Dentro de dois anos, é possível que um simples exame de sangue possa identificar quaisquer tipos de tumores cancerígenos até dez anos antes que eles se manifestem no organismo. O exame é chamado entre seus desenvolvedores de "biópsia líquida" e é capaz de fazer uma extensa análise do DNA encontrado no sangue, de forma a prever qualquer sinal de eventuais tumores.
O procedimento está ainda sendo desenvolvido pelo Centro de Combate ao Câncer Memorial Sloan Kettering, nos Estados Unidos, de acordo com informações do jornal britânico Daily Mail. Até aqui as pesquisas já realizaram o teste para diagnosticar 161 pacientes de câncer nos pulmões, próstata ou mama.
Exame para detectar câncer precocemente
Os resultados apontam acerto em 90% dos exames. No caso de tumores difíceis de identificar, como o de pâncreas, o aproveitamento é mais baixo, de 55%, mas ainda assim bastante proveitoso, uma vez que este tipo de câncer geralmente é percebido somente em estágios avançados.
A "biópsia líquida" deve ser capaz de identificar qualquer tipo de tumor em qualquer órgão do corpo. No sistema, ocorre um processo complexo de análise de DNA que procura sinais que sejam relacionados ao aparecimento de tumores.
Se o desenvolvimento do projeto der certo, os pesquisadores preveem que seja aplicado como um exame de rotina, como os feitos para detectar colesterol alto ou elevada pressão arterial.
Os pesquisadores estimam que após a popularização deste exame, o número de mortes causadas pelo câncer possa cair até 50%. A empresa Grail, apoiada por multibilionários como Bill Gates, da Microsoft, e Jeff Bezos, da Amazon, tem como objetivo realizar os primeiros testes de mercado já em 2019.
Via Portal Vix
Mulher é encontrada morta em uma estrada na periferia de Maranguape neste sábado
Subiu para 191 os casos de assassinatos de mulheres no Ceará em 2019. Na manhã deste sábado de “feriadão” da Proclamação da República (16). Mais um crime do gênero foi registrado no estado. Uma mulher, ainda não identificada, foi encontrada morta, a tiros, numa estrada de terra nos arredores da cidade de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O crime está envolto e mistério.
O cadáver foi localizado por moradores logo no começo da manhã. Uma patrulha da Polícia Militar foi acionada para atender à ocorrência e isolou o local para o trabalho da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). Nenhum morador reconheceu a vítima, o que abre a hipótese de a vítima ter sido seqüestrada em outro local e levada para a estrada onde foi executada sumariamente com tiros na cabeça.
A mulher morta tinha a cor morena, cabelos pretos e longos, estava vestida com um short jeans azul e uma blusa preta curta, e possuía várias tatuagens na coxa e perna direitas.
Outro caso misterioso
Na madrugada deste sábado (16), o corpo de um homem foi encontrado por populares na cidade de Limoeiro do Norte (a 203Km de Fortaleza). A vítima estava com parte do corpo carbonizada. O caso ocorreu no bairro Luiz Alves de Freitas, local bastante violento por contra do intenso tráfico de drogas e da presença de facções criminosas.
O corpo do desconhecido foi encaminhado ao Núcleo Regional da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), na cidade de Russas.
Fuzilado no bar
Um crime de morte foi registrado na manhã deste sábado no Município de Mauriti, na região Sul do estado (a 507Km de Fortaleza). Um comerciante conhecido por “Zé de Dulce” foi fuzilado por pistoleiro logo após abrir seu estabelecimento comercial. A Polícia esteve no local do crime iniciando as investigações.
Segundo os primeiros relatos do caso, o comerciante estava no seu bar, quando dois pistoleiros, em uma motocicleta, invadiram o local e dispararam vários tiros na vítima. O corpo de “Zé de Dulce” foi encaminhado ao Núcleo Regional da Pefoce em Juazeiro do Norte.
(Blog Fernando Ribeiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário