Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 28 de julho de 2020

Coronavírus no Brasil: Vacina do Instituto Butantan deve ser distribuída em janeiro


Na corrida por uma vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), é esperado que a fórmula desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butatan comece a ser distribuída, em massa e de forma gratuita, ainda em janeiro de 2021. Para isso, a vacina Coronavac deve ainda ser aprovada nos testes finais de eficácia.

"A quantidade necessária para iniciar a imunização da população brasileira, pode ser aplicada já no início de janeiro com o SUS [Sistema Único de Saúde], com aplicação gratuita em toda população. A melhor notícia que poderíamos ter é a vacina", afirmou o governador do estado de São Paulo, João Doria, em entrevista para a Rádio Itatiaia.

Atualmente, os testes da fase 3 para a vacina são realizados em nove mil voluntários pelo país, envolvendo centros de pesquisas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, além de Brasília, com coordenação do Instituto Butantan. Até outubro, essa etapa deve ser concluída.

No calendário para que a vacina contra a COVID-19 seja distribuída no início do ano que vem, caso o imunizante seja aprovado em todas as etapas, a Coronavac deve obter autorização de distribuição concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda nos primeiros dias de dezembro.

"Abril do ano que vem já teremos, com toda segurança, a imunização e a tranquilidade que as pessoas poderão celebrar festas, atividades, eventos musicais ou esportivos, sem risco para sua saúde ou sua vida'', explica Doria sobre as perspectivas do combate a essa pandemia.

Produção da vacina

A vacina desenvolvida pelo laboratório chinês com o Instituto Butantan tem em sua fórmula o novo coronavírus inativado, ou seja, contém apenas fragmentos inativos desse vírus (não há chances de desencadear uma infecção). Com a aplicação das duas doses previstas, é esperado que o sistema imunológico de cada paciente comece a produzir anticorpos contra o vírus da COVID-19.

Para ajudar nos custos do programa de desenvolvimento, o Instituto Butantan deve criar uma plataforma de doações para, dessa forma, dobrar a capacidade de produção da vacina contra o novo coronavírus. Segundo o governador, além de atender a todos os brasileiros, é possível que a vacina chegue a ser exportada para países vizinhos.

"Hoje iniciamos um programa de solicitação de doações para que ele possa arrecadar R$ 130 milhões e investir em equipamentos e tecnologia para aumentar a capacidade de produção, que hoje é de 120 milhões da Coronavac. Por que aumentar a produção? Para o atendimento da totalidade de brasileiros, já que a vacina será aplicada duas vezes. Então, pretendemos dobrar para 240 milhões de vacinas para atendermos todos os brasileiros. Havendo uma segunda ou terceira vacina, o Butantan vai exportar para países vizinhos", avisou Doria anteriormente.

Com informações Yahoo Notícias via Canaltech

Galvão Bueno revela que Caio Ribeiro testou positivo para a covid


O comentarista Caio Ribeiro testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi revelada por Galvão Bueno na noite desta segunda-feira durante o programa Bem, Amigos!, do SporTV. Segundo o narrador e apresentador, a esposa do ex-jogador também foi diagnosticada com a doença.

"Quero desejar que nada mais sério aconteça com Caio Ribeiro. Primeiro, na quinta-feira, a Renata Ribeiro, esposa dele, testou positivo para covid-19. E o Caio testou na sexta-feira. Caio, você e a Rê, todo o cuidado médico, toda a atenção. Certeza de que não vai ser nada sério", disse Galvão.

Além de Caio Ribeiro, a emissora também conta com o caso do apresentador Rodrigo Rodrigues. Ele testou positivo para covid-19 há 15 dias e neste último final de semana foi internado com trombose venosa cerebral. Atualmente está em coma induzido na UTI de um hospital localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Rodrigo Rodrigues passou por uma cirurgia para diminuição da pressão intracraniana. O boletim divulgado pelo hospital e assinado pelo diretor médico Paulo Henrique Ribeiro Bloise explicou que o apresentador precisou passar pela operação ainda no domingo.

"O Hospital Unimed-Rio informa que o paciente Rodrigo de Oliveira Rodrigues deu entrada em nossa emergência na noite do último sábado, 25/07/2020, apresentando como sintomas cefaleia, vômitos e desorientação, além de possuir diagnóstico prévio de Covid-19. Após a confirmação de trombose venosa cerebral, foi realizado, neste domingo, 26/07/2020, um procedimento para diminuição da pressão intracraniana. Neste momento, encontra-se sedado e internado na unidade de terapia intensiva", disse.

Rodrigo Rodrigues apresentou o "Troca de Passes" pela última vez em 9 de julho. Ele possui passagens por diversos canais de TV, como SBT, TV Cultura, Band, Gazeta, ESPN Brasil e Esporte Interativo. E está no SporTV desde 2019.

Com informações Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário