Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Fim de semana registra mais um 'festival' de fugas em presídios e cadeias públicas cearenses


Pode parecer notícia repetida, mas não é. O fim de semana foi marcado por um “festival” de fugas no Sistema Penitenciário do Ceará. Entre a última sexta-feira (22) e a noite do domingo (24), presos escaparam de quatro unidades carcerárias, sendo três da Região Metropolitana de Fortaleza e uma no Interior. O número de detentos que fugiram não foi ainda revelado, mas pode passar de uma centena.
Ainda na sexta-feira, por volta das 13 horas, uma fuga ocorreu no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira Dois (IPPOO 2), no Município de Itaitinga. Ao menos, 15 detentos fugiram através de um túnel escavado a partir de uma cela da Vivência de número 10.
Rapidamente, foi dado o alerta da descoberta da fuga e a Polícia Militar entrou em ação. Ainda no entorno do presídio, policiais do Batalhão Raio conseguiram prender seis dos 15 foragidos, que foram levados de volta à unidade penal.
Mais
No sábado, uma fuga ocorreu na Casa de Privação provisória da Liberdade Três (CPPL 3), localizada no Complexo Penitenciário de Itaitinga, na RMF. O número de foragidos não foi informado pela Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus).
No domingo, a situação se repetiu na CPPL 2, onde, segundo informações ainda não confirmadas, teriam escapado dali cerca de uma centena de detentos.
A quarta fuga aconteceu no Interior. Seis detentos fugiram da Cadeia Pública da cidade de Camocim, no Litoral Oeste do Ceará (a 373Km de Fortaleza). Na sexta-feira (22), por volta de 13 horas, os presos aproveitaram o momento em que estavam liberados das celas e foram até os fundos da cadeia e saltaram o muro.
Os foragidos foram identificados como: Joílson Araújo dos Santos, Anderson de Sousa, Fábio Alves de Carvalho, vulgo “Fábio Pezão”; Davi Alexandre Fonteles, Samuel Monteiros do Nascimento e Antônio Michael Ferreira.  Foi a segunda fuga na cadeia de Camocim neste mês. A penúltima ocorrera no dia 18.  Anderson de Sousa, que havia escapado na primeira fuga e havia sido recapturado pela Polícia Militar, voltou a escapar na sexta-feira passada.
Fonte: Ceará News 7

Ceará tem 20 açudes secos e 44 atingiram o volume morto

Consequência do quinto ano seguido de chuvas abaixo da média histórica, o Ceará tem 20 açudes secos e outros 44 em volume morto. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Um dos vitimados pela preocupante situação é o centenário Cedro, neste Município do Sertão Central. A cota atual do reservatório é de 0,31%.
Primeira grande obra hídrica do País e cartão-postal de Quixadá, o Cedro está inserido na Bacia do Banabuiú. Segundo o gerente regional da Bacia, Luís César Pimentel, a situação é a pior dos últimos 15 anos. "Nós tivemos, em 2001, uma situação parecida com a que estamos vivenciando agora. Depois, em 2007 e 2008, também foi um período ruim, embora não tanto, mas logo em seguida as chuvas mudaram o cenário", disse. Luis César ressalta que o reservatório ainda chegou a tomar água neste ano, mas o volume foi insignificante. Em 1º de janeiro, contava com 0,55% de sua capacidade.
Desde 2008 o Cedro já não abastece a cidade de Quixadá. Atualmente, a água que chega às casas vem de um outro açude do Município, o Pedra Branca. O restante da água do Cedro ainda é retirado por caminhões-pipa, com supervisão da Cogerh, para o abastecimento animal e na agricultura, além de ainda permitir um cenário de paisagem ao local histórico, responsável por atrair turistas.
O total de água que ainda resta nos 153 açudes monitorados pela Cogerh atingiu o volume de 2,18 bi de m³, o que representa 11,7%. As bacias do Coreaú (41,54%), Litoral (41,26%) e Alto Jaguaribe (28,11%) se encontram na melhor situação. No outro extremo estão as bacias do Baixo Jaguaribe (0,25%), do Banabuiú (2,79%) e do Curu (2,64%), com os menores volumes. Sete açudes já sangraram neste ano mas, no momento, nenhum está sangrando.
Conforme Walt Disney Paulino, responsável pelo monitoramento diário dos açudes, o cenário atual pode ser um dos piores. "É um período mais crítico o de agora porque, depois de cinco anos de precipitação abaixo da média, essa situação é naturalmente complica", pondera.
Em meio a reservatórios que só secam e não registram aportes, saber como continuar garantindo água virou uma questão preocupante. Desde o fim de junho último, a Cogerh já realizou cerca sete reuniões para definir questões como alocação negociada de águas. Os encontros aconteceram em Crateús, Alto Santo, Itapajé, Miraíma, Irauçuba, Trairi e Iracema. O órgão também tem discutido soluções nas cidades em que os reservatórios já não são mais suficientes para atender a demanda do abastecimento humano.
No próximo dia 3 de agosto, a Cogerh deve realizar reunião em Quixadá, com o Comitê da Bacia do Banabuiú, para decidir sobre a liberação de água do Açude Arrojado Lisboa (Banabuiú), terceiro maior do Ceará que está com 0,75% de sua capacidade.
Fonte: Diário do Nordeste

Juiz Sérgio Moro é contundente: 'áudios podem tornar Lula preso'


O juiz Sérgio Moro, titular da décima terceira Vara Criminal da Justiça Federal de Curitiba, no Paraná e responsável pela Operação Lava-Jato, considerada a maior operação de combate à corrupção no País,  rebateu prontamente a defesa do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Moro foi enfático ao responder a todos os pontos de questionamentos da defesa do ex-presidente em relação ao andamento das investigações. De acordo com os advogados, o juiz Sérgio Moro deveria se considerar "suspeito" de julgar os processos que envolvem Lula, já que segundo a defesa, Moro  teria atuado com "parcialidade", devido à condução coercitiva de Lula, além das gravações autorizadas pela Justiça que envolvem o ex-presidente nos escândalos de corrupção da Petrobras. Lula é acusado de ter cometido crime de obstrução da Justiça, por tentativa de atrapalhar as investigações da Operação Lava-Jato. Por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal e relator dos processos que envolvem a Lava-Jato, Teori Zavascki, o julgamento da participação do ex-presidente Lula nos desvios bilionários da Petrobras, fica sob a alçada do juiz Sérgio Moro.
Decretação de prisão
Os aliados de Lula temem que o juiz Moro possa decretar a prisão do ex-mandatário do País. O juiz já rebateu contundentemente as alegações da defesa e delineou os equívocos dos defensores: " no que se refere em relação à condução coercitiva do ex-presidente Lula, o requerimento foi solicitado pelo Ministério Público Federal e a autorização foi aceita, além de amplamente fundamentada na data de 29 de fevereiro de 2016, cuja decisão foi acatada ", afirmou Moro.
Sérgio Moro se referiu também à possibilidade de prisão temporária contra o ex-presidente Lula, com base nos áudios captados através de grampos da Polícia Federal : "rigorosamente, há a indicação de tentativa de obstruir as investigações, o que em razão, de busca e apreensão, poderia justificar a implementação de prisão temporária dele (Lula), porém, optou-se por medida menos gravosa, em se tratando da condução coercitiva", concluiu o magistrado./////blogdowilsonfilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário