Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 31 de julho de 2020

PRIMEIRA-DAMA DO PAÍS E MINISTRO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES ESTÃO COM COVID-19


A primeira-dama Michelle Bolsonaro foi contaminada pelo novo coronavírus, informou nesta quinta-feira a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência). O teste realizado por ela apresentou resultado positivo menos de uma semana depois de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciar que estava curado da doença.

"Michelle Bolsonaro testou positivo para covid-19 nesta quinta-feira, 30. Ela apresenta bom estado de saúde e seguirá todos os protocolos estabelecidos. A primeira-dama está sendo acompanhada pela equipe médica da Presidência da República", informou a Secom, em nota.

MINISTRO TAMBÉM INFECTADO


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, informou que está com covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O anúncio foi feito durante live feita com o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) na 4ª feira (29/jul/2020) para debater sobre o uso do centro de lançamento de Alcântara, no Maranhão.

No fim da live, o ministro disse que fez o exame na 3ª feira (28/jul/2020) e na 4ª recebeu o resultado positivo. Apesar disso, afirmou que vai continuar trabalhando de casa.

Trump defende adiamento das eleições presidenciais nos EUA


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu nesta quinta-feira (30) o adiamento das eleições presidenciais, marcadas para novembro.

Em uma publicação no Twitter, o líder republicano afirmou que a votação universal pelo correio poderia fazer do pleito "a eleição mais imprecisa e fraudulenta da história" e um "grande embaraço para os EUA".

Ele sugeriu um adiamento para que as pessoas possam votar "de maneira adequada, segura e protegida".

Há poucas evidências para apoiar as alegações de Trump, mas ele há muito se opõe à votação por correio, que, segundo ele, seria suscetível a fraude.

O avanço vigoroso da pandemia do novo coronavírus nos EUA fez com que pelo menos 14 estados americanos postergassem suas eleições primárias, levantando especulações sobre a possibilidade de adiamento da eleição geral no país, marcada para 3 de novembro.

Especialistas, no entanto, afirmam que a alteração da data é improvável e que o presidente, ainda que quisesse, não tem o poder de fazer qualquer modificação no calendário eleitoral por ordem executiva.

Com informações Notícias ao Minuto

Wanessa Camargo e família tiveram diagnóstico positivo para Covid


A cantora Wanessa Camargo, 37, revelou durante uma live com a revista Glamour nesta quarta-feira (29), que ela e sua família já pegaram Covid-19. Ela é casada Marcus Buaiz, com quem tem dois filhos: José, 8, e João Francisco, 6.

"Fizemos o exame e no primeiro dia deu negativo, mas cumprimos a quarentena. Todo mundo pegou: José, eu, Marcus, João. Os funcionários não pegaram. As crianças tiraram de letra. Eu assustei, chorava, sentia o pulmão sem ar. Não conseguia respirar", afirmou a voz de "Shine It On".

Camargo disse que o diagnóstico positivo para a doença veio logo no início da pandemia. "No começo foi aquele susto, de não entender como um vírus iria afetar as pessoas. Lembro que eu estava ensaiando e tivemos que parar", continuou.

Logo em seguida seu filho caçula João ficou doente e a cantora, nervosa. "Tivemos um caso positivo bem perto da gente, um dos primeiros casos no Brasil. Eu comecei a ficar mal", explicou. Após um mês dos fortes sintomas, Wanessa e a família fizeram o teste novamente, e nesse veio o resultado.

"Ainda bem que não sabia porque achei que podia me dar mal", afirmou a cantora, que também participou do Conversa com Bial na madrugada desta quinta-feira (30).

Mesmo com a agenda de shows parada por causa da pandemia, Wanessa Camargo tem realizado muitos projetos além de lives e entrevistas. A cantora comemora seus 20 anos de carreira neste ano com a série documental "W.DOC" disponibilizada em seu canal no YouTube.

Com informações Notícias ao Minuto

Polícia Civil incinera mais de 1,2 tonelada de drogas apreendidas em 4 anos no Ceará

A maior parte do material é composto por maconha, mas outras drogas como crack, cocaína, LSD, Haxixé e psicóticos diversos também integram a carga incinerada
A carga foi incinerada em uma cerâmica em Aquiraz
A carga foi incinerada em uma cerâmica em Aquiraz
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) incinerou, nesta quinta-feira (30), mais de 1,2 tonelada de drogas que foram apreendidas em todo o Ceará, entre os anos de 2016 e 2020. A queima do material aconteceu em uma cerâmica, no município de Aquiraz. A ação foi conduzida pela Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) e foi acompanhada por agentes da Polícia Civil, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A maior parte do material é composto por maconha, mas outras drogas como crack, cocaína, LSD, Haxixe e psicotrópicos diversos também integram a carga incinerada. As drogas são de apreensões referentes a 532 processos em 17 municípios do Ceará: Ararendá, Barreira, Boa Viagem, Cascavel, Caucaia, Crateús, Fortaleza, Ipueiras, Itaitinga, Madalena, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Pindoretama, Redenção, Tabuleiro do Norte e Tianguá.

Pandemia da bala - Em sete meses, Ceará já ultrapassa marca de 2.600 assassinatos

Somente neste mês de julho já foram registrados 18 duplos homicídios no estado
A guerra de facções tem efeito multiplicador na estatística de assassinatos no Ceará, com centenas de homicídios todos os meses
Na última quarta-feira (29), o Ceará ultrapassou a marca de 2.600 assassinatos no ano. Nesta quinta-feira (30), o número de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) no estado já era de 2.609 mortos por conta da pandemia da violência armada. Somente neste mês, já ocorreram 18 duplos homicídios e um triplo no estado.
Conforme levantamento feito, neste mês de julho, 83 pessoas foram executadas na Capital, 75 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além de outras 123 no interior (82 na região Sul  e 41 na região Norte). 
Até o mês de junho, o estado já havia contabilizado em sua estatística criminal, nada menos, que 2.329 assassinatos, incluindo homicídios comuns, latrocínios (roubos seguido de morte), feminicídios, mortes por intervenção policial e crimes registrados em unidades do Sistema Penitenciário, além dos casos de lesão corporal seguida de óbito da vítima.
Na Grande Fortaleza, 158 pessoas foram assassinadas entre os dias 1º e 29 de julho, tendo entre as vítimas, 16 pessoas mortas em duplos homicídios.

Menino de 5 anos leva cadeirada de padrasto e fica ferido no interior do Ceará

Um menino de 5 anos de idade foi ferido na cabeça, após o próprio padrasto arremessar uma cadeira contra ele durante uma discussão, marcada por agressões mútuas, entre o homem e a mãe da criança em um bar situado na zona rural do município de Novo Oriente, no Interior do Ceará. A criança foi socorrida e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade vizinha, em Crateús, mas já recebeu alta.
Inicialmente, a polícia foi informada de que o menino teria sido lesionado por golpes de garrafa, mas ao chegar ao local constatou que ele havia sido ferido, na verdade, por uma cadeira arremessada pelo padrasto. O objetivo do agressor, segundo testemunhas, era atingir psicologicamente a companheira.
A família da vítima denunciou à polícia que o padrasto mantinha armas guardadas em casa, ilegalmente. Após buscas, foram encontradas três espingardas carregadas e munição.
O homem foi preso em flagrante e indiciado por posse ilegal de arma e por lesão corporal. A identificação dele não foi revelada.

Homem mata esposa com facada no peito por auxílio de R$ 600

SUSPEITO FOI PRESO
Uma mulher identificada como Evilane Bessa da Silva, de 32 anos, foi assassinada a facadas pelo marido, Alan Douglas Soares, de 28, em Belém.
Imagens da câmera de segurança de um estacionamento registraram o crime. Nas imagens, é possível ver o casal discutindo e o agressor golpeando a vítima com uma faca no peito. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Evilane deixa duas filhas.
Parentes da vítima contaram que Alan já respondia a um processo por agressão à mulher. Ele foi preso em um shopping no final de semana e confessou a ação.
À polícia, Alan afirmou que eles haviam discutido por ele não repassar o valor do auxílio emergencial de R$ 600 para ela.

Número de mortes por Covid-19 no Ceará chega a 7.664 - Estado tem mais de 171 mil casos

Um total de 143.369 pessoas conseguiram se recuperar
Dados de mortes e casos por coronavírus no Ceará foram atualizados nesta tarde. Na foto, Cruz Vermelha realiza desinfecção em hospital de Fortaleza  (Foto: Fabio Lima/ O POVO)
O Ceará contabiliza, até as 17h16 desta quinta-feira (30), 171.565 diagnósticos positivos de Covid-19, com 7.664 mortes em decorrência da enfermidade. Um total de 143.369 pessoas conseguiram se recuperar. A atualização foi realizada pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).Em Fortaleza, foram identificados 42.029 casos positivos e 3.689 óbitos. Logo depois, em número de confirmações, aparece a cidade de Sobral, com 9.804 diagnósticos, e Juazeiro do Norte, com 8.419 pessoas infectadas.Sobral contabiliza 283 mortes pela enfermidade. Em Juazeiro do Norte, no Cariri, 219 pessoas não resistiram à Covid-19. Devido aos altos índices, a cidade prolongou o lockdown, mesmo com o relaxamento do Governo do Estado. O isolamento mais rígido também continua em Crato, Barbalha e Brejo Santo.Na Região Metropolitana de Fortaleza, Maracanaú registra 5.174 casos e 231 mortes. Em Caucaia, segunda cidade em número de óbitos, foram confirmados 5.035 diagnósticos positivos e 319 mortes. Maranguape concentra 4.017 casos e 106 mortes.

Polícia apreende onze armas, quatro coletes e munição enterradas em terreno na Grande Fortaleza

Ação aconteceu após os agentes receberem uma denúncia anônima de que um grupo criminoso estaria acampado em um matagal em Aquiraz
Onze armas, quatro coletes, carregadores e mais de 400 munições são apreendidas pela polícia enterradas em terreno no município de Aquiraz, na Grande Fortaleza. — Foto: Polícia Militar/ Divulgação
Onze armas, quatro coletes, carregadores e mais de 400 munições são apreendidas pela polícia enterradas em terreno no município de Aquiraz
Policiais militares do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), apreenderam 11 armas de fogo, quatro coletas balísticos, carregadores e mais de 400 munições de diversos calibres que estavam enterradas em um matagal no município de Aquiraz, na Grande Fortaleza. A ação aconteceu na tarde desta última quinta-feira (30), após os agentes receberem uma denúncia anônima informando que um grupo criminoso estaria acampado no local.
Conforme a polícia, para verificar a informação os militares entraram em um terreno de mata fechada localizado no Bairro Vila Cabral. Ao perceberem a presença dos agentes, os integrantes do grupo fugiram, adentrando em um local de difícil acesso.
Os policiais fizeram buscas nas proximidades do terreno, mas ninguém foi encontrado. Entretanto, os PMs visualizaram que parte do local que estaria sendo usado como acampamento apresentava terra fofa e ao checarem localizaram o material.
Na ocasião foram encontradas seis pistolas, três revólveres calibre 38 e duas espingardas artesanais. Ainda, foram achados quatro coletes balísticos, 14 carregadores de pistolas e 417 munições de diversos calibres.
Segundo a polícia, o material apreendido foi apresentado na Delegacia Metropolitana de Eusébio (CE), onde será investigado.

Pandemia da bala: Ceará ultrapassa em 7 meses a marca de 2.600 homicídios

Nesta quarta-feira (29), o Ceará ultrapassou a marca de 2.600 assassinatos no ano. No começo da manhã de hoje (30), o número de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) no estado já era de 2.609 mortos por conta da pandemia da violência armada. Somente neste mês, já ocorreram 18 duplos homicídios e um triplo no estado.

Neste mês de julho, ao menos, 83 pessoas foram executadas na Capital, 75 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além de outras 123 no interior (82 na região Sul e 41 na região Norte). 

Até o mês de junho, o estado já havia contabilizado em sua estatística criminal, nada menos, que 2.329 assassinatos, incluindo homicídios comuns, latrocínios (roubos seguido de morte), feminicídios, mortes por intervenção policial e crimes registrados em unidades do Sistema Penitenciário, além dos casos de lesão corporal seguida de óbito da vítima.

Na Grande Fortaleza, 158 pessoas foram assassinadas entre os dias 1º e 29 de julho, tendo entre as vítimas, 16 pessoas mortas em duplos homicídios.

Os oito duplos assassinatos na Capital e zona metropolitana aconteceram nos seguintes locais: Distrito de Amanari (em Maranguape), Barrocão (em Itaitinga), Maraponga (Capital), Parque Potira (em Caucaia), Parque Genezaré (em Itaitinga), Bela Vista (Capital), Vila do Mar (Barra do Ceará/Capital) e no Distrito de Sítios Novos (em Caucaia).

Matança no interior

No interior do estado, outras 20 pessoas morreram em 10 duplos homicídios ocorridos nos seguintes locais: Localidade Carbomil (em Limoeiro do Norte), Distrito de Barra do Sitiá (em Banabuiú), Localidade de Frios, Distrito de Parazinho (em Granja), Bairro Romeirão (em Juazeiro do Norte), Localidade de Jaburu (em Russas), bairro Terrenos Novos (em Sobral), Groaíras, Sítio Bento (em Cedro), Quixeramobim, e no bairro Santa Teresa (em Juazeiro do Norte).

Além dos 18 duplos homicídios, um caso de triplo assassinato ocorreu na região do Vale do Jaguaribe. O fato aconteceu na tarde do último domingo (26), no Distrito de Castanhão, zona rural do Município de Alto Santo, onde duas mulheres e um homem foram mortos a tiros.

(Fernando Ribeiro)

VIOLÊNCIA: Polícia suspeita que mulher foi morta em Caucaia por ordem do chefe de facção

Quatro pessoas, entre elas um adolescente, foram detidas pela Polícia nas investigações que apuram o assassinato de uma mulher de 33 anos no Município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O crime foi filmado pelos assassinos e o vídeo postado nas redes sociais. Para a Polícia, a morte de Maria Elivânia de Freitas Sousa, 33 anos, foi mais um crime ordenado pelo chefe de uma facção criminosa que atua naquela cidade e que se tornou o bandido mais procurado no Ceará, atualmente.

Elivânia foi morta com quatro tiros na cabeça na tarde da última terça-feira (28), no bairro Tabapuazinho. Ela estava na porta de casa quando um grupo de bandidos armados apareceu na rua já com armas nas mãos e um celular com a câmera fotográfica ligada. Nas imagens, o bando segue até onde a mulher estava e o fuzilamento acontece rapidamente.

A Polícia suspeita que a morte da mulher seja uma represália do chefe da facção Comando Laje (CL), que é comandada pelo bandido Darlan Alban Batista Guerra, o “Dente de Ouro”, que continua sendo caçado pelas autoridades.

Foragido e recompensa

Contra Darlan há vários mandados de prisão e uma recompensa de R$ 10 mil oferecida pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para quem der informações que possibilitem sua capturada. Ele já escapou de vários cercos em matas e na área de mangue em Caucaia, onde havia montado acampamentos com seus comparsas.

Há duas semanas, seu principal parceiro, o bandido Cilas Ferreira de Aquino, foi capturado numa operação da Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), em Teresina, Capital do Piauí, onde estava morando há dois anos, usando identidade falsificada.

Mandou matar

Darlan teria ordenado a morte da mulher por acreditar que ela tenha sido orientada por uma facção rival a levar o próprio companheiro, um bandido conhecido por “Saci”, para o local onde ele acabou sendo assassinado. O crime ocorreu no último fim de semana. “Saci” seria um dos “soldados” do tráfico e de facção de Darlan.

O vídeo com a mulher sendo morta na rua foi postado pelos próprios assassinos nas redes sociais e em aplicativos.

(Blog Fernando Ribeiro)

Natura é boicotada por ação de Dia dos Pais com Thammy

A Natura foi criticada na internet ao escolher Thammy Miranda para estrelar a campanha de Dia dos Pais da marca de cosméticos. Na semana passada, o filho de Gretchen publicou um vídeo da ação #MeuPaiPresente onde mostra seus momentos ao lado de Bento, fruto de uma fertilização artificial feita por sua companheira Andressa Ferreira.

– As melhores lembranças que meu filho vai ter de mim, sem dúvidas, serão das coisas boas que a gente viveu junto, seja brincando, sendo amigo, educando… É essa energia de presença, de estar junto, acompanhando e sendo companheiro que eu tenho e vou continuar tendo com ele. Ser pai é isso! Estar presente é o melhor presente! – declarou Thammy no vídeo.

Nas redes sociais, alguns internautas discordaram do novo garoto-propaganda da marca. Um usuário do Twitter disse que, apesar de usar hormônios e ter retirado os seios, Thammy continua sendo mulher. Já outros pediram boicote à Natura usando a hashtag #NaturaNão.

(Pleno News)

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Prefeitura de Juazeiro do Norte lamenta informar o falecimento da facilitadora social do Cras Triângulo


A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedest) lamenta, com profundo pesar, o falecimento da facilitadora social, do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), do bairro Triângulo, Francisca Simone Alves, de 34 anos, acometida pela Covid – 19.
Simone, por seu grande carisma, era querida por todos que fazem a secretaria e o público do Cras da comunidade do bairro Triângulo, onde atuava. O falecimento precoce deixou a todos consternados, por ser uma pessoa amável e cheia de vivacidade. Há cerca de um mês ela se encontrava hospitalizada. Aos familiares e amigos enviamos os votos de pesar.

quinta-feira, 30 de julho de 2020

CEARÁ: MP pede definição de valor da multa para não uso de máscara


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 137ª e 138 ª Promotorias de Justiça de Fortaleza e do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania), expediu recomendação para que o Governo do Estado do Ceará estabeleça o valor da multa e a dosimetria para os cidadãos que forem flagrados sem utilizar máscaras de proteção em espaços públicos.

O pedido - que foi direcionado ao secretário estadual da Saúde, Carlos Roberto Martins – foi protocolado após a Prefeitura de Fortaleza responder à 137ª Promotoria de Justiça que aguarda definição do Governo do Estado quanto ao valor da multa que deverá ser aplicada a quem for flagrado em desrespeito Lei Estadual Nº 17.234 no Município.

A Lei Nº 17.234, instituída em 10 de julho de 2020, tornou obrigatória a utilização de máscaras de proteção, quer sejam caseiras, quer sejam industriais, pela população cearense que transitar em espaços públicos, tais como ruas, praças, transportes coletivos e congêneres, no âmbito do estado do Ceará, em decorrência das ações de enfrentamento ao Coronavírus, enquanto perdurar o estado de calamidade pública.

Em seu artigo 3, a legislação deixa claro que “o indivíduo que descumprir as normas previstas nesta Lei incorrerá em multa a ser estabelecida pela autoridade competente que ficará responsável pela fiscalização”, assim como destaca que o valor da multa e a sua dosimetria devem ser estipulados pela “autoridade estadual competente na área da saúde”.

O secretário estadual recebeu prazo de cinco dias úteis para dar resposta sobre a adoção das medidas para cumprimento do que foi recomendado. Em caso de descumprimento injustificado, tendo em vista que o ato requerido é de sua competência, o MPCE poderá adotar todas as medidas administrativas ou judiciais cabíveis.

Aplicação de multa em outros municípios

Além de Fortaleza, o MPCE também expediu recomendações relacionadas à aplicação de multa pela ausência do uso de máscaras em locais públicos em 26 municípios: Abaiara, Alto Santo, Ararendá, Baturité, Campos Sales, Crateús, Cruz, Eusébio, Iguatu, Ipaporanga, Ipueiras, Itapajé, Itapipoca, Mauriti, Milagres, Pedra Branca, Penaforte, Piquet Carneiro, Poranga, Porteiras, Potiretama, Reriutaba, Saboeiro, Santana do Acaraú, Sobral e Ubajara. É importante destacar que, como trata-se de uma legislação estadual, todos os 184 municípios cearenses devem garantir o cumprimento da Lei e multar pessoas flagradas sem máscara em locais públicos.

Com informações Cnews

Mais de 1 milhão se candidatam para testar vacina contra covid-19 em SP


Mais de 1 milhão de pessoas se candidataram para serem voluntárias nos testes da Coronavac, vacina chinesa que vem sendo testada no País desde a semana passada e que é fruto de uma parceria do Instituto Butantã e a empresa Sinovac Biotech. A informação foi dada pelo secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn.

A vacina começou a ser testada na terça-feira passada em voluntários no Hospital da Clínicas. E a partir desta quinta e sexta-feira, dias 30 e 31, a vacina passará a ser testada em outros quatro centros: Instituto Emílio Ribas, Hospital das Clínicas da Faculdade de Ribeirão Preto da USP, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ao todo, nove mil voluntários, somente profissionais de saúde, vão receber a vacina em 11 centros de pesquisa. Na capital paulista, participam do estudo também o Instituto de Infectologia Emílio Ribas e o Hospital Israelita Albert Einstein. Ainda no Estado de São Paulo, foram selecionadas a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, o Hospital das Clínicas da Unicamp (Campinas), a Faculdade de Medicina de Rio Preto e o Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. O estudo também será conduzido em centros em Belo Horizonte (UFMG), Rio de Janeiro (Fiocruz) Brasília (UNB), Curitiba (UFPr) e Porto Alegre (PUC-RS).

Para participar do estudo, o candidato não pode ter contraído o novo coronavírus, nem ter participado de outros estudos. Mulheres não podem estar grávidas ou estarem planejando uma gravidez nos próximos três meses. Outra restrição é não ter doenças que precisem de medicações que alterem a resposta imune. Entre os recrutados, metade recebe duas doses do imunizante num intervalo de 14 dias e a outra metade recebe duas doses de placebo.

O governo estima que o estudo deverá ser concluído até setembro. Se os testes forem bem-sucedidos, a vacina pode começar a ser produzida no início de 2021.

A primeira dose foi aplicada em 890 funcionários do Hospital das Clínicas na terça-feira, 21. Eles receberão uma segunda dose num prazo de 14 dias e serão acompanhados por médicos.

De acordo com o governo estadual, o Instituto Butantã está adaptando uma fábrica para a produção da vacina. A capacidade de produção é de até 100 milhões de doses. O acordo com o laboratório chinês prevê que, se a vacina for efetiva, o Brasil receberá ainda 60 milhões de doses fabricada na China para distribuição.

Com informações Notícias ao Minuto

Senado aprova prorrogar ajuda a estados e municípios

O Senado Federal aprovou, durante sessão remota desta quarta-feira (29), projeto que prorroga até novembro a ajuda da União a estados e municípios. A matéria foi relatada pelo senador Cid Gomes e determina a compensação a estados e municípios por perdas na arrecadação do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O projeto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, decorre da Medida Provisória 938/20, que previa um total de R$ 16 bilhões como ajuda aos entes federativos de março até junho deste ano. “Felizmente, as perdas não foram tão grandes como as projetadas e houve até junho um repasse de algo em torno de R$ 9,9 bilhões. Ou seja, do total que estava previsto na MP 938, ficam disponíveis ainda R$ 6,1 bilhões que poderão ser usados entre julho e novembro”, explicou Cid Gomes.

Cid ressaltou a importância da prorrogação da ajuda já que “a expectativa de uma rápida retomada da atividade econômica não se confirmou”. “Há, isto sim, a necessidade de um prolongamento das políticas de distanciamento social, com reflexos negativos sobre a saúde financeira dos entes subnacionais”, completou. O projeto segue agora para sanção do Presidente da República.

Com informações Cnews