As escolas da Rede Pública de Ensino da Zona Rural do Crato devem permanecer abertas. A informação foi dada pelos vereadores e enviada à Câmara Municipal de Vereadores do Crato pelo WhatsApp. A notícia contrariou o rito do discurso, que o secretário de Educação do Município, Ronaldo Bacurau, imprimia na primeira sessão de 2016 da Casa Legislativa, ocorrida manhã desta segunda-feira (1º).
Na sessão, estiveram presentes representantes do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Crato, representantes do Conselho Municipal de Educação, Ministério Público do Estado, diversos representantes do movimento estudantil, além da população das comunidades que seriam afetadas com a decisão, que lotaram as galerias do Plenário Paulo Bezerra.
A decisão de ´nuclear escolas´ iria atingir entre sete e dez escolas da Zona Rural do Município, que seriam fechadas para conter gastos, segundo informou a gestão, que reclama de retração na verba oriunda do Governo Federal para o setor.
Contrariando o argumento da gestão, o presidente do FUNDEB-Crato, Samuel Siebra, protocolou documento que mostra um acréscimo superior a 22% do recurso enviado entre os anos de 2014 e 2015
Os pais de alunos reclamam que, com o fechamento, essas crianças seriam levadas em transporte escolar para outra comunidade com até dez quilômetros do local onde residem. Com o recuo do governo, alunos e escolas devem permanecer na mesma situação do ano anterior.
Fonte: Site Miséria
Ministério Público pede prorrogação do afastamento de Ronas e Antônio de Lunga
O Ministério Público entrou com pedido na Justiça solicitando a prorrogação do prazo para o afastamento dos vereadores Antônio de Lunga e Ronas Motos. Os dois são réus no processo denominado de "Escândo das Vassouras", como ficou conhecido nacionalmente a compra de material de limpeza e higiene pela Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, em 2013. Desde então, Ronas e Lunga estão afastados por determinação judicial.
No próximo dia 13 de fevereiro, finda o prazo de afastamento do vereador Ronnas Motos. O atual presidente da Câmara Municipal, vereador Danty Benedito (PMN) encaminhou ofício favorável ao retorno de Ronas. No documento, Danty afirma que o retorno de Ronas não atrapalharia os trabalhos na casa e nem as investigações que ainda estão sendo feitas pela Justiça. A Justiça ainda não se pronunciou oficialmente, mas há quem diga que Ronas deve voltar na segunda sessão legislativa da casa no dia 17 de fevereiro.
Só que, com esse novo pedido de prorrogação do afastamento feito Ministério Público, a volta de Ronas ficou mais difícil.
Fonte: http://flaviopintonews.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário