Nova resolução traz três pontos principais, além do preço do combustível. Qualidade aumenta e traz mais garantia de segurança para os motoristas.
Entraram em vigor nesta segunda-feira, 3, as novas especificações da gasolina automotiva. Estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), as características visam reforçar a qualidade da gasolina brasileira e melhoram a autonomia dos veículos, reduzindo o consumo pelos motoristas. Além disso, também tem menores níveis de emissões atmosféricas e dificulta fraudes no composto, como o uso de solventes.
Apesar de o novo padrão já estar valendo, distribuidoras terão prazo adicional de até 60 dias para se readequarem ao setor, enquanto postos terão até 90 dias para reorganizarem a venda do novo combustível.
A revisão contempla três pontos principais: o estabelecimento de valor mínimo de Massa Específica (ME); valor mínimo para a temperatura de destilação; e a fixação de limites para a octanagem. No entanto, motoristas não precisarão realizar alterações para se adequarem à nova fórmula, conforme explica o integrante do Núcleo de Pesquisas em Lubrificantes do Departamento de Engenharia Química da UFC, Expedito Parente Junior.
Ele relembra que a gasolina comercializada já é uma mistura com o etanol, o que reduz quaisquer danos. "A nova gasolina vem para melhorar o desempenho dos motores. Então, ela é misturada e todo o efeito dela acaba sendo amortecido pelo etanol, por ser um combustível renovável", diz.
A alteração na Massa Específica é um dos pontos alterados, definida pela densidade do produto. Quanto mais denso, maior a capacidade do produto em produzir energia. Antes da nova especificação, não existia um valor mínimo para a ME. Com a nova resolução, o valor passa a ser de 715,0 kg/m3 - o que significa mais energia e menos consumo para o motorista.
Mudanças na octanagem da gasolina também fazem parte da novidade. O índice de octanagem é o nível de resistência da gasolina ao motor quando é dada a partida em um carro. Durante o processo, o combustível sofre uma pressão dentro do motor do veículo e compressa a gasolina - no caso, quanto maior a resistência do produto, maior a sua octanagem. O valor 100 é a base do índice, influenciado pelo composto químico mais resistente às reações no veículo.
Antes da nova resolução, o índice de medição brasileiro era realizado através do Índice Antidetonante (IAD) com a Research Octane Number (RON). Existem dois parâmetros de octanagem: o Motor Octane Number (MON) e o RON.
O IAD exigido para a gasolina brasileira era de 87 octanos. Com as mudanças, o valor mínimo de octanagem para a gasolina comum será de 92. Já para a gasolina premium, produto que contém aditivos que reforçam sua resistência, o número de octanos será de 97. A partir de 1º de janeiro de 2022, a octanagem mínima aumentará para 93.
O outro ponto da resolução estabelece um valor mínimo para a temperatura de destilação do combustível em 50% (T50) para a gasolina A, com temperatura de ebulição de 77,0 ºC - ou seja, é mais difícil do composto passar do estado líquido para o estado gasoso. Os parâmetros de destilação afetam questões como desempenho do motor, dirigibilidade e aquecimento do motor.
"Todas essas três propriedades estão relacionadas. Quando há uma diminuição da volatilidade do combustível, isso evita falhas, principalmente, em momento de partidas do veículo. Pois quanto menos volátil, mais vantajoso para o motorista", explica o pesquisador.
O impacto no preço é uma das principais mudanças com a nova gasolina. Expedito expõe que a especificação anterior não existia um limite para a densidade e pagávamos menos massa por volume. Com a novidade, a mistura virá mais densa e terá mais conteúdo energético pela mesma quantidade de volume. Ou seja, há a possibilidade de pagarmos mais caro pela mesma quantidade de combustível devido as alterações - no entanto, benéficas para motorista e para o veículo.
Especialista em combustíveis da Petrobras, Rogério Gonçalves avalia que as novas regras também ajudarão no combate ao combustível adulterado. Dessa forma, apesar do possível aumento do preço, a qualidade deve ser melhorada e o motorista rodará mais com menos combustível. A estatal afirma que toda a gasolina comum produzida em suas refinarias já tem octanagem RON 93.
A Petrobras explica que o preço do combustível é definido pela cotação no mercado internacional e outras variáveis como valor do barril do petróleo, frete e câmbio. Os fatores podem variar para cima ou para baixo e são mais influentes no preço do que o custo adicional de especificação. A estatal é responsável por cerca de 30% do preço final da gasolina nos postos de serviço.
(O Povo)
Foto Júlio César
Pandemia da violência deixa 24 mortos no Ceará no seu primeiro fim de semana de agosto
Uma idosa de 84 anos está entre as 18 pessoas assassinadas no fim de semana no Ceará. Além dos 14 crimes de morte, outras seis pessoas perderam a vida tragicamente em acidentes de trânsito, a maioria pessoas ocupantes de motocicletas. Uma tentativa de chacina deixou dois mortos e dois feridos em Caucaia e em Fortaleza, um corpo decapitado foi encontrado boiando nas águas do Rio Maranguapinho, no bairro Bonsucesso.
Em Fortaleza, oito pessoas foram assassinadas nos seguintes bairros: Parangaba (dois casos), Jardim Iracema, Caça e Pesca, Praia do Futuro, Fátima, José Walter e Bonsucesso. Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), ocorreram seis homicídios, sendo três em Caucaia, além de um duplo em Aquiraz e outro em Maracanaú.
No Interior do estado, crimes de morte foram registrados nos seguintes Municípios: Tabuleiro do Norte, Tianguá, Jaguaribe e Monsenhor Tabosa.
Duas mulheres foram mortas no Ceará no fim de semana. O primeiro caso ocorreu na madrugada do domingo (2), na zona rural do Município de Monsenhor Tabosa (a 300Km de Fortaleza). O caso ocorreu no Sítio Lagoa dos Santos, onde a aposentada Francisca Paiva de Moura, 84 anos, foi morta a facadas, dentro de casa. O autor do crime, um homem de 56 anos, com debilidade mental, acabou preso em flagrante.
Em Fortaleza, uma mulher identificada até o momento apenas por Nilse, foi morta, a tiros, quando almoçava em um estabelecimento instalado no cruzamento da Avenida D com a Rua 41 do Conjunto José Walter. O crime ocorreu no começo da tarde do domingo.
Tentativa de chacina
Em Caucaia, uma tentativa de chacina deixou dois jovens mortos e outros dois feridos em uma residência localizada na Rua Félix Gomes da Silva, no bairro Grulo, na madrugada de domingo. Era por volta de 1h30 quando o local foi invadido pelos assassinos. Os quatro homens estavam bebendo na casa quando foram surpreendidos pelos atiradores. Dois deles, identificados por Gabriel e André, tombaram mortos no local. Outros dois foram socorridos em estado grave.
Ainda em Caucaia, bandidos invadiram uma residência no bairro Tabapuazinho e tentaram matar um casal. O homem morreu no local e a mulher foi socorrida em estado grave.
No bairro de Fátima, em Fortaleza, bandidos vestindo roupas com o nome da Polícia Civil invadiram um restaurante de comidas típicas e mataram um jovem identificado por Gutemberg de Sousa Ferreira, 25 anos. O crime foi filmado pelas câmeras do estabelecimento.
No sábado à tarde (1º), populares encontraram o corpo de um homem que boiava nas águas do Rio Maranguapinho, no bairro Bonsucesso. A vítima, do sexo masculino e não identificada, foi decapitada e esquartejada. A cabeça e parte do corpo foram encontradas separadas, sendo resgatadas do rio pelo Corpo de Bombeiros.
Um homem que era ex-presidiário e usava uma tornozeleira eletrônica, foi morto, a tiros, no fim da tarde do domingo, no bairro Caça e Pesca, na Zona Leste de Fortaleza. Ele foi identificado como Wesley Miranda de Sousa, 20.
Ainda no domingo, o corpo de um homem, ainda não identificado, e que apresentava sinais de violência, foi encontrado por populares em um terreno baldio nas proximidades da Feira de Parangaba, em Fortaleza.
Crimes no Interior
Uma briga de bar terminou em morte no Distrito de Feiticeiro,a zona rural de Jaguaribe (a 300Km de Fortaleza). Um homem identificado por Jânio Marcos Peixoto Bessa, 37 anos, foi morto a golpes de faca, na manhã de domingo. O autor do crime foi preso em flagrante.
Em Tianguá, por volta de 18 horas de sábado, Lameu Jacinto de Paula, 41 anos, foi assassinado, a golpes de faca, durante uma discussão familiar. O autor do crime já foi identificado e preso.
Acidentes
Seis pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito nos seguintes Municípios: Canindé (BR-020), Cedo (Localidade Cosmo Leão), Russas (localidade Sítio Ingá), Barbalha (Bairro Malvinas), Nova Olinda (rodovia estadual CE-292), além de uma morte por acidente em Maracanaú, no bairro Conjunto Timbó.
(Blog do Fernando Ribeiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário