contrato. As informações são do El País.
O programa foi iniciado pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2013. Recebeu críticas por fazer parceria com o Governo de Cuba, que detinha parte do salário dos profissionais que atuavam no Brasil. O acordo foi firmado com a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS). Após a eleição, Bolsonaro anunciou que os médicos cubanos deveriam validar seus diplomas para continuar no Brasil, gerando uma crise com o governo cubano, que decidiu romper a parceria e levar os profissionais.
Com a saída, diversos municípios ficaram sem atendimento. O Governo Temer e a atual gestão abriram chamadas para preencher cerca de 8.500 vagas, mas 1.462 ainda permanecem em aberto.
De acordo com Mayra, a ideia é substituir o Mais Médicos por um plano de carreira que atenda as regiões que mais precisam, despertando o interesse dos profissionais. "Todas as vagas do atual edital foram completadas por brasileiros inscritos. E esse deverá ser o último edital do programa, que será substituído pela carreira federal em áreas de difícil provimento e que está em elaboração", afirmou Mayra Pinheiro. O pedido era feito por entidades médicas.
Mãe queima mãos de criança com ferro de passar como castigo
Uma criança de 9 anos de idade teve as mãos queimadas com ferro de passar como castigo imposto pela mãe, em Manaus, no Amazonas. De acordo com Joyce Coelho, delegada responsável pelo caso, a mãe da criança, de 24 anos, será indiciada por tortura.
Conforme relato da mulher à Polícia Civil de Manaus, ela queria punir a criança por ter mexido em moedas que pertenciam à tia.
Após denúncia de vizinhos, policiais civis prenderam a mãe, na noite de terça-feira (5).
Imagens divulgadas por policiais de Manaus mostram os ferimentos nas mãos da criança. Ela recebe tratamento e não deve ter danos permanentes, conforme médicos locais. Com informações do Diário do Nordeste.
Beto Barbosa comemora vitória contra o câncer
O cantor Beto Barbosa postou no Instagram, nesta quarta-feira (6), toda sua emoção em, além de ter uma música na trilha sonora da novela Verão 90, estar indo bem em sua batalha contra o câncer de bexiga.
Com um vídeo de Isabelle Drummond dançando ao som de Preta, na atual novela das sete da Globo, ele escreveu:“É com muita felicidade que tenho assistido Verão 90, aqui na UTI da BP mirante, a Alegria é geral”.
Além disso, ele falou da vitória contra o câncer. “Quanto a minha saúde estou feliz da notícia de que tive uma resposta completa ao tratamento para o câncer na bexiga, diagnosticado em julho do ano passado. O tumor, localmente avançado, se estendia para a região da próstata”.
“Como todos sabem, fui operado recentemente para a retirada e reconstrução da bexiga, e retirada completa da próstata e dos gânglios. E é com muita alegria que recebo os testes realizados nos tecidos extraídos na cirurgia a qual me submeti e que não indicam mais a presença do tumor, revelando um patamar de cura muito mais alto do que era esperado no primeiro momento quando tive o diagnóstico”, completou o cantor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário