O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, divulgou, nesta quarta-feira (13), que a proporção de pessoas pretas ou pardas cursando o ensino superior em instituições públicas brasileiras chegou a 50,3% em 2018. Esta é a primeira vez que a população negra ultrapassa a metade das matrículas em universidades e faculdades públicas.
A analista de indicadores sociais do IBGE Luanda Botelho destaca que a melhora das estatísticas é reflexo de uma série de políticas públicas que proporcionaram o acesso e a permanência da população preta e parda na rede de ensino.
“Melhoraram os indicadores, levando a uma maior proporção de pessoas pretas ou pardas concluindo o ensino médio, estando aptas a cursar o ensino superior; e a gente tem também nos anos 2000, as políticas de expansão do ensino superior e de democratização do acesso, que seriam as políticas de cotas. Então eu acho que a gente pode explicar esse resultado por essa trajetória de melhora desses indicadores, pelas políticas de acesso ao ensino superior e também por este aumento na autodeclaração da população preta ou parda”, comenta.
O estudo mostra também que a taxa de analfabetismo para pessoas acima de 15 anos, entre pretos e pardos caiu de 9,8% em 2016 para 9,1% em 2018. Já entre os brancos, essa taxa é de 3,9%.
Com informações Agência do Rádio Mais
Fã é preso por planejar ataque contra cantora Simaria
Um fã da cantora Simaria, da dupla com Simone, foi preso em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, por planejar um atentado em um show que as irmãs faria em Porto Alegre, no dia 14 de dezembro.
Para a polícia, ele disse que queria se vingar de Simaria, uma vez que a artista não respondia ele nas redes sociais. O homem já tem passagens por furtos, roubo, agressões e desacato.
As irmãs decidiram não falarem do assunto, mas sua assessoria de imprensa emitiu uma nota sobre o caso:
"A Social Music e Áudio Mix, escritórios responsáveis pelo gerenciamento de carreira da dupla Simone & Simaria comunicam que, por decorrência dos reiterados e graves ataques sofridos pelas artistas em suas respectivas redes sociais e no exclusivo objetivo de preservação da integridade física das cantoras e seus familiares, levou a questão ao conhecimento das autoridades públicas para os devidos fins e providências.
Tomando conhecimento dos recentes acontecimentos policiais, por total confiança nas instituições públicas e irrestrita obediência de segredo de justiça do processo judicial, reserva-se quanto aos detalhes, aguardando o decorrer de sua tramitação.
Que o respeito, a alegria e o carinho, marca da dupla Simone & Simaria, para com seu público, fãs e admiradores de seu trabalho se sobreponham, fazendo deste fato rapidamente esquecível".
Agora, o homem aguarda sua transferência para um presídio em São Paulo.
Com informações Notícias ao Minuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário