Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Funceme divulga prognóstico das chuvas para fevereiro, março e abril no Ceará

 


Foto Fábio Lima
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) fará a divulgação do prognóstico de chuvas para o trimestre de fevereiro a abril de 2025, nessa quarta-feira, 22.

Os meses fazem parte da quadra chuvosa no Estado, que se concentram oficialmente de fevereiro a maio. A apresentação será realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza. 

Segundo já adiantou Funceme, a tendência de chuvas para a Capital e Região Metropolitana em 2025 é de chuvas normais a acima da média.

A apresentação será realizada pelo presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, e terá participação dos secretários de Estado e gestores de órgãos vinculados.

Relembrando a previsão para a última quadra chuvosa, inicialmente, a Funceme indicou 45% de chance de chuvas abaixo da média entre fevereiro e abril de 2024. Em abril daquele ano, a previsão foi revisada para 40% de chance de chuvas dentro da média entre abril e junho.

Ao final, a quadra chuvosa de 2024 superou as expectativas, sendo a melhor dos últimos 15 anos no Ceará, com 25% a mais que a média histórica.

Com informações do O Povo. 

Ceará chega a 5 açudes sangrando em 2025

Foto Honório Barbosa 
Cinco açudes do Ceará atingiram a capacidade máxima e estão sangrando nesta semana, de acordo com dados do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A companhia monitora 157 reservatórios em todo o Estado. A média geral de armazenamento nos açudes do Ceará é de 43,51%. 

Entre os açudes que chegaram ao limite, o Arrebita, localizado no município de Forquilha, alcançou 18,53 milhões de metros cúbicos (m³) pelo terceiro ano consecutivo. Já o açude Forquilha, também situado na cidade que leva o mesmo nome, ultrapassou a marca de 50,13 milhões m³ pelo terceiro ano consecutivo. Este reservatório abastece a sede municipal, comunidades próximas e indústrias da região.

Outro destaque é o açude Caldeirões, em Saboeiro, que superou 1,24 milhão m³ pelo quinto ano seguido. O reservatório pertence à bacia do Alto Jaguaribe, uma das mais relevantes do Estado.

Em Miraíma, o açude São Pedro Timbaúba atingiu 15,77 milhões de metros cúbicos pelo nono ano consecutivo. Já em Palmácia, o açude Germinal alcançou 2,11 milhões m³, garantindo o abastecimento tanto da sede municipal quanto de localidades como Timbaúba e Canadá. Esse reservatório também pode atender usuários do rio Pacoti, desde que haja anuência da Comissão Gestora do açude.

Além dos cinco açudes que estão sangrando, o açude Patos registra 97,9% de sua capacidade, enquanto o Jenipapo, na Meruoca, também apresenta volume superior a 90%. Em contrapartida, 36 reservatórios permanecem com menos de 30% de suas capacidades totais.

Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário