Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 21 de julho de 2016

SUS deve adotar uso preventivo de pílula anti-HIV para pessoas em risco


O Ministério da Saúde estuda incorporar do SUS a estratégia do uso preventivo do medicamento Truvada para evitar a infecção por HIV. Chamado de profilaxia pré-exposição (PrEP), o método consiste no uso diário do remédio – que combina os antirretrovirais tenofovir e emtricitabina – por grupos mais vulneráveis à exposição ao vírus. O anúncio foi feito durante uma apresentação da diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, na Conferência Internacional de Aids, em Durban, na África do Sul, nesta segunda-feira (18). Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais prepara um protocolo clínico de PrEP que será encaminhado à Comissão de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec) até o final desde ano. Segundo o ministério, a expectativa é atender 10 mil pessoas no primeiro ano de incorporação. A estratégia, que deve ser ofertada em serviços especializados do SUS, será destinada a "populações com alto risco de infecção pelo HIV". A pasta, porém, não detalhou o perfil dos grupos que serão beneficiados. Diário do Nordeste

Dois policiais são atingidos com disparos em menos de 24hs


Dois policiais foram baleados em menos de 24 horas em Fortaleza e Região Metropolitana. O primeiro caso ocorreu no bairro Acaracuzinho, no município de Maracanaú e o segundo no Conjunto Ceará, em Fortaleza. 
Em Maracanaú, um escrivão da Delegacia da Mulher do bairro Novo Maracanaú, identificado apenas como Marcos, subiu em um ônibus e quando estava chegando no Acaracuzinho, um casal que estava dentro do veículo anunciou o assalto. O policial tentou reagir, mas a arma falhou. Um dos suspeitos disparou contra o escrivão. A bala atingiu o abdômen. A dupla resgatou a arma do policial e ainda tentou disparar, mas a arma falhou novamente. O policial foi submetido a uma pequena cirurgia e passa bem. 
Em Fortaleza, os indivíduos abordaram a moto do policial militar João Batista Corrêa (59), no Conjunto Ceará. O militar reagiu e baleou os dois assaltantes. Houve uma troca de tiros e o policial também foi atingido. Porém, familiares afirmam que não foi um assalto e sim, uma tentativa de execução. O motivo é desconhecido. João foi encaminhado com um tiro na perna para o hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro. Populares afirmam que os suspeitos são conhecidos por praticar roubos na área. 
O Samu foi acionado e socorreu os assaltantes. Um foi identificado como Antônio Cássio de Sousa (20) e o outro não foi identificado. 
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) comentou os crimes. Leia na íntegra: 
"A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que investigações estão sendo realizadas visando elucidar dois casos registrados, ontem (19), que tiveram um policial civil e um militar como vítimas de lesão. O policial civil foi atingido por disparo de arma de fogo dentro de um ônibus, no Acaracuzinho, em Maracanaú, durante uma tentativa de assalto. O tiro acertou de raspão o abdômen da vítima, que foi socorrida e passa bem. A outra ocorrência resultou em um policial militar da reserva ferido a bala na perna. Três suspeitos participaram diretamente da ação criminosa, fugindo em duas motocicletas, na companhia de um quarto homem que os esperava junto aos veículos. Eles não levaram nada da vítima. O caso ocorreu no bairro Bonsucesso, em Fortaleza. A SSPDS informa ainda que não há indicativo de que as duas ocorrências tenham ligação com as investidas contra prédios públicos, transportes coletivos e agentes de segurança ocorridas nos últimos dias".
CNews

Rodrigo Maia diz que vai descontar salário de deputado que faltar em agosto


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira, 20, que vai descontar do salário de quem não comparecer para votar em agosto. “É óbvio, pauta marcada, deputado tem de estar presente. Em qualquer trabalho é assim. Se você marcou uma data para que os deputados estejam aqui para votar, é importante que todos votem”, afirmou.
Maia marcou sessões de segunda a quarta-feira na primeira semana do próximo mês e sua intenção é manter esse ritmo nas semanas seguintes. Ele reconheceu que em setembro, devido à proximidade das eleições municipais, será mais difícil fazer três sessões semanais.
A declaração do deputado se deve à preocupação dos líderes partidários com o quórum na volta do recesso. Em ano eleitoral, tradicionalmente os meses de agosto e setembro costumam ter baixa frequência parlamentar. Este ano, porém, há uma série de propostas de interesse do governo e a cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na agenda.
Para votar a perda do mandato do peemedebista é preciso um quórum alto, de pelo menos 420 parlamentares na Casa, já que são necessários 257 votos para cassá-lo. Enquanto líderes do chamado Centrão – PP, PR, PTB, entre outros – têm dúvidas de que haverá presença suficiente para votar a cassação em agosto, a antiga oposição ao governo Dilma Rousseff (PSDB, DEM, PPS e PSB) diz que fará um esforço para trazer toda sua bancada a Brasília no próximo mês.
Maia disse que sua preocupação é colocar em votação as matérias relevantes, principalmente os temas da área econômica. Ontem, o novo presidente da Câmara teve um jantar com o presidente em exercício Michel Temer e com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para sintonizar a agenda legislativa.
Nesta manhã, o deputado disse que é preciso trabalhar junto para superar a crise econômica. “Está na hora do Parlamento, junto com o Executivo e até com o Judiciário, todo mundo colaborar, gerar consenso”, pregou.
Estadão Conteudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário