Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Russano é assassinado a tiros durante vaquejada



Um homem foi assassinado a tiros na noite deste sábado (23), durante vaquejada no Parque barrinha em Jaguaruana. A vítima é um ceramista russano, popularmente conhecido por "Junior do Té". Segundo informações de pessoas que se encontravam no local, ele curtia a vaquejada na companhia de amigos quando uma pessoa não identificada chegou por trás e efetuou um disparo, logo em seguida vários disparos foram efetuados no rosto do mesmo, que veio a óbito de imediato. O responsável pelo crime fugiu tomando rumo ignorado. Fonte:Erivando Lima

Ceará registra mais de 120 mil roubos e furtos em 12 meses


Desde julho de 2015, quando as estatísticas de roubos e furtos voltaram a ser divulgadas no Ceará, 120.224 crimes do tipo foram registrados no Estado. Até junho deste ano, houve, em média, 328 ocorrências por dia.
É a primeira vez que a Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) reúne 12 meses de estatísticas colhidas com metodologia considerada confiável pela pasta.
Assim, é possível ter a avaliação da ocorrência desse tipo de crime ao longo de um ano.
Depois de conseguir, em 2015, a primeira redução de homicídios em mais de uma década, a atual prioridade do governo Camilo Santana (PT) é diminuir a quantidade de roubos e furtos.
Meta de 6%
Embora os dados anteriores a julho de 2015 não sejam considerados totalmente fidedignos, eles passaram a ser referência, desde o segundo trimestre deste ano, para a meta oficial de redução de roubos e furtos. O percentual esperado de diminuição caiu dos 20%, estabelecido no início do programa Em Defesa da Vida, para 6%. O índice é o mesmo escolhido para os casos de Crimes Violentos Letais Intencionais. O objetivo, contudo, ainda não foi alcançado.
Entre abril e junho deste ano, os casos de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que incluem todos os tipos de roubo, exceto o latrocínio (seguido de morte), aumentaram 19%. Eles subiram de 17.053 casos, no segundo trimestre de 2015 para 20.310 entre abril e junho deste ano.
Já os furtos (quando o bem é subtraído sem violência) diminuíram 5% na comparação entre os dois períodos. Caíram de 15.565 para 14.710.
Roubos em alta
Quando se observa os resultados dos últimos 12 meses, em relação ao período imediatamente anterior, o número de roubos aumentou 13,2%. Entre julho de 2015 a junho de 2016, foram 67.337 CVPs contabilizados. Entre julho de 2014 e junho de 2015, haviam sido 59.494.
Já os furtos apresentaram redução, mas ainda abaixo da meta estipulada. Caíram de 56.038 para 52.887 ocorrências, diferença de 5,6% para menos nos últimos 12 meses, em relação ao intervalo de julho de 2014 a junho de 2015.
Crimes por área
Na Capital, desde janeiro, houve aumento dos roubos em todos os meses de 2016. Em junho, o crescimento foi de 10%. A situação foi a mesma em todas as outras regiões do Estado. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a alta foi de 34%. Já nos Interiores Norte e Sul, o aumento foi de 8% e 23%, respectivamente. Na avaliação do secretário-adjunto da SSPDS, coronel Lauro Prado, o resultado decorre da crise no sistema prisional.
Isso porque, há dois meses, a SSPDS adotou a estratégia de policiar os 70 pontos com o maior índice de crimes desse tipo em Fortaleza. O plano, contudo, não foi realizado a contento em razão dos ataques a profissionais da segurança. Diante dos atentados, as equipes foram reagrupadas e passaram a atuar em duplas. Assim, houve locais menos guarnecidos, o que prejudicou a estratégia. As fugas de presos também foram apontadas como motivos.
“A crise do sistema penitenciário está impactando nas ações de segurança pública. Disso não restam dúvidas. Essa situação está demandando o emprego das Polícias Militar e Civil nas unidades, até porque esses ‘profissionais do crime’ estão se soltando”, disse Prado. Ele cita ainda o período de alta estação turística como fator para a elevação dos crimes.
Todavia, em todos os meses desse ano, os casos de furto apresentaram redução na Capital, exceto em março, quando houve alta de 2,2%. Em junho, a queda foi de 12,6%. Também houve redução no Interior Norte e Sul, de 1,7% e 4,8%, respectivamente. Na RMF, houve aumento nas ocorrências, de 7,5%.
Saiba mais
O programa “Em Defesa da Vida” começou a ser implantado em dezembro de 2013. Foi estabelecida meta de 6% para a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais, que incluem homicídios e latrocínios. Para crimes contra o patrimônio, a meta de redução era de 20%. Adotada desde o último trimestre, foi redefinida em 6%
O programa definiu premiações trimestrais para policiais por cumprimento das metas. A gratificação varia de acordo com o cargo ocupado e com os locais em que houve redução.
As estatísticas de CVP e furtos deixaram de ser divulgadas por 16 meses, a partir de abril de 2014, quando o Sistema de Informação Policial da Polícia Civil começou a ser atualizado. A situação foi normalizada em julho de 2015. A SSPDS acredita que só a partir desde mês as variações em relação ao ano anterior serão fidedignas, apesar de já serem usadas para efeitos de meta.
Por Thiago Paiva - O POVO

VIOLÊNCIA: Assalto no escritório de Wesley Safadão deixa um jovem baleado!


Jovem atingido com disparos passa bem e não corre risco.
O assalto que deixou um jovem baleado na entrada do escritório do cantor Wesley Safadão é investigado. Em nota a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), informou que a ocorrência foi denunciada por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), dando conta que suspeitos tentavam invadir uma residência no bairro Serrrinha, em Fortaleza. 

De acordo com informações colhidas pelaTV Cidade, a casa é o endereço de Maria Valnira Silva de Oliveira, conhecida como Dona Bill, mãe de Wesley Safadão. O crime ocorreu na sexta-feira (22), quando um jovem de 18 anos foi ferido com disparos. Testemunhas afirmam que ele foi abordado por suspeitos em uma motocicleta. A dupla conseguiu pegar o celular e uma carteira, mas um segurança percebeu a movimentação e disparou. A reportagem apurou que os dois assaltantes morreram. 

De acordo com a SSPDS, a vítima foi socorrida por populares e encaminhada ao Hospital Maria José Barroso, conhecido como "Frotinha da Parangaba", sem risco de morte. O jovem não possui antecedentes criminais. 

Leia a nota da Secretaria de Segurança na íntegra: 

“A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), informa que uma ocorrência de lesão corporal à bala foi registrada, por volta de 19h53 da última sexta-feira (22), na Rua Governador João Carlos, bairro Serrinha. Na ocasião, um homem de 18 anos, que não possuía antecedentes criminais, foi ferido. Ele estava em uma motocicleta de cor azul e foi socorrido por populares ao Hospital Maria José Barroso, conhecido como "Frotinha da Parangaba", sem risco de vida. Informa ainda que a ocorrência foi registrada na Ciops com informações de que suspeitos haviam tentado invadir uma residência no endereço citado. As investigações continuam visando elucidar o fato”.

Com informa do CNEWS
Foto ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário