Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Encontrado numa cova rasa em Missão Velha corpo de homem desaparecido há dois meses

 

O corpo de um homem desaparecido desde o último dia 23 de novembro foi encontrado numa cova rasa em Missão Velha
Demontier Tenório   https://www.miseria.com.br/
 (Foto: Reprodução)

Francisco Gonçalves estava desaparecido desde novembro

O corpo de um homem desaparecido desde o último dia 23 de novembro foi encontrado numa cova rasa em Missão Velha. A confirmação que seja do vendedor Francisco Gonçalves Viana, de 58 anos, ainda depende do resultado do exame de DNA a ser feito em Fortaleza. Entretanto, familiares encontram evidência que seja o dele. Estava em avançado estado de decomposição perto de um riacho no Sítio Arraial nas imediações do Motel Gardem na zona rural do município.

No dia 23 de novembro ele saiu de Cedro para Missão Velha onde passou na noite daquela data e não mais deu notícias. Horas depois militares do RAIO encontraram a moto que pertencia a Francisco abandonada perto do lixão de Missão Velha. Perto do veículo algumas cápsulas de bala deflagradas. Entretanto, a mercadoria que ele conduzia estava em uma caixa na garupa da moto e o corpo levado para ser “desovado” no local onde foi encontrado na cova rasa.

Este foi o primeiro homicídio de 2025 em Missão Velha aonde duas pessoas foram assassinadas ano passado ou 200% a menos em relação a 2023 quando houve seis vítimas de assassinatos. O último homicídio em Missão Velha tinha acontecido no dia 13 de dezembro quando frandileiro César Juciê da Silva, de 45 anos, morreu no HRC após ser vítima de espancamentos a pauladas na cabeça no Sítio Missão Nova na zona rural de Missão Velha.

Segundo a PF, algemas são uma medida padrão adotada pelo governo dos EUA durante deportações


A Polícia Federal (PF) informou que o uso de algemas em migrantes deportados dos Estados Unidos sempre foi praxe do governo americano. De acordo com o portal G1, fontes ligadas à PF esclarecem que essa prática ocorre exclusivamente nos voos fretados pelo governo norte-americano para deportação, como no caso do voo que trouxe os 88 deportados na última semana.


GOVERNO CRITICA ALGEMAS

No último domingo (26), o governo Lula (PT) emitiu uma nota oficial na qual criticou o que chamou de “tratamento degradante” dado aos deportados dos Estados Unidos para o Brasil nos últimos dias. Um grupo de 88 brasileiros desembarcou em Manaus (AM) na noite da última sexta-feira (24) e seguiu posteriormente para Belo Horizonte (MG), onde chegaram na noite deste sábado (25).

Ao comentar o assunto, o governo federal afirmou que o “uso indiscriminado de algemas e correntes” violou “os termos de acordo com os EUA, que prevê o tratamento digno, respeitoso e humano dos repatriados”.


BRASIL NÃO USA ALGEMAS

No caso de estrangeiros deportados pelo Brasil, de acordo com fontes da PF, não há obrigação de uso de algemas, exceto quando o estado de ânimo ou situação indique potencial de risco à segurança do voo, avaliação que é feita antecipadamente pela Polícia Federal.

Por essa razão, os agentes brasileiros que fazem a escolta de estrangeiros deportados contam com algemas que poderão ser usadas durante o voo, se necessário. Diferentemente dos EUA, o Brasil não freta voos para deportação em massa e, no máximo, deporta dois estrangeiros por vez e sempre em voos comerciais.

No ano passado inteiro, porém, o Brasil só fez quatro deportações de estrangeiros em situação irregular após entrar no país, com prazo de estada vencido ou falta de registro migratório. As deportações são mais raras em território brasileiro porque a legislação permite que o migrante apresente recurso e regularize a situação.

Fonnte: Pleno News

Nenhum comentário:

Postar um comentário