Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 15 de março de 2021

Vacinas compradas por consórcio do Nordeste irão para todo o Brasil

Foto AFP
As 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, compradas pelo consórcio de governadores da Região Nordeste integrarão o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi anunciada neste último sábao (13), pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que preside o consórcio, após reunião dos governadores do Nordeste com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e representantes da Advocacia Geral da União (AGU).

De acordo com vídeo divulgado pela assessoria do governador, as doses do imunizante desenvolvido pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, serão distribuídas para todo o país, a partir de abril. Ao Ministério da Saúde caberá o papel de interveniente no processo.

“Foi acertado que a procuradoria dos estados, mais a equipe jurídica do ministério e a AGU para, até segunda-feira, trabalharem nas condições de um contrato em que o ministério entra como interveniente e assim a gente garante que essas 37 milhões de doses, a partir de abril, serão doses da vacina para todo o Brasil, disse Dias, após a reunião .

Dias disse ainda que o ministério está trabalhando na regulamentação da lei que permite a compra de vacinas por estados e municípios. Segundo o governador, o ministério vai manter o que está previsto na legislação: que toda vacina comprada por municípios e estados, e também pelo setor privado, deverá ser incluída no PNI.

Ainda de acordo com o governador, a pasta apresentou um cronograma atualizado que prevê entregas semanais aos Estados da vacina do instituto Butantan e da vacina da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na reunião, Dias também foi informado sobre a entrega do primeiro lote de vacinas do Covax Facility, consórcio da Organização Mundial de Saúde (OMS). A iniciativa é voltada para ajudar os países em desenvolvimento a ter acesso equitativo à vacinas contra a covid-19. De acordo com Dias, a vacina da AstraZeneca deverá chegar em duas remessas, sendo a primeiro no dia 23 e a segunda no dia 26 de março. A vacina do laboratório indiano Bharat Biotech também deverá chegar até o dia 26 de março.

“Com isso, nós teremos condições de alcançar em torno de 20 milhões de brasileiros vacinados no mês de março. E todo esforço vai nessa direção, para chegar no mês de abril com 50 milhões de pessoas, de todo o grupo de risco, vacinadas para a gente ter condições de superar essa pressão de internações na rede hospitalar e ainda reduzir os óbitos”, disse.

Com informações da Agência Brasil.

Ceará completa um ano dos primeiros casos de coronavirus nesta segunda-feira e quase 470 mil já foram infectados desde o início da pandemia

                  

O Ceará completa, nesta segunda-feira, 15 de março, um ano desde que o vírus da Covid-19 chegou ao estado e três pessoas testaram positivo para o coronavírus. 

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria da Saúde, os pacientes eram pessoas que viajaram para o exterior e tiveram a doença confirmada em diagnóstico realizado na volta ao Brasil.

De lá para cá, foram 469.723 pessoas contaminadas no estado, sendo que 12.239 perderam suas vidas, segundo dados registrados na plataforma IntegraSus até este domingo (14).

A primeira morte foi registrada 11 dias depois dos primeiros casos confirmados, 26 de março de 2020. A vítima era um idoso de 72 anos que estava internado no Hospital São José, em Fortaleza. Já a primeira remessa de vacinas, com 229.200 mil doses, chegaram ao Ceará em janeiro deste ano.

O Estado já soma oito lotes e 805 mil vacinas recebidas desde o início da vacinação. Segundo dados do Vacinômetro, o Ceará já aplicou 559.890 doses das vacinas.

Vaqueiro e agricultor são mortos a tiros em frente de casa na zona rural de Icó, no interior Ceará

Foto Richard Lopes
Um duplo homicídio foi registrado na noite de sábado (13), na zona rural de Icó, na Região Centro-Sul do Ceará. Um agricultor e um vaqueiro estavam em frente de casa com suas duas mulheres quando foram surpreendidos por homens que chegaram atirando contra as vítimas.

Nelson Luís Coelho, 55 anos, e Ronalrio Lima Ramos, 47, não tinham antecedentes criminais, de acordo com o delegado plantonista em Icó, Felipe Lira. Ainda segundo o delegado, o motivo da execução ainda é investigado pela polícia. Familiares vão ser ouvidos para ajudar nas investigações. Até a manhã deste domingo (14), ninguém foi preso.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário