Foto Agência Brasil |
Levantamento da Serasa revelou que 64% dos consumidores que recebe aposentadoria considera o valor abaixo do ideal e como causa da queda do padrão de vida.
Segundo o estudo, uma das principais razões para essa percepção é a falta de planejamento financeiro, já que 37% dos aposentados admitem não ter se preparado para esse momento.
O estudo indica que 23% dos entrevistados prestes a se aposentar (em até dois anos) admitem que não estão se planejando, enquanto 41% realizam apenas um planejamento parcial, ou seja, podem ter iniciado um investimento, mas não seguiram à risca
A pesquisa apontou ainda que 37% dos aposentados enfrentam dificuldades para manter as contas essenciais em dia. Por isso, 53% continuam trabalhando para complementar a renda, enquanto 43% afirmam que o objetivo é “manter um estilo de vida ativo”.
Entre os que permanecem no mercado de trabalho, os principais objetivos incluem quitar dívidas, viajar, aproveitar o tempo livre e ajudar familiares.
Mesmo com a aposentadoria, o estudo revelou que a preocupação financeira continua em evidência: 48% sentem instabilidade financeira, 45% sentem que têm maior risco de endividamento e 49% têm receio de precisar de ajuda.
Além disso, seis em cada dez aposentados já recorreram a crédito ou empréstimos para auxiliar nas despesas essenciais — entre os principais gastos desse grupo estão alimentação e supermercado, saúde e remédios.
Com informações do Site Extra, via Ceará Agora.
Nubank ultrapassa número de clientes do Itaú e se torna o terceiro maior banco do Brasil
Foto Shutterstock |
O Nubank ultrapassou o Itaú Unibanco em número de clientes e se tornou o terceiro maior do Brasil. Segundo dados do Banco Central (BC), o banco digital tinha 100,7 milhões de clientes entre outubro e dezembro do ano passado, ante 98,5 milhões do Itaú.
Os dados foram obtidos através do ranking de reclamações do BC que, ao dividir as instituições financeiras por porte, também divulga o número de clientes. Nessa categoria, o Nubank só perde para a Caixa Econômica Federal (154 milhões) e Bradesco (109 milhões).
Em novembro de 2024, o Nubank anunciou que tinha alcançado mais de 100 milhões de clientes no Brasil, uma evolução de 3 milhões em comparação ao terceiro trimestre do ano passado. O Itaú não costuma divulgar os próprios números, mas o CEO, Milton Maluhy, se referiu a uma base de 70 milhões de clientes em maio de 2024.
Veja lista de bancos com mais clientes, segundo o BC
Caixa Econômica Federal: 154 milhões
Bradesco: 109 milhões
Nubank: 100 milhões
Itaú: 98 milhões
Banco do Brasil: 78 milhões
Santander: 68 milhões
PicPay: 60,2 milhões
Mercado Pago: 60,1 milhões
Inter: 35 milhões (2º no ranking de reclamações)
PagBank: 32 milhões (1º no ranking de reclamações)
C6 Bank: 31 milhões (3º no ranking de reclamações)
Vale lembrar que o Banco Central e as instituições se utilizam de diferentes parâmetros para registrar o número de clientes de um banco. O BC, por exemplo, considera clientes na base conjugada do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR).
Ambos os sistemas consideram clientes que tenham relacionamento ativo com a instituição no último dia do penúltimo mês do trimestre de referência. "Esse número pode variar a cada trimestre, dependendo da abertura e do encerramento de contas, de investimentos ou de operações de crédito, inclusive as relativas a cartão de crédito", informa o Banco Central.
Com informações do Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário